Notícias quentes
Página Principal / Adestramento / Como viajar com animais de estimação

Como viajar com animais de estimação

Para que você saiba mais sobre como viajar com animais de estimação, entenda que esse é um assunto certamente que sempre preocupa aqueles que possuem cão ou gato em casa e está prestes a realizar uma viagem.

Cachorro viagem
Para onde vamos agora?

Normalmente, seja para um passeio ou uma viagem de forma definitiva, viajar com animais de estimação pode envolver diversos trâmites e necessita de um planejamento antecipado.

Com isso, antes de realizar uma viagem com o seu animal de estimação, seja de carro, avião ou ônibus, é necessário que primeiramente você procure conversar com o veterinário, onde o mais ideal é que ele procure examinar o pet para ter certeza se está tudo bem com a saúde dele.

Saiba mais sobre como viajar com animais de estimação

Se você deseja de mais informações sobre como viajar com animais de estimação, saiba que um fator que você sempre deve conversar com o veterinário é em relação aos enjoos, os quais são sempre comuns em viagens.

Com isso, o veterinário irá poder recomendar algumas medidas de prevenção para que o seu animal de estimação nunca passe mal durante todo o trajeto da viagem.

Viajar cachorro

Em relação as viagens de avião com animais de estimação, essa nunca é uma tarefa simples, porém, nos dias atuais é totalmente viável, em que se necessita de um pouco de planejamento, adaptação do animal e cumprimento de certas exigências por conta das companhias aéreas.

Dessa forma, é essencial que você sempre avalie todas as condições do seu animal de estimação antes de tomar a decisão de leva-lo com você na viagem, e sempre busque por um veterinário.

Independentemente se o seu animal de estimação seja calmo, ou por mais que ele seja bem acomodado durante a viagem, os voos serão sempre um fator de estresse e, por isso, uma dica é que você programe voos diretos e que apresentem trajetos mais curtos.

Geralmente, isso pode reduzir muito a ansiedade dos animais de estimação, além ainda da chance de ocorrer a desidratação e outros riscos de saúde que os animais podem correr em uma viagem de avião.

No entanto, nos dias atuais, existem inúmeros equipamentos que podem ajudar no transporte dos animais de estimação (inclusive muitos temos em nossa loja virtual – clique aqui), os quais além de deixa-los bem mais seguros, os deixam também mais confortáveis.

Em relação aos cães e gatos pequenos, o mais indicado é que se faça o uso de caixas que são próprias para o transporte, sendo essas conhecidas como kennel. Já no caso de animais maiores, o indicado é uma coleira que se adapta ao cinto de segurança.

Quanto as viagens de carro, o cinto de segurança para os animais de estimação no banco de trás do carro é extremamente importante quanto aqueles que se encontram na frente, pois caso ocorra uma eventual colisão, o corpo do animal pode acabar sendo projetado contra o banco do motorista e causar muitos danos.

Cachorros em viagem

Confira abaixo algumas dicas para realizar uma viagem com animais de estimação

  • Nunca dê ração ou outro alimento para o seu animal pelo menos quatro horas antes de realizar a viagem, e quanto a água, a regra deve ser sempre uma hora antes.
  • De uma em uma hora procura parar o carro e desça com o seu cão para que ele faça as suas necessidades fisiológicas.
  • É sempre obrigatório que você leve a carteira de vacinação e um atestado de trânsito que seja emitido por um veterinário.
  • Nunca leve o anima de estimação solto e nem com a cabeça para fora, em que tal regra serve ainda para qualquer raça ou tipo.
  • Procure levar fraldas veterinárias, caso a viagem seja de avião ou ônibus, o que pode facilitar a sua vida e evitar que ocorra algum desastre durante a viagem.

Sendo assim, a ideia de levar o seu animal de estimação com você em viagens, é sempre uma ideia incrível, porém, ela só irá ser boa na prática se o seu animal se encontrar confortável com a situação.

Portanto, é interessante sempre ter conhecimento sobre como viajar com animais de estimação, em que você pode avaliar que talvez ele queira ou não viajar ou então apresente certos comportamentos indesejados, e com isso, é preciso que você repense em levar o seu animal de estimação com você.

FONTES UTILIZADAS

https://www.jafezasmalas.com/viajar-com-animais-de-estimacao/

Sobre Lucas Araujo

Advogado, empresário, adora aprender mais sobre animais e seus comportamentos. Vamos aprender juntos?

Veja também

Buldogue Francês – Tudo sobre a raça

Para que você entenda tudo sobre a raça Buldogue Francês, saiba que esse tipo de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *