Notícias quentes
Página Principal / Cuidados e Saúde / Alimentos tóxicos em cães e gatos

Alimentos tóxicos em cães e gatos

Adoro Patas

ALIMENTOS TÓXICOS EM CÃES E GATOS

Todos nós donos de cães e gatos, sabemos bem o quanto se torna difícil negar um alimento ao nosso animalzinho, ainda mais quando fazem aquela carinha de “por favor me dá”. Mas atrás de alimentos “aparentemente inofensivos”, existem vilões na saúde do seu animal. Como por exemplo miolo de pão, esse pode se expandir no estomago do seu animal e provocar fortes dores, sendo assim um dos alimentos tóxicos em cães e gatos.

Muitas pessoas tem costume de dar aquela cebola refogada com gostinho de carne para seu bichinho, sem saber que o consumo desse alimento em excesso, pode causar uma anemia hemolítica, em função de uma substancia encontrada na cebola, o tissulfato, que é tóxico à cães e gatos. Uma pequena quantidade de cebola, tanto refogada, desidratada ou crua, pode ser prejudicial ao seu animal. Cerca de 5g em gatos e de 15 a 30 g de cebola para cães, já é o suficiente para causar alterações hematológicas.

Assim como a cebola, o alho também é tóxico, é comum darmos restos de comidas para nossos animais, muitas vezes aquele arroz temperado com alho. Em grande quantidade o alho no organismo do seu pet, pode causar destruição de células vermelhas resultando em uma anemia. Existem muitos remédios para cães e gatos contendo alho, porém, em quantidades baixas não é prejudicial, lembrando que os remédios tem uma quantidade exata, garantindo a segurança da saúde do seu animal.

Alimentos para animais

Frutas como abacates e uvas devem ser evitadas, a primeira possui uma toxina fungicida inofensiva para humanos, mas nos cães e gatos pode causar desde vômitos a parada da digestão,podendo ser fatal. A uva por sua vez, pode causar insuficiência hepática e renal, e pequenas doses podem levar a morte do animal.

Segundo pesquisas de PELUSO & TUDURY 2010, o chocolate é o maior causador de intoxicação, por conter a teobromina e a cafeína (presente também no café), pertencentes ao grupo das metilxantinas. Essas substâncias podem causar vómitos e diarreia, sede e urinação excessiva, hiperatividade, ritmo cardíaco anormal, tremores, convulsões, coma e até a morte.

Existe uma lista enorme de alimentos que podem causar intoxicação em nossos bichinhos, por isso, sempre a melhor opção é a ração. Pois esta já é balanceada, com ingredientes ideais para nossos pets. Em caso de dúvidas sempre procurar por um Médico Veterinário ou um Zootecnista, esses poderão lhe indicar a melhor ração para animal.

Narayana Cássia Lopes e Silva
Zootecnista, formada na Universidade Católica Dom Bosco, em Campo Grande/MS CRMV-MS 746 ZP

REFERENCIAS

http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/alimentos-proibidos/
http://www.animal.org.pt/index_298_2964952272.pdf
http://dicaspeludas.blogspot.com.br/2012/10/cebola-um-perigo-para-animais-de.html
http://pt.scribd.com/doc/95244539/ARTIGO-Alimentos-Cotidianos-Toxicos-para-Caes-e-Gatos-PELUSO-TUDURY-2010-UFRPE

Sobre Lucas Araujo

Advogado, empresário, adora aprender mais sobre animais e seus comportamentos. Vamos aprender juntos?

Veja também

7 dicas infalíveis de como dar banho em gatos

Se você for o dono de um gatinho e tiver se perguntando: “Com que frequência …

2 Comentários

  1. Muito interessante essa matéria! Todos que temos pets em casa devemos saber isso para proporcionar uma vida saudável a eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *