Notícias quentes
Página Principal / Diversão / 6 formas de comunicação dos gatos com seu dono

6 formas de comunicação dos gatos com seu dono

Dentre miados e olhares os gatos tem uma particularidade na hora de se comunicar. Quem ainda não está habituado com os felinos poderá não compreender essa comunicação. Por isso, este texto é voltado para as formas de comunicação dos gatos com os seus donos. Lendo o texto você vai descobrir o significam algumas destas expressões.

1-Ronronar: para muitos quando o gato ronrona é sinal de felicidade. Na maior parte das vezes sim. Isso quer dizer que ele está feliz, satisfeito no momento, seja com o carinho ou por estar de boa. Mas é preciso se atentar também. Em alguns casos pode indicar até doença. Mas aí você deverá observar todo o comportamento dele. Se por acaso está comendo bem, como tem se comportado.

cat-1513184__340

 

2-Conversando pela cauda: a comunicação dos gatos se dá muito pela cauda. Mas depende muito dos movimentos. Alguns podem expressar felicidade como também medo. Por exemplo, quando a cauda está vibrando é porque o gato está muito animado e feliz em te ver. Se a cauda estiver para baixo ele está assustado. Já quando a cauda se curva e o pelo fica espetado é indício de que ele pode estar bravo, isso normalmente acontece em alguma briga ou quando está ficando estressado.

cat-691532_960_720

 

3-Se esfregar nas pernas: Um gato que se esfrega em você está marcando-o como propriedade dele. Também pode ser uma espécie de saudação. Ele quer dizer que gosta de você. Em outros casos pode também ser um chamado especial, para, por exemplo, pedir comida de forma carinhosa.

cat-287022_960_720

 

4-Orelhas: comece a observar os movimentos da orelha de seu gato. Gatos que estão ansiosos, por exemplo, as orelhas se movem para baixo de forma rápida. Já quando está bravo com alguma situação ele irá baixar as suas orelhas.

cat-1165587_960_720

 

5-Miado: o miado é uma das formas para os gatos chamarem a atenção de seus donos. Seja por pedir carinho, ou por demonstrar que estão com fome. Já quando o gato lambe o seu dono, isso mostra sinal de confiança. Ele pode considerá-lo parte da família, como uma mãe que limpa seus filhotes. Se ele chegar a te morder, está na hora de deixá-lo sozinho.

cat-1986499_960_720

 

6- Amassar pão: essa é uma das expressões mais afetuosas que os gatos podem demonstrar aos seus donos e também para dizer que estão bem tranquilos. Não são todos que fazem isso. Esse momento é de segurança e tranquilidade, e amassar pãozinho no seu dono quer dizer que ele se sente seu filho.

Observaram a comunicação dos gatos? Ah e eles ainda podem se comunicar através dos olhos. Por exemplo, pupilas dilatadas indicam medo e uma conduta agressiva. 

Sobre Angelica Weise

Jornalista freelancer. Mestranda na UFSM. Escreve sobre os mais diversos assuntos e ama seus pets.

Veja também

Tirar fotos dos animais de estimação

8 Dicas Incríveis Para Tirar Fotos Do Seu Gato ou Cachorro

Os animais de estimação são parte tão importante de nossas vidas que os amamos como …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *