Notícias quentes
Página Principal / Dicas de Produtos / Como ensinar seu gato a usar caixa de areia

Como ensinar seu gato a usar caixa de areia

Os gatos já são conhecidos por serem higiênicos. O processo para adestrar eles a usar a caixa de areia não costuma ser difícil, em comparação com os cachorros. Por isso, se o dono notar que ele tem comportamentos estranhos no momento da higiene, fique alerta!

Dessa forma, é sempre indicado ensinar o gato a fazer as necessidades desde que são filhotes.  Ou seja, se você mostrar a eles uma caixa de areia, eles facilmente farão o uso dela.

Então é importante identificar se o gato não usa a caixa de areia por uma questão comportamental, porque alguma coisa está errado com o bichano e deve ser identificada, ou falta escolher os matérias adequados.

Escolha dos materiais adequados

Tudo bem que os gatos tem essa facilidade para fazer as suas necessidades, mas eles também gostam de se sentir a vontade. Ou seja, se a caixa for pequena, ou ter pouca areia, ou caixa mal localizada, tudo pode interferir para a sua higiene.

Como já falamos, normalmente os gatos aprendem a usar a caixa de areia de forma rápida. Mas há casos em que eles não se adaptam. E confessamos que é muito chato ter que estar constantemente atrás de nosso gato limpando suas necessidades. Acabaríamos nos estressando com ele.

Foto: Pixabay

Consideração sobre a caixa e manutenção da limpeza

  • A caixa de areia deve ser suficientemente grande de maneira a que o gato consiga dar a volta dentro dela, do mesmo modo também deve ser suficientemente profunda de maneira a areia não sair para fora.
  • Se o seu gato for pequeno, deverá se certificar de que pode aceder sem problemas à caixa de areia.
  • Não deve situar a caixa de areia perto da comida do gato, mas sim em um lugar tranquilo, onde o gato possa ter privacidade e que, além disso, seja sempre acessível para o seu pet.
Foto: Pixabay
  • Deve escolher uma areia adequada, não se recomendam aquelas que sejam perfumadas. Você pode ir testando para ver qual o seu gato acaba se adequando mais.
  • A localização da caixa de areia deve ser definitiva. Cuidado para não ficar trocando de lugar toda hora. Lembre-se: gatos detestam mudanças.
  • Deve retirar as fezes diariamente mudar toda a areia uma vez por semana, mas não deve limpar a caixa de areia com produtos de limpeza muito fortes, isto vai fazer com que o gato não queira se aproximar.

Opções de caixa para o seu gato

Banheiro WC para gatos: entre as características do produto estão: ter uma ótima qualidade e acabamento, e as bordas altas dificultam que areia se esparrame. Ou seja, é um espaço seguro para o seu bichano fazer suas necessidades. Para comprar para o seu gato, clique aqui:

Banheiro fechado para gatos: vai evitar que os gatos espalhem areia pela área, quando tentam enterrar suas necessidades. De fácil adaptação.  marca Plast Pet. Para comprar para o seu gato, clique aqui.

Foto: Pixabay

Opções higiênicas para gatos

É importante contar com os utensílios corretos para a manutenção e limpeza da caixa de areia. Clicando nesta página aqui você vai encontrar ferramentas importantes para a higiene do seu gato, como pá higiênica, areia, entre outros.

É sempre válido lembrar que os gatos aprendem muito rápido a usar a caixa de areia. Mas caso aconteça deles fazerem no lugar errado, ou ainda insistir em depositar suas necessidades em outro local, tenha paciência e procure facilitar a vida do bichano.

Pode ser que algo esteja acontecendo. Algumas vezes os gatos fazem isso para chamar a atenção de seu dono, ou ainda ele pode estar doente. De qualquer modo, é preciso muita paciência. Não adianta ficar batendo ou xingando. Isso apenas vai piorar a situação. Boa sorte!

Sobre Angelica Weise

Jornalista freelancer. Mestranda na UFSM. Escreve sobre os mais diversos assuntos e ama seus pets.

Veja também

Condroton é bom?

Há muitos medicamentos disponíveis para cachorros. E um deles é o Condroton. É um medicamento …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *