Notícias quentes
Página Principal / Cuidados e Saúde / Alergias em cachorros! Do que pode ser?

Alergias em cachorros! Do que pode ser?

Infelizmente as alergias em cachorros são bem mais comuns do que imaginamos. A alergia nos cães quando não diagnosticada ou tratada pode levar a sérios problemas. É preciso sempre ficar atento a qualquer sinal estranho em seu corpo, isso porque a alergia pode se manifestar em diversas partes do corpo, dependendo dos sintomas.

O que pode causar as alergias em cachorros?

Alguns cachorros são mais sensíveis que outros. Mas normalmente o que pode causar alergia são alguns alimentos e até mesmo o mofo ou pó do ambiente que o cão está. Também pode causar alergia algum inseto que o cão tenha ingerido, e até medicamentos. Os produtos de limpeza também pode causar alergia. Ou seja, as causas podem ser as mais variáveis. Alguns cachorros chegam até apresentar alergia de ração, dependendo do tipo.

Para conseguir diagnosticar a causa da alergia, somente um médico veterinário. Por isso, é tão importante cuidar para não deixar qualquer objeto perigoso a vista e sempre observar como ele fica quando você chega a dar determinados alimentos. Alguns alimentos como, milho, frango ou farinha causam com mais frequência alergia nos cães.

Sintomas mais comuns

Quando o seu cachorro estiver com alergia é fácil de perceber. Apresentamos alguns locais bem comuns e visíveis:

 Orelhas: quando o seu cachorro estiver com alguma alergia você vai notar que ele ficará com um vermelhidão nessa região. O próprio animal vai ficar se coçando e se sentindo incomodado.

Região da Pele:  o que acontece na orelha também pode ocorrer no restante do corpo. Até mesmo na barriga, ou próximo ao rabo. A pele pode ficar vermelha, como também com um aspecto mais seco. O cachorro se sentirá incomodado e vai ficar se coçando constantemente.

Olhos: se ele tiver alergia, pode ficar lacrimejando ou até com os olhos mais inchados.

Alergia em cachorros

Estado de saúde:  ele pode estar com alergia quando você notar mudança de comportamento em seu estado de saúde. Perda de apetite, vômitos, diarreia, se lamberá sem parar ou terá problemas de respiração. Isso apresenta uma mudança e mostra que ele pode estar com alguma alergia ou intoxicação.

Cuide do seu cão e descubra os sinais de alergia
Cuide do seu cão e descubra os sinais de alergia!

Já o tratamento de alergias costuma ser através do uso de antialérgicos. Mas isso é possível através da consulta com o veterinário.  Ele poderá diagnosticar o animal e assim saber qual foi a causa para então iniciar de forma correta o tratamento.

O veterinário poderá fazer testes para descobrir o que se trata. Algumas alergias podem não ter cura, mas há tratamentos que ajudam a amenizar algum desconforto ou dor.

 

Sobre Angelica Weise

Jornalista freelancer. Mestranda na UFSM. Escreve sobre os mais diversos assuntos e ama seus pets.

Veja também

Como viajar com animais de estimação

Para que você saiba mais sobre como viajar com animais de estimação, entenda que esse …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *