Notícias quentes
Página Principal / Cuidados e Saúde / 3 alimentos permitidos para gatos

3 alimentos permitidos para gatos

A alimentação do gato é um elemento fundamental para manutenção da sua saúde.

Se queremos que nosso gato seja saudável e forte precisamos fornecer os nutrientes que ele precisa.

Sendo carnívoro por natureza, sua alimentação deve conter uma base de carne que forneça as proteínas necessárias, bem como uma contribuição de taurina, um aminoácido que é muito importante para o gato. Mas essa composição é encontrada nas rações que são equilibradas e feitas para o gato ter uma boa saúde.

Quando amamos muito nosso gatinho ficamos até com vontade de dar aquele chocolate que estamos comendo. Mas é importante salientar que muitos alimentos humanos podem não ser seguros para eles justamente porque nós temos necessidades nutricionais muito diferentes.

Então vamos tentar saber quais são alguns dos alimentos que podem ser permitidos para gatos? Mas lembre-se: não estamos incentivando você a dar esses alimentos. O mais indicado é a ração. Mas caso ele vá comer, não é tão ruim assim.

alimentação nos gatos

1.Carne de frango e outros tipos de carne:

Essas carnes (sempre cozidas e nunca cruas) fornecem nutrientes ao gato. O fígado, presente na maioria dos alimentos, fornecerá muito ferro. Moderação é o segredo!

2.Peixe

O  peixe  (cozido) é muito benéfico para gatos. O mais recomendado é o peixe branco e sempre sem espinhas, mas você também pode dar atum. É claro que qualquer cheiro de peixe já deixa os gatos bem loucos. Melhor não ser enlatado, porque eles carregam muito sal.

O peixe é bom para gatos ? É muito comum acreditar que sim, mas se o seu gato come peixe cru, pode eliminar a possibilidade de assimilação da vitamina B do seu corpo. Portanto, é aconselhável dar peixe cozido no vapor e não cru.

3.Cenoura

Alguns vegetais incluindo cenoura, acelga, abobrinha e beterraba são adequados para gatos. No entanto, eles geralmente não gostam de verde.

Outros alimentos que os gatos podem comer

Embora muitos dos alimentos que você costuma comer sejam prejudiciais aos gatos existem algumas exceções.

É recomendável que você alimente seu gato com alimentos especiais projetados para ele, mas se você não puder evitar tratá-lo de vez em quando  dê uma olhada nesta lista de alimentos que você pode fornecer em pequenas quantidades:

  • Frango ou peru cozido: o frango é o alimento perfeito para dar ao seu gato quando ele estiver doente. Ele irá ajudá-lo a curar mais rápido e você.
  • Iogurte: Embora os gatos sejam intolerantes à lactose você pode administrá-lo de vez em quando, pois eles gostam muito. Mas sempre tome cuidado para não exagerar.
  • Ovos: Os ovos são uma ótima fonte de proteínas e vitaminas. Muitos dos alimentos especiais para gatos contêm ovos, pois são bastante benéficos. Lembre-se de cozinhá-los antes de dar ao seu gato, pois isso reduzirá o risco de doenças que esse alimento pode transmitir.
  • Bananas: Você pode dar pequenos pedaços de banana ao seu gato de vez em quando para dar a ele uma dose extra de potássio.
  • Manteiga e óleo: não é bom dar grandes quantidades de manteiga ou óleo ao seu gato, mas às vezes você pode adicionar meia colher de sopa à comida, pois isso ajuda a eliminar mais facilmente as bolas de pelo irritantes.
  • Arroz: Gatos, como seres humanos podem precisar de uma dieta suave quando estão doentes. Especialmente quando eles sofrem de problemas gastrointestinais. Nesses casos, você pode dar a ele um pouco de arroz acompanhado de pequenos pedaços de frango. Ele irá se recuperar rapidamente!
  • Vegetais cozidos: Muitos gatos adoram vegetais e alguns fornecem a fibra necessária para sua dieta quando formam bolas de pelo. Eles geralmente gostam de brócolis ou cenoura.

Como alimentar um gato adulto

alimentação de gatos

Quando ele atinge a idade adulta a dieta do gato não se concentra mais no crescimento, mas na manutenção de seu peso.

Para alimentar esses gatos veremos a atividade deles. O objetivo é mantê-los em uma condição corporal ideal. Gatos obesos terão problemas de saúde e complicações. Eles se destacam pela gordura que torna impossível sentir as costelas.

Pelo contrário, em gatos muito magros  podemos ver essas costelas a olho nu. Nenhuma das condições é recomendada. Um gato saudável é de aparência atlética, em que as costelas não são vistas, mas são palpáveis ​​sem dificuldade.

É importante ter em mente que os gatos não são cães, portanto não devemos alimentá-los igual. Por isso é que existe ração para gato e ração para cachorro. Gatos têm alta proteína e necessidades de taurina , pois consideram essencial e não são capazes de produzir tudo o que precisam.

Essa foi uma lista. Mas isso não quer dizer que você deve alimentar seu gato com essas comidas. Provavelmente seu veterinário já deve ter recomendado apenas a ração. Sempre converse com ele. Lembrando que nós não estamos falando para você alimentar o seu gato com esses alimentos. Cada caso é um caso e merece atenção.

 

Sobre Angelica Weise

Jornalista freelancer. Mestranda na UFSM. Escreve sobre os mais diversos assuntos e ama seus pets.

Veja também

Limpeza Bucal Do Seu Gato: Saiba Como Fazer

Embora os felinos sejam muito higiênicos e passem o dia todo lambendo, há uma parte …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *