Notícias quentes
Página Principal / Cuidados e Saúde / Plantas que são tóxicas para gatos

Plantas que são tóxicas para gatos

Plantas que são tóxicas para gatos – Elas existem?

 

Uma das atividades favoritas de quase todos os gatos é mexer na terra, seja um vaso de flor ou até mesmo quando ele tem a sua disposição um jardim. Mas um ato aparentemente normal pode ser sim um motivo de preocupação para os seus donos. É que existem algumas plantas que são tóxicas para gatos e podem deixá-los doentes ou até mesmo levar a sua morte. Leia mais sobre isso neste texto!

autumn-1696218_960_720

Atenção para algumas plantas que são tóxicas para gatos

Comer graminha e até plantinhas do jardim é uma atividade que o gato adora. Até comer a graminha pode ser saudável, mas é preciso atenção redobrada, pois algumas plantas podem oferecer sério risco de saúde para os gatos. Conheça algumas delas e se você tiver em casa é melhor se precaver:

Comigo-ninguém-pode: na lista das plantas tóxicas encontra-se a Comigo-ninguém-pode. A sua crença popular diz que é uma ótima planta para espantar energia ruim, dessa forma é bem comum encontrar nos lares domésticos. Mas ela contém o oxalato de cálcio um componente que acaba causando intoxicação nos gatos e também em outros animais.

Azaleia: outra flor que é bem comum nos lares domésticos é a Azaleia. Por ser uma flor muito bonita, mas ela tem em sua composição a andromedotixina que causa sérios distúrbios digestivos e pode ainda fazer com que o gato tenha disfunções cardíacas. Desta forma, muita atenção e cuidado em relação a essa flor dentro de casa.

azalea-1334131_960_720

 

 

No meio deste texto, uma pausa para vermos estes queridos animais que atuam como terapeutas.

 

Outras plantas para prestar atenção

Violeta: Quem diria que essa linda flor poderia causar problemas para um gato não é mesmo?  Ela é considerada uma planta tóxica e pode ocasionar aos gatos muito vômito e diarreia. E não somente isso, pode causar depressão circulatória. Se você tiver em casa, melhor colocar a violeta em um local que o gato não tenha como mexer.

Espada-de-são-jorge: também muito presente nas casas, essa planta é conhecida por atrair prosperidade e espantar a inveja, mas para os gatos é altamente tóxica. As substâncias presentes na planta podem causar para os gatos uma irritação da mucosa e ainda salivação intensa.

Lírios: são consideradas flores muito bonitas, mas para os gatos é melhor deixá-los longe dessa flor. Isso porque as substâncias presentes nessa flor acabam proporcionando aos gatos sérios problemas respiratórios e mais, problemas no fígado.

Mamona: não é comum ver as famílias cultivando mamona, mas o cuidado se deve a gatos que vivem em espaços maiores e costumam circular por matos ou áreas verdes. Os problemas com a ingestão da mamona são inúmeros desde vômitos, cólica e hidratação. Dessa forma, uma planta que faz muito mal para os nossos felinos e pode infelizmente levar a morte.

castor-oil-plant-43220_960_720

 

Palmeira sagu: e para completar a lista a palmeira sagu que pode fazer com que o gato tenha convulsões e falha renal.

Como podemos ver muitas destas plantas parecem inocentes, por isso todo cuidado é bom. Atenção: os gatos são bem curiosos e adoram ficar mexendo e fuçando na terra, plantas. Mas um simples descuido pode deixar eles bem doentes ou ainda levar a morte.

Sobre Angelica Weise

Jornalista freelancer. Mestranda na UFSM. Escreve sobre os mais diversos assuntos e ama seus pets.

Veja também

Como viajar com animais de estimação

Para que você saiba mais sobre como viajar com animais de estimação, entenda que esse …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *