Notícias quentes
Página Principal / Cuidados e Saúde / 5 erros na educação dos gatos

5 erros na educação dos gatos

Educar um gato requer tempo e dedicação, e mesmo tutores experientes podem ter dúvidas. Sabemos que educar um gato precisa de tempo e dedicação, e mesmo tutores experientes podem acabar ficando em dúvida do que pode e do que não pode.

Ao decidir adotar um gato, é provável que tenhamos algumas dúvidas sobre educação dos gatos. Até porque educar um gato exige tempo e entrega.

O importante é que algumas regras sejam aplicadas. Mesmo os gatos se adaptarem bem, é preciso paciência e dedicação na hora de educar.

Gatos são diferentes de cachorro

educação dos gatos

Embora pareça óbvio, às vezes esquecemos que um gato não é o mesmo que um cachorro. Os felinos são animais selvagens e preferem sua vida solitária e independente, enquanto os cães se adaptaram à estrutura hierárquica de uma matilha para garantir sua sobrevivência.

Ambos podem ser muito caseiros e carinhosos, mas os bichanos tendem a ter uma personalidade mais independente. Anteriormente, havia a crença de que a violência cumpria um papel educacional, graças a Deus, hoje isso mudou. Então a primeira regra a saber é não suar a violência na educação dos gatos.

Na natureza, os gatos são caçadores solitários que geralmente não são agrupados em bandos. Porém, o  gato é um animal extremamente curioso e ágil, que permite alcançar quase todos os lugares da casa, o que pode ser combatido contra a sua segurança pela variedade de eletrodomésticos, como cozinhas, fogões, geladeiras, máquinas de lavar roupa que podem ser usadas.

Então se você quer guarda algo com muito carinho, o interessante não é deixar tão à vista, principalmente quando o gato é novo.

Mesmo os gatos sendo mais independentes, isso não significa que eles são indiferentes ao amor. Se um gato procura a sua companhia, é porque ele se sente confortável e amado. Só ele não gosta de ser forçado a nada.

Em resumo, tanto gato quanto cachorros são ótimos companheiros de aventuras, mas é conveniente ter em mente suas diferenças. Então vamos ver os erros na educação dos gatos? Conheça alguns!

Erros na educação dos gatos

educação dos gatos

1.Pensar que eles são como cães

Um erro comum é acreditar que o gato será um animal de estimação tão obediente e submisso quanto um cachorro.

É verdade que cada gato é diferente e pode acontecer que você tenha um gato que peça muitos mimos e se sente para assistir TV com você.

Geralmente isso não acontece e você precisa entender que os gatos têm seu tempo e precisam de seu espaço.

2. Dar muita comida

Como se fosse um bebê, existem muitos donos de gatos que pensam que quanto mais eles alimentam seus animais de estimação, mais eles irão amá-los e também parecerão mais bonitos e saudáveis.

No entanto, nada está mais longe da realidade … Devemos sempre ter em mente que a obesidade é uma condição que gera muitos perigos para a saúde de nossos gatos, pois o animal pode desencadear doenças muito graves, como diabetes e outras doenças. Eles reduzem drasticamente sua expectativa de vida.

3.Perder a paciência

educação dos gatos

Outro erro comum que podemos cometer é não ser constante.

A educação de um cão ou gato exige paciência e repetição , pois assim você aprenderá um determinado comportamento e evitaremos outros que possam prejudicar a coexistência ou a sua saúde.

Punição, gritos ou reações exageradas podem gerar medos e afetar o vínculo entre o dono e o animal de estimação.

Antes de repreender seu comportamento, tente praticar as ordens de obediência e recompensar seus sucessos (reforço positivo).

4: Não vacinar nem desparasitar o gato

Outro erro bastante comum na hora de cuidar de um gato é não prestar os devidos cuidados veterinários que ele necessita. Ou seja, o descuido com a saúde dele é uma peça fundamental para o seu aprendizado. As vacinas as importantes. Não podemos pensar que uma vez que o gato não sai de casa e come apenas ração especializada, não pode contrair doenças nem ter parasitas.

 5.Não dar carinho e atenção

Outro erro comum é não dar carinho e atenção. Não adianta adotar se você não tem tempo e que não quer se dedicar para essa relação.

Para uma boa educação dos gatos a limpeza é importante a limpeza.

Portanto, os erros mais comuns ao escolher a caixa de areia geralmente são do tamanho (você precisa se virar confortavelmente), não a limpa bem no caso de ser fechada (o cheiro forte o repelirá) e uma mudança repentina no tipo de areia que usamos.

 

Sobre Angelica Weise

Jornalista freelancer. Mestranda na UFSM. Escreve sobre os mais diversos assuntos e ama seus pets.

Veja também

Eutanásia Em Animais

Como Funciona A Eutanásia Em Animais? Saiba nesse texto

Falar sobre esse assunto pode ser polêmico. Mas não é o objetivo desse texto. Queremos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *