Notícias quentes
Página Principal / Cuidados e Saúde / Dormir com cães e gatos pode causar problemas de saúde?

Dormir com cães e gatos pode causar problemas de saúde?

Os animais de estimação praticamente estão presentes em muitos lares brasileiros. É cada vez mais difícil entrar em uma casa e perceber que não há presença de gato, cachorro, ou outro animal. Parece até estranho pensar que os pets podem causar problemas de saúde!

Desta forma, sim os animais de estimação fazem parte da família! Isso porque literalmente conquistaram o coração e a vida de seus donos. No início a adaptação pode até ser difícil, mas depois tudo flui e parece que aquele bichinho sempre esteve conosco.

Eles fazem parte do dia a dia dos seus donos. Muitos inclusive dormem com seus cães e gatos. Mas até que ponto isso pode ser considerado correto ou higiênico? O tema não é para ser polêmico, mas algumas pesquisas vêm mostrando que dormir com eles pode não fazer bem a saúde. Será mesmo?

Prós e contras de dormir com animais de estimação

Para quem já dorme há muito tempo com seu cachorro ou gato, este texto pode até ser uma ofensa. Mas não é isso que queremos mostrar, mas apenas revelar alguns dados de pesquisa que apontam que essa relação precisa de alguns cuidados, a fim de evitar problemas.

Muitos donos levam os seus animais de estimação para dormir com eles a fim de não deixá-los sozinhos. Afinal, eles já passam boa parte longe de seus donos, e dormir aproxima a relação.

Outros, simplesmente amam dormir com seus bichinhos porque sentem que sua relação é forte e ambos se completam. Uma companhia de muito amor. Mas até que ponto tudo isso pode ser considerado natural?

Pesquisas alertam para cuidados

Dormir com animais de estimação pode transmitir doenças para os seus donos. Foi o que verificou o veterinário Bruno Chomel, da Universidade da Califórnia. Segundo ele, cães e gatos podem transmitir mais de 100 doenças para os humanos.

Na pesquisa, verificou-se que cerca de 56% dos donos de cachorros deixam os animais dormir na cama. Entre os donos de gatos, o número sobe para 62%. Em entrevista o site Globo ele apontou o seguinte:

“Muitas pessoas estão substituindo filhos por bichos de estimação. Esses cães e gatos acabam sendo tratados como humanos, e isso não é bom para a saúde das pessoas ou dos animais. Apesar de não transmitirem doenças com frequência, quando isso acontece o caso costuma ser sério”, defendeu Chomel.

Há outras pesquisas que vem alertando que este hábito pode trazer problemas de saúde. Mas também, há pesquisas que mostram o quanto os animais de estimação ajudam na saúde de seus donos, só que neste caso não é considerado o fato deles dormir com os donos.

É saudável dormir com animais de estimação?

Do ponto de vista psicológico pode até ajudar as pessoas se sentirem mais seguras e a elevar a própria autoestima. Já em relação ao físico, é importante tomar alguns cuidados, principalmente pessoas alérgicas ou com asma, esse hábito é completamente contraindicado. Inclusive, o animal não deve dividir nem mesmo o mesmo quarto com o seu dono.

Agora quando os animais são vacinados e tem o controle adequado de parasitas, especialistas alertam que não exista maior risco que dividir um sofá, o colo ou mesmo outras partes da casa.

Conselhos para dormir com seu bichinho de estimação

Se você escolher dormir com seu bichinho, recomendamos seguir alguns conselhos. Claro que nem precisamos falar que ele precisa estar vacinado, isso é fundamental para não haver transmissão de doenças.

Não pense só em você, mas pense também nele e o que seria melhor para ele. Ás vezes o animal se mexe muito durante a noite, atrapalhando a noite do sono de seu dono. Isso também não é algo legal. Do que adianta dormir com ele e no outro dia estar cansada (o) e não ter ânimo pra brincar com ele?

Avalie isso. E caso ele continue dormindo com você, o seu bichinho de estimação precisa saber que a cama é para dormir e não ficar brincando. Dessa forma, a dica é ensinar desde pequeno!

E outra coisa muito importante: a higiene do pet é algo básico. Procure levá-lo com frequência ao pet shop.

O mais importante é compreender o motivo do animal dormir com você. Será uma carência sua ou dele? Independente da constatação faça aquilo que o seu coração mandar, mas sempre atenta aos cuidados higiênicos. Até porque o amor cura tudo.

 

Sobre Angelica Weise

Jornalista freelancer. Mestranda na UFSM. Escreve sobre os mais diversos assuntos e ama seus pets.

Veja também

Como viajar com animais de estimação

Para que você saiba mais sobre como viajar com animais de estimação, entenda que esse …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *