Notícias quentes
Página Principal / Sem categoria / Personalidade de um gato: conheça todos os tipos

Personalidade de um gato: conheça todos os tipos

Ah os gatos. Quem tem um em casa sabe o quanto especiais eles são e como transformam a vida de seus tutores. Realmente não dá pra singularizar os gatos. Com personalidades distintas, os gatos costumam surpreender positivamente a vida de seus donos.

Não é por nada, mas os felinos encantam até mesmo os cientistas. Isso porque cientistas de todo o mundo se dedicam a estudar o comportamento dos gatos. Justamente porque os gatos são conhecidos por terem traços de personalidade diferenciados.

Crédito: Pixabay

A forte personalidade dos gatos

Sim. Os gatos tem uma personalidade forte. E os estudos científicos já vêm mostrando isso. E um destes estudos foi realizado pela University of South Australia. Liderado por Philip Roetman,  a pesquisa apontou que os gatos podem possuir cinco personalidades distintas:

“Nervosismo, extroversão, dominância, espontaneidade e afabilidade”.

Crédito: Pixabay

Como foi realizado este estudo? Os especialistas realizaram um teste online com aproximadamente 2.800 gatos domésticos no Sul da Austrália e na Nova Zelândia.

Os donos dos animais deveriam dar notas de 1 a 7 para 52 características comportamentais dos felinos determinadas pelos pesquisadores, conforme reportou o Washington Post

Compreendendo melhor a personalidade de cada gato, é possível melhorar os cuidados que temos com os gatos. Por exemplo, um gato nervoso provavelmente não gosta de carinho e cabe ao dono compreender isso. Porque se ele acabar forçando alguma situação, o gato pode se sentir ameaçado e arranhar o seu dono.

Neste sentido, este estudo é fundamental para diversos donos de gatos compreender que os seus felino tem personalidade distinta, independente da criação com outro gato no mesmo ambiente.

Traços comuns da personalidade

Mas claro que sendo da mesma espécie os gatos apresentam alguns aspectos semelhantes. Conheça alguns:

Independentes: é um traço característico dos felinos serem mais independentes. Mas isso não quer dizer que você pode deixá-lo sozinho sem dar satisfação que ele não vai sentir falta.

Desafiadores: eles são inteligentes. Adoram um desafio. Até mesmo o processo de socializar um gato é um tanto desafiador!

Crédito: Pixabay

Territoriais: a casa é do gato e ponto final. Os gatos tem essa característica de terem o seu espaço respeitado. Nada do cachorro dormir na cama do gato heim?

Higiênicos: se existe algo em comum com a grande maioria dos gatos é que eles são muito higiênicos. Constantemente estão tomando banho (passando a língua em seu corpo). Eles gostam mesmo de estarem limpinhos.

Outras personalidades

Sim o gato pode ser classificado ainda de acordo com outros tipos de personalidade. Quer saber quais são?

Gato briguento: não é que eles não sejam carinhosos ou não gostem de seus donos. A verdade é que são independentes e gostam de ficar sozinhos, assim como os grandes felinos.

Gato caçador: na lista está o caçador. A personalidade deste gato é desbravar e conhecer bem o ambiente em que vive.  Por isso, os gatos caçados costumam exibir suas pequenas presas a seus donos como forma de afeto!

Gato-gato: é um dos mais fáceis de conviver. São aqueles gatos que não se assustam com a visita de estranhos, se sentem bem quando os donos saem, e gostam de fazer ou receber um carinho de seus tutores!

Gato-humano: como o nome já diz são aqueles gatos que parece que foram feitos para os humanos. Se socializam bem, adoram mimos e passam bastante tempo ronronando junto a seu dono.

Crédito: Pixabay

E você? Conseguiu identificar qual a personalidade do seu gato dentre as cinco personalidades descritas anteriormente no início do texto? Nervosismo, extroversão, dominância, espontaneidade e afabilidade?

Por isso, e tão difícil dizer que todos os gatos são iguais. Cada um tem a sua personalidade de acordo com as descritas ai.

Independente da personalidade do seu gato é importante você estar aberto a aprender. Primeiro tenha muita paciência. Não busque comparações, esteja atento aos seus hábitos e rotinas.

Lembrando que os gatos amam uma rotina e qualquer coisa que fuja da rotina deles pode deixá-los estressados. Ás vezes, apenas algumas alterações na rotina podem até mudar ou pouco a personalidade do gato.

Crédito: Pixabay

E ai na sua casa? Quais tipos de personalidade o seu gato tem?

Sobre Angelica Weise

Jornalista freelancer. Mestranda na UFSM. Escreve sobre os mais diversos assuntos e ama seus pets.

Veja também

Comportamento canino: verdades e mentiras

Quem tem cachorro, sabe que algo muito comum que ocorre são as tradicionais crenças que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *