Notícias quentes
Página Principal / Dicas de Produtos / Escolha a escova ideal para o seu cachorro

Escolha a escova ideal para o seu cachorro

Os cachorros necessitam de alguns cuidados básicos. E dependendo do porte e da pelagem a escovação é algo fundamental em sua rotina de cuidados com o cachorro.

Este momento pode ser agradável, contudo se houver a escolha da escova ideal. Do contrário, uma simples escovação nos pelos dos cachorros pode se transformar em momentos de pesadelo.

Pixabay

Por que devo escovar meu cachorro?

Cada raça de cão possui um tipo de pelagem diferente. Logo, o tipo da escova vai variar, assim como a quantidade de vezes na semana que se deve escovar. Sem dúvida, os cães peludos precisam de escovação constante, e se não houver a casa fica mais poluída e isso exige ainda mais limpeza.

Apesar da grande importância que essa prática possui, nem todos os tutores fazem a escovação.  E quando fazem, utilizam o material incorreto. Dessa forma, a escova adequada para pentear o seu cachorro deverá ser escolhida de acordo com as características dos seus pelos.

Benefícios da escovação nos cachorros

  • Ajuda a reduzir o pelo;
  • É uma demonstração de amor do dono para o pet;
  • Diminui o mal cheiroda pelugem do cão e permite que  os efeitos da lavagem do pelo durem mais;
  • Pelos ficam mais bonitos;

Atenção!

  • Cães que possuem pelo curto, basta escová-lo uma vez por semana;
  • Já cães de pelo longo devem ser escovados todos os dias;
  • É preciso selecionar a escova mais adequada para cada caso;
  • Existem algumas em formato de luvas, e que são propícias para as raças de pelo curto;
Pixabay

Qual escova devo usar para escovar meu cachorro?

Furminator: quem busca um produto de qualidade e de muita utilidade vai se surpreender com o furminator. Ele é uma ferramenta profissional, utilizado por veterinários e profissionais do ramo. Mas fique tranquilo(a) que pode ser utilizado por você. Não é apenas de uso profissional.

Sendo assim, ele não é uma escova, sendo uma ferramenta exclusiva para eliminar pelos mortos enquanto distribui uniformemente os óleos naturais da pelagem, responsáveis pela saúde da pele e aparência dos pelos. Com isso, seu animal fica com um pelo limpo e brilhoso. Alguns dos benefícios do furminator:

– Reduz os pelos que caem dos animais em até 90% (comparado a escova, pente e rastelo);

– Design ergonômico e confortável, de fácil manuseio;

– Cerdas em aço inoxidável;

– Material antimicrobiano, ajudando a combater germes e bactérias;

– Sistema exclusivo de remoção e ejeção de pelos mortos;

Pixabay

Lembrando apenas que este equipamento não deve ser usado nas raças Poodle ou Maltês, pois eles não possuem sub-pelo.

Clique aqui para acessar alguns modelos de furminator que estão a venda em nossa loja online!

Rasqueadeira: indicada para todos os tipos de pelagem. Remove bolas de pelos e pelos soltos, distribui a oleosidade por igual deixando o pelo mais brilhoso.  Rasqueadeiras de borracha são indicadas para cães de pelo curto e de aço para cães de pelagem longa.

Rasqueadeira de sub-pelo: indicada para cães que têm muito pelo e que se soltam facilmente.

Desembaraçador: como o próprio nome diz, serve para desembaraçar os pelos do cachorro

Escova de pinos: ideal para raças de pelagem média e dura. Essa escova é muito parecida com a usada pelos humanos. Ela é mais apropriada para cães que possuem uma pelagem difícil de ser desembaraçada, como os pelos mais encaracolados ou lanoso.

Pente: ideal para cães com alergia ou de pele sensível e para cachorros que possuem pelos curtos. O pente também pode ser um ótimo massageador e ainda retira os “pelos mortos” do cão.

Luva rasqueadeira: deve ser usada apenas em cães de pelos curtos, caso contrário, ocasiona nós. Logo, esse tipo de escova é um pouco mais bruta que as demais, por isso deve ser usado com bastante cuidado e delicadeza, para que o cão não se machuque

Lembre-se de que, ainda que pareça uma questão simples, qualquer dúvida que você tiver sobre o tema pode ser sanada com o veterinário que cuida do seu cão.

Certamente, utilizando a escova adequada, este pode ser um momento agradável para o seu cão. Assim, enquanto você se assegura de retirar a sujeira, os pelos mortos e desfazer os nós, ele ficará relaxado, contente e livre de puxões incômodos. Por isso, seja gentil ao escovar seu peludo com qualquer tipo de escova, e procure ter um cuidado ainda maior caso seja a primeira vez que você escova o seu cachorro ou filhote.

Sobre Angelica Weise

Jornalista freelancer. Mestranda na UFSM. Escreve sobre os mais diversos assuntos e ama seus pets.

Veja também

Condroton é bom?

Há muitos medicamentos disponíveis para cachorros. E um deles é o Condroton. É um medicamento …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *