Notícias quentes
Página Principal / Sem categoria / Gatos são independentes?

Gatos são independentes?

É muito comum a grande maioria das pessoas acreditar que os gatos são independentes e que eles podem ficar sozinhos e que nem precisam da companhia de seu dono. Claro que eles são mais independentes que os cachorros, mas é preciso deixar algo claro: não é que por a sua fama ser a de independente que você poderá deixá-lo sozinho por um longo período. Eles também sentem falta de seus donos, mas são mais receosos, diferente dos cachorros que demonstram com mais facilidade seu carinho pelos donos.

Independentes sim, mas não desapegados

A sua autonomia já vem de seus ancestrais que precisavam caçar para se alimentar, bem diferente da moleza de hoje em dia. Mas brincadeiras a parte, eles são considerados mais independente, pois tiveram que sobreviver caçando, mas nem por isso devemos julgá-los como insensíveis.

Isso porque eles têm sentimentos e inclusive são bem perfectíveis aos sentimentos que seu dono sente, conseguindo perceber facilmente quando seu dono não está bem. Por isso, não despreze o seu gato, eles também gostam de receber cafuné. Inclusive se deixados de lado podem até desenvolver depressão felina. Em outro texto podemos explicar melhor o que é, mas basicamente é uma alteração do comportamento do gato.

cat-1649955_960_720

Cuidados em relação aos gatos

Como mencionamos anteriormente, os gatos são mais independentes que os cachorros e isso se deve aos seus ancestrais. Claro que se você passar o dinheiro inteiro fora de casa ele não poderá sentir tanta saudade como um cachorro, mas ficará feliz com seu retorno. O mesmo vale para viagens, ele poderá se sentir tranquilo em seu ambiente, porém depois de muitos dias ficará com saudade também.

Como seu comportamento é um pouco diferente do cachorro, eles merecem alguns cuidados. Em relação a casa ou apartamento é preciso ter redes de proteção, especialmente quem mora em ambiente mais altos, pois eles se sentem presos e podem tentar descobrir novos lugares. A fim de lhes deixar seguros, invista na rede de proteção.

pet-1933158_960_720

Estudo comprova independência de gato

E os estudos também comprovam a independência dos gatos. Uma pesquisa feita por Daniel Mills, professor de Medicina Veterinária Comportamental da Universidade de Lincoln chegou a conclusão de que os gatos não sofrem de ansiedade da separação de seu dono ou se sentem  entediados, diferente dos cachorros que chegam a sofrer com a ausência de seu dono.

Na prática é possível perceber isso. Primeiro, que eles ficam mais tranquilos, estando em sua casa e tendo a disposição água e comida, eles não precisam de mais nada. Fora isso, eles também não sentem aquela necessidade de se sentirem protegidos como os cachorros sentem. Os gatos acreditam que são capazes de se defender dos perigos do mundo sem precisar de ajuda de ninguém! Ai que amor, não são mesmo muito independente! E você? Como é a relação com seu gato? Ah a gente não contou aqui que tem exceções. Sabemos de histórias de gatos que são bem apegados aos seus donos, mas a grande maioria não.

Sobre Angelica Weise

Jornalista freelancer. Mestranda na UFSM. Escreve sobre os mais diversos assuntos e ama seus pets.

Veja também

Personalidade de um gato: conheça todos os tipos

Ah os gatos. Quem tem um em casa sabe o quanto especiais eles são e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *