Notícias quentes
Página Principal / Sem categoria / Qual o cachorro ideal pra mim?

Qual o cachorro ideal pra mim?

Ás vezes a gente olha um cachorro e logo nos apaixonamos. Na hora nem pensamos se vamos ter espaço suficiente em nossa casa e se ele vai conseguir se adaptar neste local. É tanta emoção e paixão que só queremos levar logo pra casa o nosso novo amiguinho.

Mas nesta hora é preciso se atentar para alguns detalhes. Isso porque é muito comum acontecer de algumas pessoas adotarem na emoção e até muitas vezes comprarem por impulso um cachorro e depois ele não se adaptar e acaba sendo abandonado por essa família. Isso é triste e acontece. Assim é preciso pensar qual é a raça de cachorro ideal pra você!

Algumas características

Antes de falar em raça a primeira coisa a se pensar é como é o seu estilo de vida, qual o local que você mora. Não adianta amar um pastor alemão se você mora em um apartamento pequeno. É uma relação que poderá não dar certo. O estilo de vida também entra nesse quesito. Qual o tempo que você terá disponível para ficar com esse cão?

dog-1149964_1920

Algumas raças sentem muita falta de seu dono, outras não. O tempo também precisa ser pensado. Caso compre uma raça que necessita de cuidados constantes com a pelagem, por exemplo, você terá tempo para escovar? Vai conseguir manter banho e tosa constantemente?

Adotar ou comprar?

Existem algumas raças que são apaixonantes. São bonitas, mas nem sempre são ideias para o nosso estilo de vida. Nesta hora também é preciso pensar se você consegue arcar com os custos e despesas de um cão. Porque dependendo da raça o custo mensal é alto. Não basta apenas comprar e depois não conseguir comprar a ração adequada para essa raça.

Muitas pessoas estão escolhendo os vira-latas (mistura de raça) que são facilmente encontrados por ai. Seja em feiras de adoções, anúncio em jornais e revistas e até amigos que oferecem de forma gratuita. Adotar é uma linda atitude. Normalmente estes cães são de porte pequeno a médio e se adaptam a muitos locais. Mas mesmo assim não deixe de perguntar qual o porte que ele pode chegar.

child-1538557_1280

Macho ou fêmea?

Essa também é outra dúvida. Escolher entre macho e fêmea? Muitos dizem que o macho é mais equilibrado que a fêmea e até protetor do ambiente, mas isso não quer dizer que ele pode não vagar pela vizinhança quando sentir que há uma fêmea no cio.

Quem adota uma fêmea precisa levar em consideração o seu ciclo reprodutivo. Mas todos garantem que elas são mais atentas também. Mas o temperamento e as características do macho variam principalmente nas raças. Podendo assim haver bastante diferença. Se você for comprar é bom pesquisar antes sobre a raça.

Em relação ao filhote ou adulto a gente sabe como são lindos os filhotes quando pequenos. Mas eles necessitam todo um aprendizado. Se você for comprar atente pra isso. Quem adota leva pra casa principalmente cães adultos, por um lado pode ser mais fácil pois já conhecem algumas regras, mas ás vezes há também desafios.

Ou seja,  o cachorro ideal para você precisa levar em conta as características do seu estilo de vida também. Não adianta apenas adotar por adotar e depois abandonar. Adotar é para sempre, pense nisso!

 

Sobre Angelica Weise

Jornalista freelancer. Mestranda na UFSM. Escreve sobre os mais diversos assuntos e ama seus pets.

Veja também

Personalidade de um gato: conheça todos os tipos

Ah os gatos. Quem tem um em casa sabe o quanto especiais eles são e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *