Notícias quentes
Página Principal / Cuidados e Saúde / TERAPIAS ALTERNATIVAS PARA CÃES E GATOS

TERAPIAS ALTERNATIVAS PARA CÃES E GATOS

TERAPIAS ALTERNATIVAS 

Terapias Alternativas

 

Saiba algumas indicações para cães e gatos

Atualmente cresce o número de pessoas que procuram terapias alternativas para seus bichinhos. Acupuntura, florais e massoterapia, são exemplos de terapias alternativas, sendo essas umas das mais procuradas nas clínicas veterinárias, e o resultado é compensador para seu animal.

No mercado, cada vez mais, novos petshops estão investindo em terapias alternativas para o bem-estar dos animais, hoje, ao levar seu animal para o banho, pode-se optar por um banho relaxante no ofuro, com massagens e aromas, entre outros tratamentos, que proporcionam a qualidade de vida e relaxamento do seu pet.

Nesse texto irei falar e explicar sobre algumas terapias, ressaltando que todo tratamento alternativo deve ter o acompanhamento de um profissional capacitado, um veterinário com especialização nessa área, e todo tratamento assim como os alternativos, pode levar algum tempo para percepção da melhora esperada.

Acupuntura

Técnica terapêutica pertencente à cultura Oriental, que utiliza estimulação de pontos específicos do corpo com o objetivo de atingir um efeito terapêutico ou homeostático. Essa terapia consiste na aplicação de finíssimas agulhas descartáveis, em pontos de estímulos no corpo do animal, proporcionando bem-estar, controle e até cura de certas doenças. O tratamento com acupuntura é recomendado em casos de patologias musculoesqueléticas ou neurológicas, distúrbios gastrointestinais, casos de insuficiência renal e algumas alterações imunológicas e comportamental.

Massoterapia

A massagem, seja ela feita por um profissional ou até mesmo pelo dono, é uma grande aliada na socialização, saúde e bem-estar do animalzinho. É possível usar as mãos para detectar e tratar problemas nos músculos, ligamentos e tendões, além de promover o relaxamento do animal.

Estudos demonstraram que os donos que dão massagem aos seus bichinhos, reduzem, significativamente, sua própria pressão arterial. Sempre que for fazer massagem em seu pet, escolha um lugar calmo, no colo ou no chão, comece acariciando e apalpando partes de seu corpo, fazendo assim uma massagem investigativa, para localizar alguma sensibilidade, caroços ou dor. Caso encontrar alguma alteração, procure um veterinário.

São várias as técnicas de massagens aplicadas pelo terapeuta animal a bambuterapia, shiatsu, shantala e reflexiologia são alguns exemplos, sendo o terapeuta o único a indicar a melhor técnica ao seu animal, observando os motivos e o tempo do tratamento.

Florais

Aromaterapia

É uma terapia que utiliza substancias aromáticas naturais em diversas formas de aplicação, é uma terapia que obtém uma resposta muito boa, já que os animais possuem o olfato muito mais desenvolvido que os humanos. É importante observar se o seu animal não possui alergia a determinados aromatizantes.

A aromaterapia além de ser usado para acalmar e relaxar os animais, também pode auxiliar no combate de pulgas e carrapatos e seus óleos essencias podem ter ações antiinflamatórias, fungicidas, cicatrizantes, hipotensoras, hipertensoras, depurativas, adstringentes, expectorantes, anti-sépticas, digestivas, reguladoras hormonais, estimulantes, sedativas, revigorantes entre outras; logo, podemos indicar a aromaterapia como auxílio no tratamento de alterações físicas e emocionais de seu animal.

Algumas sugestões:

  • Feridas abertas – Lavanda, Tea-Tree, Rosa, Neem;
  • Traumas – Pau rosa, Lavanda, Camomila;
  • Ossos – Lemongrass;
  • Ansiedade nervosa e Estresse – Lavanda, Gerânio, Camomila;
  • Machucado de Sela (para cavalos) e Machucados – Lavanda, Rosa, Tea-Tree;
  • Orelhas mordidas de cachorros ou gatos – Hortelã pimenta;
  •  Pulgas – Tea-Tree, Neem;

Homeopatia

A Homeopatia foi criada em 1796 pelo médico alemão Samuel Hahnemann, seu princípio baseia-se em que qualquer mal que atinja o corpo é uma forma de desequilíbrio ocasionada por algum tipo de perturbação da energia vital e, para curá-lo, basta restaurar esse equilíbrio, o que é feito por meio de medicamentos naturais em quantidades muito pequenas que são misturados a grandes volumes de água, álcool ou sal.

Muitas são as dúvidas sobre tratamento com produtos homeopáticos, talvez pelo fato de todos associarem a homeopatia com um tratamento demorado, o que poucos sabem é que nem sempre é assim, que o tempo do tratamento vai depender da reação do seu organismo, sendo alguns mais lentos e outros mais rápidos.

Qualquer doença que o animal tenha, pode ser usado a homeopatia, desde que o animal tenha condições orgânicas para responder ao tratamento. Animais com câncer, pode-se usar a homeopatia como aliado na melhora da qualidade de vida, porém, não existe relatos de cura do câncer com homeopáticos.

Florais de Bach

Descoberto pelo Dr. Edward Bach, por volta dos anos 30, florais baseia-se na essência de certas flores silvestres, não usando o material físico da planta, mas a energia essencial que se encontra dentro da flor. Essa energia é extraída das flores pelos métodos solar e de fervura e acondicionada em água para os animais, tanto para bebida quanto pelo aroma. Os florais tratam a causa mental e emocional da doença e desordens da personalidade do animal, pode ser usado com qualquer outro medicamento, sendo um tratamento complementar e não alternativo.

Hidroterapia

É uma terapia bastante antiga que baseia-se na fisioterapia com exercícios na água, sendo cada vez mais usada na reabilitação de cães obesos ou com problemas ortopédicos e neurológicos.  A hidroterapia é considerada um dos melhores exercícios para cães, pois como diminui a ação da gravidade o animal consegue se movimentar com facilidade, sem o cansaço que seria causado por atividades no solo.

São inúmeros os benefícios da hidroterapia, desde coordenação, equilíbrio, ganho de massa muscular, melhora nas articulações, circulação sanguínea, alívio das dores e parte cardiorrespiratória, sendo observado os benefícios após aproximadamente 30 dias após iniciado o tratamento. Além de ser uma ótima terapia, ainda pode ser uma maneira agradável e divertida de exercitar seu cãozinho.  A hidroterapia é indicada para todos os animais, inclusive gatos, tendo cuidado redobrado em animais idosos, obesos ou com algum problema específico.

As sessões geralmente ocorrem de uma a duas vezes por semana, com exercícios que variam de natação a hidroesteira, sendo uma média de 5 a 20 minutos, dependendo do caso do animal.

Essas são as principais e mais procuradas terapias alternativas, sendo que em todos os tipos  apresentados, é essencial o acompanhamento de um veterinário, que saberá qual a melhor alternativa para seu bichinho. O importante é sempre procurar o melhor para a saúde e bem-estar do seu animal. Enquanto a massagem, essa pode começar hoje mesmo, será um modo de criar um vínculo ainda maior com seu pet e proporciona-lo imenso prazer, trazendo inúmeros benefícios ao animal e o dono.

Autora: Narayana C. Lopes e Silva

 

 

 

Fontes:

http://www.scielo.br/pdf/cr/v40n2/a450cr1366.pdf

http://www.petmag.com.br/13390/terapias-alternativas-em-caes-e-gatos/

http://animalplanet.discoverybrasil.uol.com.br/terapias-alternativas-para-animais-de-estimacao/

http://vettherapy.blogspot.com.br/2013/04/os-beneficios-da-massagem-em-caes-e.html

http://www.caocidadao.com.br/artigo/beneficios-da-massagem-em-caes/

http://www.curapelanatureza.com.br/2011/12/cancer-em-animais-e-os-florais-de-bach.html

http://www.webanimal.com.br/cao/index2.asp?menu=homeopatia_duvidas.htm

http://www.agendapet.com.br/2013/03/homeopatia-para-animais-o-que-e-e-como-funciona.html

http://www.webanimal.com.br/cao/index2.asp?menu=hidro.htm

http://www.petzlife.com.br/#!Hidroterapia-canina-promove-benefcios-ao-seu-co/c1if3/E8F1EA28-8A81-4E6F-A429-E97634E7E7EB

http://revistameupet.com.br/saude/hidroterapia-cura-pela-agua/747/

http://www.amadopet.com.br/servicos.php?cod=11

http://www.aromalandia.com.br/animais.html

Sobre Lucas Araujo

Advogado, empresário, adora aprender mais sobre animais e seus comportamentos. Vamos aprender juntos?

Veja também

Como viajar com animais de estimação

Para que você saiba mais sobre como viajar com animais de estimação, entenda que esse …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *