Notícias quentes
Página Principal / Cuidados e Saúde / Melhores antibióticos para cães e gatos

Melhores antibióticos para cães e gatos

É tão bom conviver com cães e gatos que estejam bem de saúde. Mas as vezes os antibióticos para cães e gatos precisam entrar em ação para que o animal adoentado recupere sua plena saúde. 

Por isso, cuidar bem da saúde do cãozinho é fundamental para lhe garantir uma vida longa. Os antibióticos são os medicamentos mais usados e eficientes na medicina veterinária, podendo ser indicado para o tratamento de infecções internas ou externas de origem bacteriana. 

Lembramos que é essencial consultar um veterinário antes de dar um antibiótico para o seu cão. Até porque o seu sistema imunológico também é diferente, por isso necessitam de receituário específico e uma dosagem especial para cada tipo de animal. 

Para que serve o antibiótico?

Os antibióticos são utilizados para tratar vários tipos de doenças que são causadas por bactérias. No presente caso, os antibióticos para cães e gatos funcionam impedindo a disseminação de bactérias ou eliminando as bactérias. Contra infecções bacterianas os antibióticos são essenciais, além de outras doenças como:

  • Tosse canina;
  • Hepatite infecciosa canina;
  • Lectosspirose;
  • Doença de carrapato;
  • Cinomose;
  • Dermatites;
  • Otites;
  • Verminoses;
  • Artrite e artrose
  • Doenças cárdicas;
Pixabay

Antibióticos para cachorros

Aqui está uma lista dos antibióticos mais comuns para os cachorros. A escolha do antibiótico indicado para o seu animal é uma importante decisão feita pelo seu Médico Veterinário e não pelo dono!

Sulfamicina Antibiótico Oral: Associação de dois antibióticos que resulta em uma ação eficiente no combate a infecções.

Lispec: é uma associação antibiótica em solução estéril, pronta para uso e para cães e gatos é indicada contra a infecções bacterianas do aparelho respiratório, digestivo e genito-urinário, piodermites, abscessos e feridas infectadas.

Synulox® Comprimidos Palatáveis: Para tratamento de processos infecciosos de cães e gatos, tais como: Infecções cutâneas, respiratórias, do trato gastrintestinal, periodontais, genitourinárias e outros tecidos moles tais como piodermites, dermatites, abscessos e feridas infectadas.

Antibiótico para gatos

Os antibióticos para gatos podem ser poderosos aliados para o combate a uma série de doenças perigosas

 Clamoxyl® LA é utilizado no controle ou tratamento de infecções por microrganismos sensíveis a amoxicilina em bovinos, ovinos, caprinos, suínos, cães e gatos, sobretudo quando o tratamento requer a atividade prolongada do antibiótico. Cães e gatos: Gastrenterite hemorrágica E. coli, Salmonella spp), Infecções da pele (Staphylococcus spp, Metrites (Streptococcus sp, Staphylococcus sp, E. coli), Nefrites e Infecções urinárias (E. coli), Onfaloflebite (Streptococcus sp, Staphylococcus sp), Otite (Streptococcus spp), Pneumonia Pasteurella spp, Actinobacillus (Haemophillus) spp).

Azicox-2 é um medicamento antibiótico e anti-inflamatório de excelente qualidade.

Pixabay

Dicas para dar remédio para gatos

Para dar remédio ao cachorros é mais fácil. Agora os gatos costumam ser mais chatos em relação a isso:

  • Os remédios em comprimidos são mais fáceis de administrar! Evite colocar o remédio em contato com a língua do animal. Eles ficam irritados.
  • Quando for dar comprimidos, é interessante amassar e colocar na ração, mas é um risco deles desconfiar porque garejam muito bem;
  • outra forma de dar remédio, é indicado enrolar o gato em uma toalha de modo a fazer um “charutinho”, só com a cabeça pra fora. Isso nos protege de levar unhadas! Com uma mão, segure a cabeça do gato. Com a outra, abra a boca e coloque o comprimido o mais profundo que puder.

Cuidados antibióticos em cachorros e gatos

É altamente contraindicado aplicar o antibiótico para cães por conta própria. A automedicação dos animais pode trazer consequências indesejadas.

Fique atento aos efeitos colaterais dos antibióticos como:

  • Vômito;
  • Diarreia;
  • Perda de apetite;
  • Irritação na pele;

Listamos alguns antibióticos para cães e gatos. Mas lembre-se: consulte o seu veterinário em caso de dúvida. E você já teve que dar antibiótico para o seu cachorro e gato? Como foi essa experiência? Conta pra gente!

 

Sobre Angelica Weise

Jornalista freelancer. Mestranda na UFSM. Escreve sobre os mais diversos assuntos e ama seus pets.

Veja também

Como viajar com animais de estimação

Para que você saiba mais sobre como viajar com animais de estimação, entenda que esse …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *