Notícias quentes
Página Principal / Cuidados e Saúde / Quais os cuidados básicos com os cachorros?

Quais os cuidados básicos com os cachorros?

Por mais fácil que possa parecer à adaptação de um cachorro no lar de seu dono nem sempre esse processo é fácil. Alguns desafios podem deixar a adaptação mais difícil, mas quando passa e o cão já se sente familiarizado tudo fica mais fácil e tranquilo.

Porém, os cuidados com os cachorros devem permanecer pra sempre. Mesmo que ele não seja mais um filhote não quer dizer que você não vai mais o cuidar como antes. Existem cuidados básicos com os cachorros que são indispensáveis para o seu bem estar e saúde.

pug-1502566_1920

Cuidados básicos com os cães

Vacinas em dia: um dos cuidados é em relação às vacinas. Elas devem estar em dia. Observe sempre a carteira de vacinação de seu pet e não deixe de realizar nenhuma vacina. Durante as 5 primeiras semanas são obrigatórias vacinas para evitar doenças como: Esgana, Parvovirose, Hepatite Infecciosa Canina, Leptospirose, Raiva e Tosse do Canil).

Alimentação: quando são pequenos eles devem comer ração específica para filhotes. É sempre bom conversar com seu veterinário e de acordo com a raça, a ração também muda. As rações devem ser de qualidade. Evite comprar rações baratas que contenham muito sódio e que podem colocar em risco a saúde do seu cão.

Higiene: outro cuidado fundamental é em relação à higiene de seu cachorro. Cuidado com a pelagem. Se essa necessita de escovação, não deixe de fazer. Em algumas raças o banho e a tosa são fundamentais para o bem estar do animal. As unhas devem ser cortadas e os dentes também devem ser escovados. Mas não se esqueça de levar para um veterinário para ele fazer a limpeza anualmente.

puppy-1022421_1920

Estes são os cuidados básicos. Atente sempre para que não falte água para seu cão. O mesmo vale com a ração. Não deixe a vontade, mas o habitue a um horário para comer. O local das necessidades também deve ser limpo com frequência.

A castração também é um processo importante dependendo da raça e do estilo de vida de seu cão. Procure um veterinário e converse a respeito. Fique atento aos comportamentos de seu cão. Se notar alguma diferença no seu dia a dia é hora de procurar um veterinário. Ele pode estar doente.

Atenção à alimentação de seu pet. Não dê a ele a comida que você come, pois alguns alimentos podem fazer mal para o seu bichinho. Importante ressaltar que os cães são bem apegados de seus donos. Por isso, não adote ou compre um cão se você não tem tempo ou ainda não gosta de brincar e dar atenção para o  pet.  

Algumas doenças muitas vezes são oriundas da falta de atenção que os donos não dão ao seu pet. Desta forma, brinque, dê atenção, converse com seu pet e faça a adaptação algo mais simples! Não deixe de dar atenção pra ele. Dê a ele brinquedos, ofereça um espaço em que ele possa brincar e correr.

E claro, não se esqueça de fazer uma visita regular ao veterinário. E muito amor e brincadeiras!

Sobre Angelica Weise

Jornalista freelancer. Mestranda na UFSM. Escreve sobre os mais diversos assuntos e ama seus pets.

Veja também

Como viajar com animais de estimação

Para que você saiba mais sobre como viajar com animais de estimação, entenda que esse …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *