Notícias quentes
Página Principal / Todos as postagens / 6 coisas que os cães podem perceber nos humanos

6 coisas que os cães podem perceber nos humanos

Você já deve ter ouvido falar que a intuição do cachorro é muito forte! Realmente eles conseguem perceber coisas em nós que nem imaginamos, e a ciência tem mostrado cada vez mais como os cães leem os sinais comportamentais dos humanos.

Saiba de 6 coisas que os cães podem perceber nos humanos!

1-Seu humor: é verdade sim que os cães podem perceber o seu humor, e ainda podem tirar proveito disso.  Quando eles percebem que os seus tutores estão mais felizes, por exemplo, pedem ainda mais carinho e tem mais disposição para brincar com ele. É muito comum o cão ficar estressado quando estamos nervosos ou não sair do nosso lado quando estamos tristes.

 2-Quando não está prestando atenção: já falamos que eles são espertos. E não é por menos. Perceba que quanto mais distraído você está, ai sim que ele consegue aprontar. Sabe por que ele faz isso? Ele fez isso simplesmente porque percebeu que você não estava mais atento a ele.

Os cães são bastante inteligentes e sabem quando você não está prestando atenção nele e quando ele pode “aprontar”. Algumas vezes eles chegam a fazer alguma brincadeira justamente para ter novamente a sua atenção.

3-Ansiedade e estresse: por essa você não esperava. Mas é verdade sim que um cachorro pode perceber muito bem quando o seu dono está ansioso e pode até mesmo entrar nesse estado de espírito. Provavelmente, o cachorro vai latir ou sentir-se inquieto.

Percebendo o estresse do seu dono, ele pode também ficar mais suscetível ao estresse, e por isso chamar a sua atenção, provavelmente de forma negativa.

4-Felicidade: assim como eles conseguem perceber quando os seus tutores estão mais estressados, eles captam a felicidade de seu dono. Nestes momentos, é bem mais provável que ele até apronte, ou fique bem de boa curtindo a companhia do seu dono.

5- Você está bravo: cachorros também conseguem perceber quando os seus donos estão brabos. E eles são bem espertos que nem se aproximam de você. Afinal, eles querem distância de levar um xingamento de graça!

6-Partos: essa parece até estranha, mas é verdade. Os cães podem captar e sentir um cheiro específico liberado pelo organismo das grávidas, dias ou horas antes de darem à luz. Há casos que isso já ocorreu.

Inclusive há histórias de cães que não deixavam suas donas sozinhas um segundo no dia anterior ao parto ou horas antes de seus bebês nascerem? Não é mesmo incrível?

Por que os cães sabem o que seus donos sentem?

A pergunta que muitas pessoas se fazem é: de onde é que os cães receberam esse dom e porque sabem desse comportamento?  Tudo isso é porque os cachorros pressentem e, por meio de um comportamento inquieto e anormal, tentam alertar os humanos do que está prestes a acontecer.

Alguns pesquisadores fazem essa relação pelo fato os cachorros serem descendentes dos lobos. Mas é fato também que a capacidade de compreender os sinais sociais evoluiu na medida em que eles iam aprendendo a caçar.

Acreditando ou não, os cães como animais são seres sensíveis e especiais. E hoje em dia, no entanto, devido à correria do dia a dia, não é comum os donos se preocuparem com o comportamento de seus cães. Muitos ignoram o comportamento do cachorro, mas eles não ignoram o seu! Tanto é que estão sempre muito atentos ao que você faz.

Assim como os cães podem notar o seu comportamento, quem sabe você também pode se atentar e interpretar a mensagem que seu cachorro está tentando enviar a você, observando o seu comportamento.

Então antes de achar que ninguém nota o seu comportamento, é bem provável que o seu cão esteja bem atento. Até porque você já deve ter observado que ele muda o comportamento alguns dias antes de você viajar. Mesmo sem a sua mala estar pronta!

Incrível não é mesmo? Por isso é que os cães são capazes de uma forte intensidade emocional e percebem muitas coisas nos seus donos. Talvez se o seu cachorro está muito estressado ou tenso, quem sabe na verdade é você que está com este comportamento.

Pense a respeito! E você, acredita que o seu pet consegue notar este comportamento em você? Deixe seu comentário!

Sobre Angelica Weise

Jornalista freelancer. Mestranda na UFSM. Escreve sobre os mais diversos assuntos e ama seus pets.

Veja também

Poodle

Poodle: saiba tudo sobre a raça

O poodle é raça antiga de origem francesa. É conhecida pela inteligência e vivacidade. É …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *