Notícias quentes
Página Principal / Cuidados e Saúde / Ciência explica porque o cão é o melhor amigo do homem

Ciência explica porque o cão é o melhor amigo do homem

Sabe aquela velha frase de que o cachorro é o melhor amigo do homem? Pois é, se pra você ela sempre fez sentido, saiba que não foi em vão. A ciência também tem a explicação! Se você considerou por muito tempo que seu cachorro é muito mais que um amigo e companheiro a sua intuição não falhou e você vai entender por que.

dog-867236_960_720

Pesquisa japonesa

De acordo com uma pesquisa realizada no Japão na Universidade de Azabu, conforme os estudos realizados eles conseguiram verificar essa máxima de que o cão é o melhor amigo do homem. Este estudo foi liderado pelo veterinário Takefumi Kikusui. E conforme sua colocação quando homem e cachorro se olham nos olhos, acontece um processo químico que desencadeia a liberação de oxitocina, um hormônio ligado ao apego, que acaba alimentando a felicidade dos dois.

Conforme o estudo coordenado por Kikusui, ele afirmou o seguinte: “Esses resultados amparam a existência de um ciclo de oxitocina que se autoperpetua na relação entre homens e cães de uma maneira semelhante à que ocorre entre uma mãe e seu filho”, disse.

Não é mesmo incrível? Essa pesquisa realizada no Japão mostrou exatamente o que ocorre quando acontece aquele olhar entre ambos! Quem diria que esse sentimento teria uma explicação científica, pois tem!

Por que tanto companheirismo?

Mesmo agora com explicações científicas ainda fica difícil compreender como é possível ter tanto amor entre os cães e seus donos. Quem não se lembra do primeiro olhar entre seu cão seja na adoção ou quando comprou?

O primeiro olhar que conquistou o seu coração. Você pode até não lembrar, mas vai se lembrar que não poderia ter ido embora sem ele, é porque ele já havia lhe escolhido. Você lembra aquele momento que imaginou como seriam seus dias ao lado dele?

pet-animal-1038061_960_720

A inocência que encanta

Além do companheirismo, o que encanta no cachorro é a sua inocência. Independente de ele receber carinho ou não ele não consegue imaginar algo ruim que seu dono possa fazer. Até mesmo se o seu dono lhe abandonar, é capaz do cão perdoar ou melhor nem lembrar.

Conseguem captar a sua inocência? Ela diz respeito ao amor puro que está presente no coração de cachorros e no amor que sentem por seus donos. Como explicar? Só que tem vai compreender. Por isso, não deixe de viver essa experiência.

Como lidar com a morte?

E depois de tantos anos de convivência trazendo alegrias, claro que além de desafios ocorre o momento que você perde seu companheiro. E sim isso vai acontecer em algum momento. E por trás desse luto é preciso compreender que independente de sua partida, você terá lembrança de seu cão, mas que nada impede que você adote ou compre outro cachorro.

A relação entre você e seu cão sempre será única. Mesmo que depois você encontre novos companheiros, será sempre uma relação nova e que irá completar os seus dias, provando que seu cachorro pode ser seu melhor amigo.

Fonte: La Nación

Sobre Angelica Weise

Jornalista freelancer. Mestranda na UFSM. Escreve sobre os mais diversos assuntos e ama seus pets.

Veja também

Como viajar com animais de estimação

Para que você saiba mais sobre como viajar com animais de estimação, entenda que esse …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *