Notícias quentes
Página Principal / Cuidados e Saúde / Adotou um gatinho ou cãozinho? Saiba quais os cuidados básicos

Adotou um gatinho ou cãozinho? Saiba quais os cuidados básicos

Se você adotou um pet, seja cachorro ou gato, é fundamental ter alguns cuidados para evitar que os animais fiquem doentes, ou não se desenvolvam com saúde.

Primeiras medidas para quem adotou um pet

Uma das primeiras dicas é se atentar em relação às vacinas. Se essas foram realizadas, se falta e claro, realizar todas de acordo com as instruções do médico veterinário. Assim que você adotou um pet, leve-o primeiramente ao médico veterinário para que ele possa examinar e lhe dizer até mesmo os próximos passos que você deve tomar com o filhote de gato ou cachorro.

Dentro dessas etapas, o veterinário vai lhe orientar como proceder em relação a exames de fezes (no caso dos gatos), e também vermifugação, tanto para cachorro quanto para o gato. Essa etapa deve ser realizada, pois se ambos tiverem muitos vermes quando filhotes podem acabar morrendo. Todas estas etapas, de quando em quanto tempo realizar vacinas e exames, você poderá tirar dúvidas com o veterinário.

Outra etapa importante é cuidar da alimentação. As rações são indicadas para filhotes de cachorro e gato, e neste caso até um ano de idade, aconselha-se dar ração para filhotes. Nas rações estão presentes todas as substâncias importantes que os filhotes precisam para se desenvolver com saúde.

Os cuidados com o banho também devem ser tomados para que o filhote tenha higiene. O banho já é recomendado para filhotes desde os 45 dias, dependendo da raça. Você pode levar para o pet shop, ou até mesmo dar o banho em casa. Muito cuidado e paciência nesta hora. Como é o primeiro banho, ele podem se assustar. Cuidado também com os ouvidos, aconselha-se colocar algodão para não molhar muito os ouvidos e depois eles terão infecção nesta região.

Outra medida é cuidar com os dentes. Após o segundo mês de vida, aos poucos o tutor pode iniciar a escovação de dentes. Nas pet shops você poderá encontrar os produtos de acordo com a fase do gato ou cachorro. Em nosso site você também encontra uma variedade de produtos. Acesse e confira!

O mesmo cuidado é com o local que eles vão dormir. Existem diversas opções de cama tanto para gato quanto para cachorro. Clicando aqui no site você poderá conferir algumas opções.

As brincadeiras também são importantes para o bom desenvolvimento dos cães e gatos. Brinque com cuidado, porque quando ainda são filhotes eles costumam ser mais frágeis. Essas são algumas dicas. E claro, muito amor e carinho para que seu animal de estimação cresça feliz e saudável.

Sobre Angelica Weise

Jornalista freelancer. Mestranda na UFSM. Escreve sobre os mais diversos assuntos e ama seus pets.

Veja também

Qual a melhor raça de cachorro para apartamento

Qual a melhor raça de cachorro para apartamento É difícil conciliar vontade com a realidade …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *