Notícias quentes
Página Principal / Cuidados e Saúde / Seu cachorro está com diarreia? Conheça mais sobre a parvovirose canina

Seu cachorro está com diarreia? Conheça mais sobre a parvovirose canina

Muitas doenças existem no universo pet. E uma considerada muito grave é a parvovirose canina. Essa é uma doença que quando não é tratada pode até matar o cachorro. Ela é muito comum em filhotes, mas nada impede que cães adultos sofram com essa doença.

Essa doença é transmitida através das fezes e entre os sintomas está à diarreia com sangue. Ocorre normalmente em filhotes com menos de 6 meses, isso porque eles têm uma imunidade mais baixa. Você sabe quais são os outros sintomas e como ela pode ser prevenida?

Sintomas da parvovirose canina

  • Vômito;
  • Falta de apetite;
  • Perda de peso;
  • Febre;
  • Letargia;
  • Desidratação;

Como prevenir?

A melhor prevenção é a vacinação. São aplicadas de duas a três doses e já com apenas 45 dias de idade, o filhote deve tomar a primeira dose. Depois, é preciso ver com seu médico veterinário como será as outras duas ou três doses. E é importante que anualmente a vacina seja realizada, para diminuir os riscos e assim prevenir a parvovirose canina.

Outro cuidado é evitar que o seu cachorro sadio tenha contato com um cão infectado, principalmente cachorros que não foram vacinados, por isso, a vacina é tão importante para a prevenção.

Diagnóstico e tratamento

São realizados exames de sangue e de fezes para verificar se de fato o animal está com parvovirose canina. Por isso, é tão importante a prevenção através da vacina. O mais indicado é que logo após verificar os sintomas, o dono leve o animal ao médico veterinário, pois assim melhores serão os resultados e as chances de cura.

Não há um tratamento específico, e assim o tratamento é sintomático. O tratamento varia de acordo com os sintomas apresentados pelo animal. Uma das ações é a reposição de fluídos. Lembrando que a doença mata e dessa forma é importante ficar atento aos sintomas do cachorro e levar ele para as consultas com o médico veterinário regularmente.

 

Sobre Angelica Weise

Jornalista freelancer. Mestranda na UFSM. Escreve sobre os mais diversos assuntos e ama seus pets.

Veja também

Como viajar com animais de estimação

Para que você saiba mais sobre como viajar com animais de estimação, entenda que esse …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *