Notícias quentes
Página Principal / Adestramento / Meu gato é arisco: qual a explicação e como amenizar?

Meu gato é arisco: qual a explicação e como amenizar?

Os gatos tem personalidade distinta. E dependendo do estilo de vida do gato e da circunstância, ele pode acabar se tornando um gato arisco.  Vários motivos podem explicar este traço, seja o medo, ou ainda a falta de socialização. A primeira coisa que o tutor deve observar é o temperamento do gato. Ele deve observar sinais e verificar se esse é um comportamento que é do gato desde pequeno (filhote) ou se surgiu recentemente.

Dicas para lidar com os gatos ariscos

Normalmente o gato arisco acaba se sentindo mais a vontade apenas com uma pessoa, normalmente o dono. Em alguns casos, eles até se distanciam dos donos e são ariscos com todo mundo. O comportamento arisco quer dizer que o gato não gosta de estar ao lado das pessoas, podendo arranhar quando se sentir ameaçado, ou ainda fugindo quando alguém se aproximar.

Existem algumas dicas que podem ser tomadas para lidar com gato arisco. A primeira coisa é não usar a violência, neste caso deve-se tentar investigar o porquê do gato ser arrisco. Quando filhote, um exemplo é que alguns podem ser maus tratados e isso os deixou intimidados. Quando adultos, se eles passaram por algum trauma, eles também pode ficar ariscos.

Gato arisco

 

Gato arisco não é um gato doente. Mas ele pode se tornar arisco por alguma dor.

Para investigar a fundo a circunstância, você pode levar o gato ao médico veterinário. Ele irá examinar mais a fundo o que explica esse comportamento. Outra questão, no ambiente em que ele habita, cuide para não mudar o ambiente bruscamente. Os gatos ariscos acabam ficando ainda mais estressados na presença de  grande quantidade de pessoas.

Você precisa compreender esse comportamento dele e não acabar forçando nada. Você pode atraí-lo com agrados e petiscos, assim ele acaba criando mais confiança em você.

Ele precisa sentir que o ambiente em que mora lhe é confortável. Por isso, prepare um ambiente agradável ao seu gato e evite mudanças bruscas e radicais. Outro cuidado é não deixar as crianças se aproximarem de gatos ariscos. Eles podem acabar machucando as crianças.

 

Uma dica de tratamento alternativo é usar os remédios homeopáticos. Neste texto aqui você pode ler mais sobre os remédios homeopáticos. Carinho e paciência são ingredientes fundamentais para se lidar com gatos ariscos!

 E aqui você pode adquiri-los em nossa loja virtual.

Sobre Angelica Weise

Jornalista freelancer. Mestranda na UFSM. Escreve sobre os mais diversos assuntos e ama seus pets.

Veja também

5 coisas engraçadas que seu cão faz que podem ser um pedido de ajuda

Se você está em busca de informações sobre coisas engraçadas que seu cão faz que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *