Notícias quentes
Página Principal / Sem categoria / Comportamento canino: verdades e mentiras

Comportamento canino: verdades e mentiras

Quem tem cachorro, sabe que algo muito comum que ocorre são as tradicionais crenças que envolvem os pets. E muitos donos acabam se baseando nelas na hora de criar os peludos.

Mas atenção: em relação ao comportamento canino há verdades e mentiras. Ainda mais que a população humana transmite informações de geração em geração, porém, algumas são totalmente equivocadas.

Acontece que muitas vezes quando ouvimos falar certas coisas sobre os pets, acabamos tomando como verdade. Mas não é bem assim que funciona. Por isso, selecionamos algumas verdades e mentiras sobre o comportamento canino!

Verdades e mentira sobre o comportamento canino

Cães só enxergam em preto e branco.

Mito. Esse é um mito bem conhecido. Mas ele já foi comprovado pela Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, em 1960, onde se comprovou que os cães têm capacidade de enxergar cores. Atualmente, sabe-se que cães enxergam cores em uma escala de amarelos e azuis – mas não conseguem diferenciar o verde do vermelho.

O nariz frio e molhado é indicativo de boa saúde.

Mito. Outra mentira é acreditar que o nariz do cão é frio e molhado por ele apresentar boa saúde. Sim! O indicativo de uma boa saúde pode ser se ele tem nariz frio e gelado. Só que se ele apresentar o nariz quente pode ser em decorrência da região em que se encontra.

Crédito da imagem: Pixabay

A boca do cachorro é mais limpa que a nossa.

Mito. Há quem ame tanto os cães que defenda dizendo que eles são mais limpos que nós. Mas precisamos fazer uma ressalva: os pets são curiosos e naturalmente exploradores; por isso, estão sempre com a boca nos mais variados lugares. Sendo assim, ela é cheia de germes, bactérias e outras coisas nada agradáveis que eles acabam adquirindo em passeios.

Os rosnados são sinal de um cão agressivo

Este mito é completamente falso. Vamos esclarecer primeiro que não existem raças potencialmente perigosas. O comportamento agressivo nos cães corresponde a maus hábitos. Neste sentido, os cães usam os rosnados como uma advertência e, inclusive, os mais dóceis também usam esse recurso.

Cachorros sonham

Verdade. E assim como as pessoas, o sono dos cães também têm diferentes estágios. Mas, quem tem um pet em casa, já deve ter visto o seu animal de estimação  ranger, se mexer bastante ou apresentar outra reação enquanto está dormindo. E logo ele está  sonhando!

Crédito da imagem: Pixabay

O sono dos cães tem três estágios:

  • NREM (movimento não-rápido dos olhos);
  • REM (movimento rápido dos olhos);
  • SWS (sono de onda lenta) – Neste estágio o cão respira profundamente enquanto dorme

 Cachorro sabe quando seu dono está feliz ou triste

Verdade. Muitos estudos já vem falando sobre isso. Por exemplo, se o dono está triste ou deprimido, o cão pode mudar seu comportamento para agradá-lo ou fazer com que o humano se sinta mais confortável e feliz. Se ele percebe que o dono está feliz, vai se mostrar. Isso é comprovado!

Cães se isolam quando vão morrer?

Verdade. Tem sido observado que os cães podem sentir a sua morte a se aproximar. Em tal situação, a maioria deles busca de seus mestres para obter conforto. Sim, seu amigo sente quando está debilitado e é hora de descansar. Esse senso instintivo acontece porque seu cachorro não quer incomodar o seu dono.

Você viu alguns mitos e verdades sobre o comportamento canino. O fato é que nem tudo o que seus pais lhe falaram pode ser verdade. Não dá pra também encaixar todo cachorro como sendo igual.

É sempre válido lembrar que cada cão possui a sua personalidade, e de acordo com a sua criação pode reagir de forma diferente. Sendo assim, qualquer pessoa que tenha um cachorro já teve diversas dúvidas relacionadas ao comportamento do pet.

Se este texto lhe ajudou a esclarecer as principais dúvidas, nos escreva e conta. E diga, havia alguns comportamentos que você acreditava ser verdade, e no fim é mito? Conte pra gente. Nós vamos gostar de saber a sua opinião.

Sobre Angelica Weise

Jornalista freelancer. Mestranda na UFSM. Escreve sobre os mais diversos assuntos e ama seus pets.

Veja também

Personalidade de um gato: conheça todos os tipos

Ah os gatos. Quem tem um em casa sabe o quanto especiais eles são e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *