Notícias quentes
Página Principal / Cuidados e Saúde / As 6 principais doenças nos gatos

As 6 principais doenças nos gatos

Assim como os outros animais os gatos também estão propícios a desenvolver doenças no decorrer de sua vida. Algumas doenças podem ser evitadas, outras não. Mas uma série de cuidados pode ajudar com que as doenças fiquem distantes de seu gato.

homeless-cat-587857_960_720

Conheça um pouco das 6 principais doenças nos gatos.

1-Insuficiência renal crônica: ela está na lista das 6 principais doenças dos gatos. Muitos donos de gatos vão se identificar com esse tópico justamente porque tiveram um felino que teve insuficiência renal crônica. E segundo os especialistas para evitar que o seu gato tenha alguma insuficiência renal crônica é preciso que ele beba muita água e tenha uma alimentação balanceada. O indicado é comer ração balanceada que poderá ser indicada pelo seu veterinário. Se o estágio de descoberta da insuficiência renal crônica for em um estágio maior as chances do gato sobreviver são poucas.

2-Doença do Trato Urinário Inferior dos Felinos: muito comum nos gatos. Eles sentem dificuldade de urinar e pode acontecer também uma obstrução do fluxo urinário. Nem sempre é encontrada uma causa para doença. Para diagnosticar o seu gato leve ao médico veterinário.

3- Verminoses e outras Parasitoses Intestinais: ela é causada pela penetração de larvas e hospedeiros de vermes e parasitas no gato. Para combater essa doença recomenda-se a vermifugação e as higienizações. Quando o gato deve realizar algum tratamento indica-se o uso de antibióticos.

 4-Toxoplasmose: por muito tempo o gato foi o vilão da transmissão da doença. Mas a realidade não é bem essa. Acontece que essa doença é causada por um parasita microscópico chamado Toxoplasma gondii e que é transmitida pelas fezes dos gato. É bom lembrar também que apenas 1% da população felina participa da disseminação da toxoplasmose. É preciso desmistificar e deixar de colocar a culpa no gato até porque é possível ter essa doença comendo carne contaminada mal cozida.

5-Diabetes: é bem comum os gatos desenvolverem diabetes.  Para você compreender como isso funciona na prática a diabetes ataca a produção de insulina do pâncreas do gato. A consequência é que ele acaba produzindo menos do que devia. A diabetes nos gatos é comum nos mais idosos e gordos. Para o tratamento, quando diagnosticada ele deverá tomar insulina. É difícil descobrir se o seu gato está com diabetes, mas um dos sintomas pode ser que ele esteja bebendo mais água do que o normal. Qualquer dúvida leve ao médico veterinário.

6-Leucemia Felina: se você não ouviu falar dessa doença saiba que ela é causada por um retrovírus que causa linfomas nos gatos e que passou a ter grande importância na medicina veterinária felina. A doença causa linfomas , anemias e imunodeficiências nos gatos. Entre os sintomas que você poderá perceber se o seu gato tem leucemia felina estão: anemia, diarreias ou prisão de ventre. Já o diagnóstico mais eficaz ocorre através de exames laboratoriais.

 

 

Sobre Angelica Weise

Jornalista freelancer. Mestranda na UFSM. Escreve sobre os mais diversos assuntos e ama seus pets.

Veja também

Como viajar com animais de estimação

Para que você saiba mais sobre como viajar com animais de estimação, entenda que esse …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *