Notícias quentes
Página Principal / Cuidados e Saúde / Dicas e cuidados com a ração do seu pet

Dicas e cuidados com a ração do seu pet

Com a variação de temperatura, condições e clima, é fundamental se atentar aos cuidados com a ração do seu pet. Vamos aprender um pouco mais?

 

Cuidados com a ração - Special Dog Prime
Special Dog Prime e outras rações para cachorro

Com o verão chegando, devemos ficar atentos com altas temperaturas e umidade nos cuidados no armazenamento da ração do seu pet, esse período ocorre muitas doenças transmitidas pela alimentação. 

A manipulação e armazenamento correto da ração garantem a qualidade deste alimento e consequentemente a saúde do seu animal.

Com os dias mais quentes, há um favorecimento na proliferação de pragas como insetos e roedores, isso expõe o alimento à contaminação e o animal a doenças, como a leptospirose transmitida pela urina de ratos.

As aves também são outro problema a se observar, pois suas fezes podem transmitir doenças ao seu animal, por isso sempre bom manter o alimento em um local de difícil acesso para as aves.

 

Quer uma dica de ração? Veja este texto sobre as rações Hills

 

Dicas da Zootecnista – Cuidados com a ração

Como zootecnista, sempre alerto para os cuidados com a ração, e por isso vou dar algumas dicas básicas:

  • Ao abrir a embalagem de ração, procure armazenar em um local que não tenha umidade ou excesso de calor.
  • Após aberto, o produto mantem o valor nutricional por seis semanas aproximadamente, depois o alimento começa a perder substancialmente o valor dos nutrientes.
  • Não deixar restos de ração na vasilha, o animal ao comer a ração pode umedecê-las com saliva e esta ração além de poder fermentar ainda estará susceptível a fungos e bactérias.

Obs: Há pessoas que devolvem as sobras para o saco de ração. O que não deve ser feito, pois o resto daquela ração pode contaminar o pacote inteiro, podendo levar seu animal à uma intoxicação alimentar.

Seguem mais dicas, vamos?

  • Caso queira tirar a ração da embalagem, a melhor opção é guardando-a num pote hermético, mas pode-se guardar em Latas de alumínio ou vidro, esses também são indicados para armazenamentos.
  • Rações úmidas também se deve ter cuidado no armazenamento, principalmente após aberto, manter no máximo por três dias refrigerado, e fechado.
  • Procure optar por comedouros anti-formigas, pode ajudar contra pragas comuns da residência.
  • Uma dica muito boa é separar a quantidade semanal que seu animal irá comer em um recipiente adequado, para evitar o abrir e fechar do pacote de ração, pois além do calor e umidade, a oxigenação faz com que o alimento perca seu frescor e esteja susceptível à contaminação.
  • Colocar a quantidade ideal, de acordo com o tamanho do animal.
  • Jamais use o comedouro do seu animal como “pá”, para enche-lo de ração, isso aumentará as chances de expor o alimento à restos de comidas, bactérias, saliva e germes.
    Cuidados com a ração - Special Cat Filhotes Prime
    Uma das várias rações para gatos que temos!

 

 

Também temos uma matéria especial sobre as rações de acordo com as fases de seus animais.

Todos sabem que a ração é a melhor opção ao seu animalzinho, por isso além dos cuidados com a ração, deve-se também ter o cuidado de escolher a melhor e mais adequada para seu pet, observando sempre a data de validade e a situação da embalagem, para não ter nenhum problema futuro com seu cão ou gato.  Mantendo o alimento de seu pet bem conservado, estará garantindo a saúde e qualidade de vida do seu bichinho.

Narayana C. Lopes e Silva

Fontes:

http://caninablog.wordpress.com/2012/12/18/verao-cuidados-extras-com-a-racao/

http://dicaspeludas.blogspot.com.br/2013/05/racao-cuidados-fundamentais-no.html

http://www.linkanimal.com.br/gatos/como-conservar-racao/

 

Sobre Lucas Araujo

Advogado, empresário, adora aprender mais sobre animais e seus comportamentos. Vamos aprender juntos?

Veja também

Buldogue Francês – Tudo sobre a raça

Para que você entenda tudo sobre a raça Buldogue Francês, saiba que esse tipo de …

Oba, já temos um comentário.

  1. Maria Gabriela Becker

    A minha poodle laika só come a ração assim que comprei…Depois ela nao quer mais a velha e acabo abrindo pacote novo. .. Vou seguir os passos de armazenar melhor a ração. Obrigada pela dica, abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *