Notícias quentes
Página Principal / Cuidados e Saúde / Quanto tempo vive um gato?

Quanto tempo vive um gato?

Embora o desejo de muitos donos seja a eternidade do seus animais de estimação, sabemos na prática que eles também se vão. Claro que com o avanço na medicina na área animal, a longevidade dos animais de estimação tem aumentado, mas sabemos que uma hora eles se vão.

Por isso, é tão importante aproveitá-los enquanto estão vivos. E uma curiosidade geral é sobre o tempo em que o gato vive. Sabemos que em cachorros isso pode variar muito dependendo principalmente da ração, e também dos cuidados. Mas e os gatos? Vivem por quanto tempo?

Neste texto vamos falar mais sobre o tempo que o gato costuma viver. Leia o artigo até o final para ficar bem informado e sanar as suas dúvidas. E esqueçam aquela história que os gatos tem sete vidas.

Pixabay

Quanto tempo vivem os gatos?

Primeiro vale ressaltar que em média, os animais que têm uma casa atingem os 12 anos (há muitas exceções, é claro). Os gatos normalmente vivem mais que os cães, ou seja, em média, de 15 a 20 anos, podendo chegar até os 30 ou mais, se forem bem cuidados.

Só que isso tudo depende do cuidado, da comida, da raça, se ele mora na rua, se ele é vacinado, etc. Um gato de rua tem uma expectativa de vida de até 6 anos. Já gatos que vivem dentro de casa,  vivem mais de 15 anos de idade e, em alguns casos, até mais de 20 anos de idade. Mas isso tudo depende.

Sem dúvida alguma, o tempo de vida de um gato costuma variar em decorrência de sua saúde principalmente. É primordial oferecer a ele uma boa alimentação, vacinação e cuidados básicos.

Ciclo de vida dos gatos

  • Filhote: entre 0 a 6 meses;
    • Júnior: entre 7 meses a 2 anos;
    • Jovem: entre 3 a 6 anos;
    • Adulto: entre 7 a 10 anos;
    • Sênior: entre 11 a 14 anos;
    • Idoso: a partir de 15 anos

Gato: cuidados para viver mais

Pixabay

Entenda que a qualidade de vida do seu gato vai influenciar a sua longevidade.

Outro ponto é que se o seu gato não sair da sua casa e se tiver todos os cuidados necessários e muito amor provavelmente irá viver mais. Já as doenças do sistema genito-urinário se tornam mais frequentes entre gatos idosos, que devem ser examinados periodicamente pelo veterinário para verificação de eventuais problemas.

Um gato sénior ou idoso requer alguns cuidados pois existem diversas alterações que um dono deve estar atento. Nesta fase a imunidade vai diminuir, ele vai perder massa muscular e óssea, e pode sofrer de artrite. 

Dicas importantes

  • Vacinação de rotina;
  • Check-ups veterinários regulares, incluindo um exame físico;
  • Dieta equilibrada para se adequar à idade do seu gato;
  • Manter uma faixa de peso saudável;
  • Exercícios, com você participando regularmente de um tempo de recreação moderado para seu gato;
  • Fornecer um ambiente livre de estresse;
Pixabay

Ofereça o melhor que puder ao seu gato e você terá um companheiro fiel pelo que tempo que puder. Mas entenda que há circunstâncias que podem deixá-lo doente mesmo você tomando todos os cuidados. Até escrevemos aqui no blog a história do gato mais velho que chegou a fazer 31 anos. Confira a matéria completa.

Lembre-se que esse é o ciclo da vida: nascer, viver e morrer. E independente do tempo em que o seu gato viver, o que interessa é a sua amizade. Por isso, aproveite bem o tempo com ele.

Por isso, quantos anos vive um gato é uma pergunta que não tem uma resposta concreta. Porque depende muito de cada gato. E qual a idade do seu gato? Qual o gatinho mais velho que você já teve? Conte aqui pra gente. Vamos gostar de saber a sua opinião.

Sobre Angelica Weise

Jornalista freelancer. Mestranda na UFSM. Escreve sobre os mais diversos assuntos e ama seus pets.

Veja também

Como viajar com animais de estimação

Para que você saiba mais sobre como viajar com animais de estimação, entenda que esse …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *