Notícias quentes
Página Principal / Cuidados e Saúde / 7 alimentos que são perigosos para os gatos

7 alimentos que são perigosos para os gatos

Se você tem em gato em casa, saiba que os cuidados com os alimentos valem que nem para os cachorros. Alguns alimentos podem ser perigosos para os gatos, causando mal estar, entre outras complicações sérias. Por isso, fique atenta a alguns cuidados.

Os gatos quando acostumados desde filhotes gostam muito da ração. Mas sabemos que eles são carnívoros por natureza, e se eles verem qualquer alimento sobre o chão, ou até mesmo na mesa, podem sim tentar comer. Conheça sete alimentos que você não deve oferecer para o seu gato!

Alimentos que o gato não deve comer

Para oferecer ao seu gato uma alimentação de qualidade, a escolha pelas rações sempre é recomendável. Isso vai oferecer ao seu gato uma vida mais longa. Por isso, a lista a seguir dos alimentos deve ser evitada.

1-Chocolate: você já deve ter percebido, mas muitos gatos gostam de doces, e quando o seu tutor comer chocolate, eles logo se mostram interessados. Mas o chocolate deve ser evitado porque contém cafeína, e em alguns casos pode até ser fatal para o gato. Muito cuidado! Na tentativa de agradar você pode colocar a saúde do seu gato em risco.

2-Leite: você escutou por muito tempo que o leite é ótimo para os gatos, e até muitos gostam! Mas o leite é recomendado para gatos filhotes até 45 dias de vida. Após, o leite deve ser evitado porque a maioria dos gatos é intolerante à lactose, principalmente quando adultos.

3-Ração de cachorro: se é de cachorro, ela não deve ser dada para o gato, o mesmo vale a ração dos gatos que não deve ser oferecida para os cachorros. A composição das rações é feita de acordo com as substâncias que os gatos mais precisam. Neste caso, a do gato é a taurina. E quando não há essa substância, sérios problemas podem ocorrer como cegueira e alterações cardíacas.

4-Bebidas alcoólicas: jamais ofereça ao gato bebida alcoólica. Até por curiosidade. Isso porque o gato pode ter complicações e isso acaba causando alterações no fígado, pâncreas e rins. Além disso, não é um ato nada bonito de se ver.

5-Osso: outro cuidado é evitar de se oferecer osso ao seu gato. Na tentativa de roer o osso, pode haver perfurações, e até sérias. Além disso, ele deve ser evitado porque aumenta a concentração de sais minerais, como o cálcio, na urina, e isso prova complicações sérias.

6-Uva: Outro alimento que embora pareça até inocente, é a uva. Muitos veterinários e pesquisadores não sabem dizer ao certo qual é a composição que pode causar ao gato quando ingerir uva a lesão renal. E de problemas renais, os gatos já costumam sofrer com frequência. Por isso, evite! 

7- Comidas temperadas com alho e cebola: e por fim, outro alimento que você deve evitar dar para o seu gato são comidas temperadas com alho e cebola. Segundo pesquisadores, em sua composição a presença de “dissulfeto de alipropila e alicina, substâncias que ocasionam anemia em felinos”. Neste caso, todo o cuidado é pouco.

Referência: Royal Canin

Sobre Angelica Weise

Jornalista freelancer. Mestranda na UFSM. Escreve sobre os mais diversos assuntos e ama seus pets.

Veja também

Como viajar com animais de estimação

Para que você saiba mais sobre como viajar com animais de estimação, entenda que esse …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *