Notícias quentes
Página Principal / Adestramento / 7 dicas infalíveis de como dar banho em gatos

7 dicas infalíveis de como dar banho em gatos

Se você for o dono de um gatinho e tiver se perguntando: “Com que frequência eu devo dar banho no meu gato?” A resposta é que os gatos geralmente são capazes de cuidar de sua própria higiene, e a única razão pela qual você precisa dar banho neles é se eles entraram em algo que não podem se limpar.

gatinho banho

Se por algum motivo seu amigo felino acabar precisando de um banho, há algumas maneiras de facilitar a situação para vocês dois. Confira estas 7 dicas infalíveis de como dar banho em gato:

Ter todos os equipamentos de banho próximos

Certifique-se de que você tem tudo que precisa para um banho de gato. Será mais fácil para o seu gato se você conseguir passar pelo processo o mais rápido possível. Agora, antes de ligar a torneira e jogar o gatinho na pia, você deve ter todos os equipamentos necessários à mão: Shampoo, toalha, secador, etc.

Ter uma esteira no fundo da banheira também pode ajudar proporcionando um piso menos escorregadio para ficar em pé.

Não apenas você deve ter os equipamentos à mão, mas você também deve se possível, ter um amigo ou membro da família disponível para ajudá-lo. Quando se trata de banhar um gato, quatro mãos são melhores que duas!

Escove seu gato antes do banho

É uma boa ideia escovar o pelo do seu gatinho antes da hora do banho para se livrar de qualquer nó ou pelos soltos. Escovar depois do banho é mais difícil e pode acabar sendo doloroso para o seu gato. Cortar as unhas do gatinho de antemão também é uma boa maneira de evitar arranhões.

Faça com que gastem energia

É uma boa ideia fazer o horário de banho quando seu gato se sentir calmo ou sonolento. Brincar com eles um pouco antes para ajudá-lo a se livrar de toda energia extra, então esperar que eles se acalmem pode ser uma boa ideia.

Cuidado com a água

Gatos geralmente não gostam de água, então você pode precisar ser estratégico sobre como você banha seu gatinho. Se o seu gato não gosta de algo, eles vão deixar você saber. Não tente fazer com que seu gato fique em uma poça de água ou jogue água sobre o rosto ou os ouvidos.

Lavar apenas do pescoço para baixo funcionará melhor. Conversar suavemente com o seu pode ajudar a acalmá-lo.

Atenção ao esfregar a espuma

Ao lavar o seu amigo felino, certifique-se de esfregar espuma na mesma direção que seu pelo cresce para evitar desconforto. Mais uma vez, só lave do pescoço para baixo para evitar o rosto, olhos e ouvidos. Se você deve lavar o rosto de seus gatos, seja muito gentil, e use apenas um pano úmido sem xampu.

Lave o seu gatinho usando uma mangueira de fluxo lento ou uma jarra de água. Pode levar vários enxágues, mas certifique-se de lavar todos os resíduos de xampu. Se sobrar algum, secará na pele e poderá causar irritação.

Use uma toalha bem felpuda

Envolvê-lo em uma toalha grande e macia é uma ótima maneira de secá-los. Você também pode tentar usar um secador de cabelo em fogo baixo se o seu gato não se importa.

Recompense-os

Recompensar seu gato com uma guloseima depois da hora do banho os ajudará a pensar nisso como uma experiência positiva, e pode ajudá-los a estarem mais dispostos a tomar banhos no futuro.

Por que a maioria dos gatos domésticos odeia água?

Existem muitas espécies de felinos na natureza que realmente gostam de água. Tigres e onças gostam de água, e a explicação mais plausível é porque seu habitat natural é em ambientes comumente quentes e isso ajuda com que se mantenham frescos.

Os gatos domésticos possivelmente evoluíram para não gostar de água, porque a maior parte das raças tem pelos que absorvem a água. É mais difícil para eles ficarem secos depois de estarem ensopados.

Embora dar banho em seu gato possa ser um processo desafiador, às vezes é necessário, e existem maneiras de tornar o processo mais fácil tanto para você quanto para seu felino fofo. Esperamos que essas dicas tornem a próxima hora do banho do seu gatinho num processo rápido e confortável!gato

Sobre Lucas Araujo

Advogado, empresário, adora aprender mais sobre animais e seus comportamentos. Vamos aprender juntos?

Veja também

Regalias para cachorros

Os animais de estimação estão cada vez mais presente nos lares brasileiros. Seja cachorro, gato, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *