Notícias quentes
Página Principal / Cuidados e Saúde / Saiba mais sobre a micose que pode ser transmitida pelos gatos!

Saiba mais sobre a micose que pode ser transmitida pelos gatos!

Muito se fala de doenças que podem ser transmitidas pelos animais. Mas atenção: é preciso ter muita consciência antes de abandonar os animais e ter conhecimento a respeito destas doenças e saber como prevenir e tratar.

Uma destas doenças é a esporotricose. Essa micose é causada pelo fungo Sporothrix schenckii e pode afetar os seres humanos como também os animais. Recentemente houve um surto de esporotricose, mas vale alertar que não é necessário sacrificar gatos já que ele tem ocorrido com mais frequência nos felinos.

Esporotricose: o que pode ser?

É possível identificar quando o gato tiver esporotricose e apresentar lesões ulceradas na pele, como por exemplo, feridas profundas, que contém pus e demoram para cicatrizar. O médico veterinário Marciel Rodrigo Perão da Adoro Patas explica um pouco mais sobre essa doença: “As dermatides em felinos podem ocorrer por bactérias, ectoparasitas e fungos. Sabemos que existem dermatites zoonóticas, dentre elas podemos destacar a esporotricose, doença fúngica que o agente está presente no ambiente (solo, flores, água e etc)”.

E pode haver transmissão segundo o veterinário quando: “o ser humano em contato com gatos podem adquirir a mesma e ter problemas dermatológicos. A recomendação é que quando visualizar lesões cutâneas em felinos, que seja enviando ao médico veterinário de confiança para tratamento e orientação”.

Os gatos podem transmitir Esporotricose?

Dentre os animais os gatos podem transmitir essa doença através de arranhões, mordidas e contato direto com a lesão.  Neste caso, quando ficar desconfiado sobre essa micose você deve procurar um médico veterinário para que ele possa prosseguir com o tratamento.

Mas não se assuste! Há formas de prevenir e entre elas está uma boa higienização do ambiente que o felino habita. Já o tratamento não tem mistério e costuma ocorrer através de antifúngico. Mas este deve ser receitado pelo médico veterinário. Em nossa loja online você poderá adquirir o Celesporin que poderá auxiliar no tratamento. Mas não deixe de consultar o médico veterinário.

Celesporin: É uma cefalexina. Antibiótico cefalosporínico de ampla ação, indicado no tratamento das seguintes infecções que acometem cães e gatos. Profilaxia das infecções de pele de origem traumática ou cirúrgica, infecções respiratórias, pré e pós-operatórios e infecções de pele. Clique aqui e adquira o seu.

E se você foi diagnosticado com Esporotricose não se assuste e procure uma unidade próxima para realizar o tratamento. Essa dermatite pode ser tratada. Por isso, quando verificar lesões abertas na pele leve seu animal de estimação para uma consulta!

Sobre Angelica Weise

Jornalista freelancer. Mestranda na UFSM. Escreve sobre os mais diversos assuntos e ama seus pets.

Veja também

Como viajar com animais de estimação

Para que você saiba mais sobre como viajar com animais de estimação, entenda que esse …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *