Notícias quentes
Página Principal / Diversão / 8 curiosidades do seu cachorro que você nunca imaginou

8 curiosidades do seu cachorro que você nunca imaginou

Os cães são nossos fiéis companheiros há mais de 15 mil anos. Hoje, centenas de milhões de lares em todo o mundo têm animais de estimação e cada vez mais. Se você é um dos sortudos que ama o seu cachorro louco, tanto quanto um filho, vai gostar de saber das curiosidades que iremos apresentar aqui neste texto! Afinal, os cachorros sempre podem nos surpreender!

Há muitas crenças comuns sobre o homem e os cães, mas isso também despertou a curiosidade dos cientistas. Normalmente, as pessoas ouvem que os cães podem sentir quando os donos estão tristes ou doentes e podem até prever gravidez. No entanto, o que os cientistas dizem sobre os cães? Vamos dar uma olhada em algumas curiosidades científicas sobre o cachorro. Descubra mais sobre as curiosidades do cachorro lendo o texto!

Curiosidades sobre os cachorros! 

Curiosidades sobre os cachorros

Curiosidades envolvendo cachorros sempre intrigam os donos. Por isso, apresentamos neste texto algumas curiosidade de seu cachorro que vai chamar a sua atenção.

 1- O cão é tão inteligente quanto um menino de 2 anos: Não é por nada que  dizem que ter um cachorro é como ter um bebê. Ambos os cães e crianças de dois anos têm um nível intelectual semelhante. Os cachorros entendem gestos, tons de voz e aproximadamente 250 palavras. Além disso, os cães têm uma quantidade excessiva de energia. Talvez seja por isso que entre filhotes e filhos eles se entendem muito bem.

2- Os cachorros podem ver no escuro: Não são só os gatos que podem ver no escuro. Os olhos dos cães têm uma membrana especial que também lhes permite ver no escuro. Além disso, os bigodes, que não servem apenas para torná-los especialmente adoráveis, ajudam a capturar pequenas mudanças nas correntes de ar para deduzir o tamanho, a forma e a velocidade das coisas próximas. Toda uma superpotência de cachorro.

3- O cachorro tem noção do tempo e sabe quando está atrasado: essa curiosidade você sabia? Não é por acaso que o cão fica louco quando é hora de comer ou andar. Ele faz isso porque sabe que horas são! Os cães aprendem com nossas rotinas e hábitos para saber disso. Além disso, através do nariz , sabem quando  voltará do trabalho. O nariz percebe o quanto o aroma foi diluído desde que saiu para saber em que ponto  costuma retornar. Então não fique para trás! Os pets vão pensar que algo aconteceu com você.

Curiosidades sobre os cachorros

4- Cães escutam 4 vezes mais do que nós: a quarta curiosidade é que você sabia que os filhotes nascem surdos, mas superam rapidamente nossas habilidades auditivas. Os pets podem até ouvir sons mais altos. Os cães detectam uma faixa de frequência de 67 a 45.000 hertz para nossos 64 a 23.000 hertz. Mas, assim como os humanos, a audição se deteriora com a idade.

 5- O olfato do cão é até 10 milhões de vezes melhor que o seu: Dependendo da raça, o cão pode ter até 60 vezes mais glândulas de cheiro do que você. Da mesma forma, a parte do cérebro do  cão que controla o cheiro é 40 vezes maior que a sua, embora seja menor. Quando o leva para passear e ele fareja cada centímetro do parque, o filhote está aprendendo coisas que nunca saberá …

6- O cão pode sentir e cheirar os sentimentos: Quando  está nervoso ou com raiva, por exemplo, há mudanças sutis no odor do corpo devido à transpiração que o cachorro pode detectar. Graças a isso, pode deduzir como se sente e oferecer suas carícias para se sentir melhor. Alguns podem até detectar doenças ou saber se alguém da família está grávida. Imagine tudo o que eles poderiam nos dizer se eles falassem. O filhote pode captar mudanças sutis em  perfume, o que pode ajudá-lo a descobrir como está se sentindo – como cheirar sua transpiração quando ficar nervoso ou com medo. Também é provável que os cães possam detectar certas doenças ou saber que um membro da família está grávida. Você sabia dessa curiosidade?

7. Cães e gatos bebem a água da mesma maneira:que curiosidade incrível não é mesmo? Isso pode ser difícil de acreditar, já que os cães são bebedores confusos, mas, assim como os gatos, nossos amigos caninos dobram a ponta da língua e levantam líquidos em uma coluna até a boca.

8. O cão não gosta de você falando com ele como se ele fosse um tolo: fique atento a essa curiosidade! Temos dificuldade em evitá-lo. Vemos um cachorro, nosso ou de outra pessoa, e começamos a conversar com eles como se fossem bebês ou não têm ferver. Enquanto os filhotes apreciam esse gesto, os cães adultos não gostam de nada que  mantenha essa atitude com o cão.

Curiosidades sobre os cachorros

Mesmo que a compreensão das palavras ditas por seus mestres seja sempre limitada, os cães são perfeitamente capazes de distinguir uma ampla gama de tons vocais. Por exemplo, eles podem entender o nome e reagir quando são pronunciados, mas o tipo de reação dependerá de como cachorros ouvem a voz do mestre : tons alegres deixam o cachorro excitado e brincalhão, enquanto tons irritados o deixam triste ou amedrontado

E mais,  sabia que as suas “impressões digitais” estão em seus narizes? Assim como temos nossas impressões digitais, os cães têm uma “impressão” natural e única em seus narizes. Cada cão nasce com “marcações” únicas em seus narizes. Mesmo que esse tipo de impressão expresse a identidade do animal, ele não pode ser usado como um método de identificação (como um microchip).

E aí? Você já sabia dessas curiosidades? Deixe o comentário no post! Qual curiosidade chamou mais a sua atenção?

Sobre Angelica Weise

Jornalista freelancer. Mestranda na UFSM. Escreve sobre os mais diversos assuntos e ama seus pets.

Veja também

Poodle

Poodle: saiba tudo sobre a raça

O poodle é raça antiga de origem francesa. É conhecida pela inteligência e vivacidade. É …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *