Notícias quentes
Página Principal / Cuidados e Saúde / Tosar em casa: quais os cuidados?

Tosar em casa: quais os cuidados?

Quem tem cachorro em casa sabe que o banho e a tosa são fundamentais para o seu bem estar e higiene. Mas nem todos levam os pets para a pet shop para o banho e a tosa. Por isso, preferem fazer a higiene em casa. Mas será que a tosa em casa proporcionam toda a segurança para os seus bichinhos de estimação?

O banho pode ser dado em casa de forma tranquila. Já a tosa exige alguns cuidados. Se você se sente inseguro e pretende fazer a tosa de seu pet, o aconselhável é fazer um curso de tosador para ter conhecimento de algumas técnicas e assim se sentir mais capacitado.

Cuidados: tosa em casa

Para fazer a tosa em casa é importante ter a disposição alguns materiais como: escova, rasqueadeira, tesoura e máquina. As máquinas de uso profissional possuem um valor mais elevado, pois são utilizadas pelos profissionais nas pet shops. Mas você pode comprar outras por um valor mais acessível. Claro que as máquinas com valor elevado são menos barulhentas.

Já algumas tesouras você poderá comprar em sites de variedade de pet shop. Você poderá encontrar diversas tesouras indicadas para algumas raças e determinado tipo de pelo.

dog-237193_1920

Para os cães com pelagens mais longas o mais indicado é a máquina. A tesoura acaba sendo utilizada mais para os acabamentos finais. O cuidado aqui é em relação à lâmina correta que deverá ser feita na altura ideal. Outro cuidado é para que a máquina seja limpa e esterilizada.

Muitos pets até preferem ser tosados em casa, pois se sentem mais confortáveis com seus donos. Alguns também ficam estressados pelo simples fato de saírem de casa e irem para o pet shop.

Raças e cuidados

Algumas raças exigem mais cuidado que as outras. Nestes casos o mais indicado é levar para um profissional na pet shop tosar. Ele tem conhecimento e vai saber como deverá ser realizada a tosa. É importante saber que a pele dos pets é bem sensível e qualquer descuido pode acabar machucando seu bichinho de estimação.

A tosa pode ser feita de tesoura ou máquina, mas vai depender muito do tipo de pelagem do cão. Neste momento é importante que você faça de forma uniforme e atente para não deixar falhas.

Algumas raças precisam de tosa constantemente como: poodle, Lhasa Apso e Shih-tzu. Nestas raças você pode fazer a tosa leão, tosa carneirinho, tosa bebê, Tosa Schnauzer entre outras.

Dicas gerais

  • Quando for tosar faça com calma e observe como está a pele do seu bichinho. Se por acaso há feridas ou alergias;
  • Depois do banho e da tosa recompense seu pet com uma comidinha ou com seu brinquedo favorito;
  • Observe se na pelagem não há pulgas ou carrapatos;
  • Se o cão não parar quieto é melhor contar com a ajuda de alguém e se você não se sentir seguro é melhor não realizar a tosa.

Neste vídeo aqui você poderá conferir como pode  tosar em casa de maneira higiênica. Clique e assista!

 

Sobre Angelica Weise

Jornalista freelancer. Mestranda na UFSM. Escreve sobre os mais diversos assuntos e ama seus pets.

Veja também

Como viajar com animais de estimação

Para que você saiba mais sobre como viajar com animais de estimação, entenda que esse …

2 Comentários

  1. Top ,muito bom melhor artigo !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *