Notícias quentes
Página Principal / Cuidados e Saúde / Entenda porque seu gato faz a necessidade fora da caixa

Entenda porque seu gato faz a necessidade fora da caixa

Os gatos são conhecidos por serem bem higiênicos. Eles aprendem a fazer as necessidades desde pequenos em sua caixa de areia. Parece um processo bem natural. Claro que dependendo da raça e da personalidade isso pode variar um pouco, mas o mais conhecido é eles aprenderem desde pequenos.

Porém, pode acontecer de seu gato começar a fazer as necessidades fora da caixinha. Isso implica até fazer no lado. E saiba que quando isso acontece pode haver uma explicação para tal acontecimento e que ele não fez por nada a necessidade fora da caixa. A gente explica melhor pra vocês.

Porque ele não usa a caixa de areia?

Pode haver diversos motivos por ele não usar a caixa de areia e a gente pode explicar por que.

Caixa de areia suja: como os gatos já são mais higiênicos, se ele não tiver usando a caixa de areia pode ser porque ela esteja suja. O indicado é sempre limpar as necessidades e trocar a areia de acordo com a sujeira. Se tiver fedendo demais, sujo, o gato pode não se sentir confortável e não realizar as necessidades ali.

Pouca areia na caixa: os gatos têm personalidade e outro fato de seu gato não estar fazendo as necessidades na caixa de areia pode ser também porque a pouca areia na caixa. Você não precisa colocar muita areia, mas é preciso ter um equilíbrio.

Caixa de areia em difícil acesso: é bom ter um lugar de fácil acesso para o gato fazer as suas necessidades. Pode ser no espaço de limpeza ou em um canto. Mas que não seja nenhuma missão impossível pra ele chegar até a caixa. Pense bem onde está localizada a sua caixa de areia.

Não adequação a areia: existem diversos tipos de areia e outro fato de seu gato não estar usando a caixa de areia pode ser por ele não ter se adequado a areia. É bom fazer testes para ver qual ele se sente melhor. Tem um post aqui no blog sobre diversos tipos de areia. Leia aqui!

cat-1057829_960_720

Caixa de areia próxima da comida: muita atenção. Não deixe a caixa de areia próxima da comida. Ele pode não se sentir bem e também não é nada higiênico.

Quer chamar a atenção: outro fato é que ele pode estar querendo chamar a sua atenção. Seja pela falta de carinho, atenção. Por isso, avalie como tem sido seus últimos dias ao lado dele.

Mudança na rotina: eles também podem fazer as necessidades fora da caixa quando há uma mudança na rotina. Então é bem normal, mas com o tempo ele se adapta.

Problema de saúde com o gato: e outro motivo pode ser que ele esteja com algum problema de saúde. Então, deve ter dificuldades da hora de fazer as necessidades. Por isso, observe como ele senta quando vai fazer xixi. Daqui a pouco pode até estar com uma infecção urinária.

A dica é sempre observar a rotina do seu gato. E boa sorte!

 

Sobre Angelica Weise

Jornalista freelancer. Mestranda na UFSM. Escreve sobre os mais diversos assuntos e ama seus pets.

Veja também

Como viajar com animais de estimação

Para que você saiba mais sobre como viajar com animais de estimação, entenda que esse …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *