Notícias quentes
Página Principal / Cuidados e Saúde / Banho em excesso faz mal para os cachorros?

Banho em excesso faz mal para os cachorros?

Banho em cachorros, o excesso faz mal?

 

Por muito tempo o banho em cachorros era visto como algo que não lhes fazia bem. Tanto é que alguns cachorros nunca chegaram a tomar banho, principalmente no interior. E quando se falava de banho, além de ser visto como algo sem importância ainda se acreditava que o banho não fazia bem ao cachorro. Um verdadeiro mito que se criou!  

Mas se tem uma coisa que todos os donos de cães de donos querem é que seus pets tenham bem estar e saúde. Ainda mais hoje, quando é tão comum encontrar os pets morando com seus donos e até frequentando suas camas. Neste sentido, fica até difícil não dar banho nos cães.  Mas e na prática o banho em cachorros em excesso faz mal? O que você acha?

dog-1178365_960_720

Excesso não faz bem

Aquela velha frase de que excesso faz mal também se aplica aos banhos nos cachorros. É preciso procurar um equilíbrio. Médicos veterinários comentam que o banho em excesso pode tirar uma proteção natural que os cães possuem em sua pele.

Logo essa proteção natural que eles possuem na pele e com o excesso de banho pode deixar a pele mais exposta às alergias e doenças como fungos.

Vale lembrar que a higiene dos cães é diferente dos humanos, por mais que muitos donos tratem os cães como seres humanos, eles precisam ter em mente em que os cuidados não precisam ser exagerados e isso também diz respeito ao banho.

Uma boa opção: Shampoo com antipulgas
Uma boa opção: Shampoo com antipulgas

Orientações gerais

Existem muitas dúvidas em relação ao período correto para que o banho seja dado. A primeira dica vai em relação aos filhotes. Para eles recomenda-se o banho a partir de 2 ou 3 meses. Isso vai depender da raça, por isso é sempre indicado conversar com o médico veterinário para ele informar melhor e tirar as dúvidas do dono do pet.

Shampoo Para Filhotes
Shampoo Para filhotes Furacão Pet

Uma orientação é em relação aos cães com pelagem longa. Eles sim podem ganhar banho a cada 15 dias, até no inverno. Já aqueles cães que possuem pelagem curta recomenda-se o banho a cada 15 ou 30 dias.

Então todas essas questões são levadas em conta na hora de dar o banho no pet. Ressaltando que o banho é algo fundamental para o bem estar no pet, mas sempre é importante buscar equilíbrio.

dog-1407324_960_720

Odores

Uma reclamação de alguns donos em darem banho em cachorros com mais frequência em seus pets diz respeito aos odores, principalmente aqueles que moram em espaços pequenos e o cão habita junto. Os médicos veterinários recomendam o banho, claro que não em excesso e também a utilização de spray ou colônias que podem ser compradas nas pet shop mesmo. Elas ajudam a amenizar os odores.

 

Uma ótima opção de colônia
Uma ótima opção de colônia

Além de proporcionar bem estar, no banho pode-se observar a saúde do pet, principalmente na região dos ouvidos, pele e dentes. É uma forma de observar se a sua saúde está em dia. Aproveite este momento pra isso. E concluindo, o banho é importante e fundamental para o bem estar do pet!

Sobre Angelica Weise

Jornalista freelancer. Mestranda na UFSM. Escreve sobre os mais diversos assuntos e ama seus pets.

Veja também

Como viajar com animais de estimação

Para que você saiba mais sobre como viajar com animais de estimação, entenda que esse …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *