Notícias quentes
Página Principal / Sem categoria / Estudo afirma: cães tentam salvar o dono ao ouvir ele chorar

Estudo afirma: cães tentam salvar o dono ao ouvir ele chorar

Aquele ditado que o cachorro é o melhor amigo do homem parece tão batido, mas continua em alta. Quem acompanha o blog aqui com certeza tem um amor muito grande pelo seu pet. Essa amizade entre humanos é tão grande que muitas pesquisas estão sendo feitas baseadas nessa relação.  

Por isso é que há tantas pesquisas sendo feitas com os cachorros. Muitas delas para descobrir mais a fundo essa relação, e entender o comportamento canino. Tudo isso ajuda até mesmo para que os donos saibam se relacionar com os seus pets. 

Pixabay

Estudo confirma: cão sabe quando o seu dono chora 

E um novo estudo publicado em julho na revista científica Learning & Behavior, dos Estados Unidos e realizado por três cientistas mostrou que os cachorros ao escutarem os seus donos chorar em apuros correm para ajudá-los. É isso mesmo!

Apenas este estudo ainda considerado insuficiente para fazer inúmeras afirmações. Só que os pesquisadores em entrevista à rede de televisão norte-americana CNN, ficaram e estão otimistas em saber mais sobre a capacidade dos cachorros desenvolver empatia. 

“É muito interessante pensar que todas essas histórias de cães resgatando humanos podem ter uma base verdadeira”, disse em entrevista à CNN a estudante de psicologia Emily Sanford, co-autora do estudo. 

Como foi realizado o estudo? 

Pixabay

Para chegar a essa conclusão, o estudo contou com a presença de 34 cães com os respectivos donos. Primeiramente, os cães ficaram atrás de uma portinhola de vidro fechada com um ímã — fácil o suficiente para o animal abrir com o menor empurrão. 

O que aconteceu é que primeiro os donos falavam “socorro” com tom baixo de voz a cada 15 segundos. Em meio a esse tempo demonstraram emoção enquanto tocava a música “Twinkle Twinkle Little Star” (conhecida no Brasil como “Brilha, Brilha, Estrelinha”). Após isso, os donos choravam e gritavam “socorro” em voz de desespero. 

O que os cachorros fizeram? Foram a procura dos seus donos. O mais interessante é que os pesquisadores descobriram que os cães socorreram os donos quatro vezes mais rápido quando eles choravam do que quando apenas murmuravam. 

Cães reconhecem tristeza em seus donos 

Pixabay

Este estudo mostra que ao perceber que o seu dono chora, o pet vai ao seu encontro para saber o que está acontecendo. O mesmo vale para uma outra pesquisa que apontou que os cães reconhecem quando o seu dono está triste. 

Dessa vez o estudo foi realizado pelos pesquisadores da Universidade Eötvös Loránd, na Hungria. Para chegar a essa conclusão eles fizeram exames de ressonância magnética para estudar como o cérebro de onze cachorros reagia a diferentes sons, e um deles era quando o dono chorava, demonstrando emoção e os cães e aproximavam.

Já outro estudo feito pelos pesquisadores da Universidade de Londres estudou 18 cachorros e seus donos. Para fazer a análise foi avaliado o comportamento dos cães em algumas situações. Na situação em que o dono chorava, muitos deles vinham com a cabeça baixa e o rabinho entre as pernas – segundo a pesquisa, esse comportamento submisso pode ser sinal de empatia. 

Mesmo que para o primeiro estudo falte mais dados a respeito da pesquisa, sem dúvida não podemos deixar de afirmar que muitos cães se mostram preocupados quando os seus donos estão tristes ou pedindo ajuda. 

Isso já aconteceu com você? O seu cachorro já se aproximou de mansinho ou perceber que você não estava bem? Independente das pesquisas darem fortes embasamentos sobre como os cães se relacionam com os seus donos, uma coisa é certa: este amor é duradouro.  

Referência 

https://super.abril.com.br/blog/cienciamaluca/cachorros-sabem-quando-os-donos-estao-tristes/ 

https://g1.globo.com/olha-que-legal/noticia/2018/07/27/caes-correm-mais-rapido-para-salvar-o-dono-ao-ouvi-lo-chorar-diz-estudo.ghtml

 

 

 

 

Sobre Angelica Weise

Jornalista freelancer. Mestranda na UFSM. Escreve sobre os mais diversos assuntos e ama seus pets.

Veja também

Comportamento canino: verdades e mentiras

Quem tem cachorro, sabe que algo muito comum que ocorre são as tradicionais crenças que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *