Notícias quentes
Página Principal / Adestramento / Por que os gatos se esfregam nas coisas e pessoas? Tem explicação?

Por que os gatos se esfregam nas coisas e pessoas? Tem explicação?

Por quê os gatos se esfregam nas coisas e nas pessoas? Diferente dos cachorros que esperam os seus donos com pulos e brincadeiras, o gato tem um ritual um pouco diferente. Mas existe uma explicação?

A ciência diz que sim!  Sabe aquela mania do gato vir se esfregar em você e nos objetos da casa?

Se você acha que é apenas demonstração de carinho, infelizmente está enganado! Há outra explicação por trás: deixar o seu cheiro nos objetos e pessoas.

Explicação: Gatos se esfregam para deixar a sua impressão digital

Na prática podemos dizer que os gatos se esfregam para deixar a sua impressão. Isso porque eles gostam de marcar o seu território, essa ação mostra que aquele território faz parte dele, ou seja, do seu mundo.

O fato ocorre justamente porque os gatos têm glândulas perfumadas localizadas em suas bochechas, testa, queixo e uma na base do rabo. Sim!

Isso mesmo, quando os gatos se esfregam é uma forma de marcação. Mas nada muito sério, porque eles fazem isso de fora amigável e até descontraída.

Na prática, o próximo gato que passar por este local, objeto ou pessoa vai parar, cheirar, talvez se esfregar e identificar se o cheiro é de um gato conhecido, ou não. Pode ser que a sua reação seja positiva, ou ainda negativa.

gatosseesfregam2

O que fazer?

Uma maneira de o dono responder de forma afetuosa é fazer um simples carinho em sua cabeça. Não nas costas, barriga e rabo, ai eles podem acabar ficando irritados.

Apesar de se poder relacionar este ato à marcação de território, não se deixa de fora a possibilidade do gato estar chamando a atenção do seu dono e pedindo um carinho singelo na região da sua cabeça.

Ou até mesmo querendo chamar a atenção para conseguir um agrado fora de hora.

Ai cabe ao dono conseguir identificar estes sinais, e ficar bem atento. De qualquer forma, conhecendo bem a personalidade do seu gato um carinho sempre cai bem.

Obs: confira aqui também os alimentos proibidos para gatos.

Outra explicação: limpeza de energia

Há também outras explicações relacionadas à forma de se esfregar do gato. Uma delas é que ao se esfregar em seu dono, o gato estaria ‘sugando’ alguma energia ruim do seu dono.

Na prática ao seu esfregar em seu dono, ele está revigorando o ânimo e devolvendo a energia roubada, ou seja, uma energia melhor.

Espiritualmente o gato se esfrega em alguém para energiza-lo positivamente, ou para limpar a energia de ruim que estiver nessa pessoa. 

Para quem não acredita, ou ficou confuso com essa explicação, já é comprovado que o gato neutraliza a energia negativa e as coloca em movimento.

Por isso, comece a prestar atenção aos locais que o seu gato dorme, ele pode estar ‘limpando’ a energia do ambiente de sua casa.

gatosseesfregam1

E você já prestou atenção em como alguns gatos fica doentes, as vezes sem motivo algum? Na grande maioria das vezes para proteger a família de algo.

Para o tratamento de depressão em animais, existem muitos bons medicamentos, inclusive homeopáticos.

É sério essa parte espiritual?

 

Toda essa explicação não é invenção da nossa equipe. E se você se interessa pelo assunto, indicamos ler o livro da Cristina Cairo intitulado: “O poder dos gatos na cura das doenças”.

 Um livro bem completo para você compreender esse universo curioso dos gatos. Cristina Cairo ainda explica:

“A função do gato é ajudar você a transmutar as energias pra melhor e por isso, muitas pessoas tem medo dos gatos. Quando um gato te encara, se você tiver coragem de olhar nos olhos dele, ele vai te mostrar quem é você, vai ver na tua alma, por isso as pessoas desviam instintivamente o olhar, porque tem medo de descobrir, medo do que ele vai te mostrar”.

gatos_se_esfregam

De qualquer maneira, independente da ação do seu gato, o mais importante é respeitar os limites dele e amar muito, dessa forma com certeza ele será um gatinho extremamente feliz. E assim você vai conhecendo ele aos poucos, para sabe qual região do corpo que ele mais gosta de carinho, e como gosta de ser tratado.

Respeito com os animais é sempre válido. E também é válido lembrar que muito carinho e amor são doses certas de longevidade e bem viver dos gatos!

 

 

Sobre Angelica Weise

Jornalista freelancer. Mestranda na UFSM. Escreve sobre os mais diversos assuntos e ama seus pets.

Veja também

Buldogue Francês – Tudo sobre a raça

Para que você entenda tudo sobre a raça Buldogue Francês, saiba que esse tipo de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *