Notícias quentes
Página Principal / Cuidados e Saúde / As doenças mais comuns em gatos e cachorros

As doenças mais comuns em gatos e cachorros

Assim como os seres humanos adoecem aos animais de estimação acontece a mesma coisa. Tanto cachorros e gatos podem sofrer de algumas doenças comuns, mas mesmo assim, apesar de já termos esses casos controlados, nunca é demais prestar atenção a qualquer sintoma que o animal apresente. Ainda mais por serem integrantes da família, e queremos o seu bem. Afinal, doença em gato e cachorro pode levar a morte, quando a doença não é tratada. E saiba que a doenças comuns nos gatos e cachorros.

Animais de estimação são parte importante de nossas famílias. São companheiros fiéis que nos amam e nos acompanham incondicionalmente e que, como nós, podem adoecer. E quando ficam doentes, é comum a preocupação. Sabemos que qualquer doença pode levar a morte.

No entanto, quando o fazem, não podem nos dizer o que sentem, mas, se estivermos atentos a certos sinais, podemos decifrar o que acontece em fornecer o cuidado e o tratamento de que precisam, sempre sob a supervisão de um veterinário. Aqui estão algumas doenças comuns em cães e gatos.

Como um cachorro e gato, é importante estar ciente das doenças comuns em animais domésticos, a fim de procurar ajuda veterinária para o seu cão favorito e / ou felino, o mais rapidamente possível. As seguintes doenças e condições médicas comuns em cães e gatos estão listadas abaixo. Fique atento a essas doenças comuns que afetam cachorro e gatos e podem matar o seu animal de estimação!

Doenças comuns nos animais de estimação

gatos e cachorros

É essencial que você preste atenção às mudanças nos hábitos do seu animal de estimação, porque muitas vezes esses sinais indicam que algo não está certo. As doenças podem matar! No cachorro, confira as doenças mais comuns!

Vômito e diarreia

A causa comum de vômito e diarreia em cachorro é a infecção conhecida de parvovírus , que ataca células em divisão rápida em um corpo de cães, afetando gravemente o trato intestinal. Outras causas de vômitos e diarreia é comer alimentos inadequados  ou engolir objetos inadequados, as embalagens de comida ou chocolate.

O sintoma  óbvio é vômito regular ou defecar dentro de casa. Não é culpa do seu cachorro que eles tenham feito bagunça – o corpo deles está ordenando que eles se livrem do que está errado, e rápido! Outros sintomas a observar: sangue em vômito, cocô, letargia, perda de peso, febre ou alteração do apetite. Pode parecer algo simples, mas essa doença bem comuns pode levar a outros problemas nos gatos e cachorros.

gatos e cachorros

Infecções de ouvido

Infecções de ouvido podem ser causadas por bactérias, ácaros, fungos, alergias e excesso de pelos no interior da orelha. Os sintomas  comuns: tremores da cabeça excessivamente, mau cheiro, vermelhidão da parte interna da orelha e do ouvido e descargas líquidas de mau cheiro. Muitas infecções podem ser evitadas mantendo o interior e o exterior do ouvido limpos.

Esta infecção no ouvido é comum naqueles  raças com orelhas longas. Um exemplo é o cocker spaniel ou cachorro de caça , embora possa aparecer em todos os cães que tiveram contato com água ou umidade. Essa doença trás mal estar ao cachorro.

Parasitas internos

O grupo comum de vermes que afeta os cães: vermes: achatados e alojados no intestino, alimentando-se dos alimentos ingeridos pelo animal. O contágio é através de fezes contaminadas ou alimentos crus ou mal cozidos.

Gatos

gatos e cachorros

Doença do trato urinário inferior

A doença do trato urinário inferior felino (FLUTD) pode ser fatal aos gatos e abrange série de condições que afetam a bexiga de um gato. Os sinais comuns de FLUTD não são usar a caixa de areia (ou urinar dentro), esticar sem produzir urina e, em casos extremos, sangue na urina. Se você vir algum destes sintomas, procure ajuda veterinária imediatamente. FLUTD pode ser causado por cálculos na bexiga, infecções e até mesmo cânceres.

A doença do trato urinário ocorre na bexiga e na uretra, o tubo que leva à bexiga que leva a urina para fora do sistema do gato. Caracterizada pelo sangue na urina e pela dor ao urinar, a doença do trato urinário não tem  causa específica, mas várias possíveis: cistite, desidratação, infecção bacteriana ou o alto conteúdo de cinzas e minerais na comida de gato seco. Os gatos com problemas urinários ou na bexiga podem se esforçar ao urinar, agachar-se e miar na dor.

O veterinário pode descobrir na parede da bexiga espessada e bloqueio do fluxo de urina ou cristais urinários. Com medicação prescrita e uma mudança na dieta do gato, a infecção deve cessar no prazo de 10 dias. Seu veterinário irá realizar várias urinálises e monitorar a presença de sangue na urina. Um ambiente de baixo estresse e a nutrição adequada podem ajudar a prevenir infecções do trato urinário.

Toxoplasmose

É causada pelo protozoário  Toxoplasma gondii . É difundido, mas é freqüentemente assintomático, por isso passa despercebido na maioria dos casos, se produz sintomas muito leves. Em crianças, os idosos e os imunossuprimidos podem causar doenças graves. Em mulheres grávidas, pode causar aborto ou malformações no feto. Essa doença é bem temida entre as grávidas

Ela afeta o gato,  e estes são infectados pela ingestão de camundongos infectados, aves ou carne crua. No intestino do gato, o protozoário se multiplica e é eliminado com as fezes. As rotas de infecção aos humanos são legumes mal lavados, carne crua, leite não pasteurizado e, por fim, das fezes de seus gatos (se você nunca comeu carne crua ou animais vivos, é muito difícil que um gato doméstico seja infectado)

Otite

É  inflamação do canal auditivo muito comum em cães, mas também em gatinhos e gatos adultos. Pode gerar dor e, em casos extremos, a perda da audição . Geralmente é causada pela presença de parasitas, como os ácaros (observe se o gato não tem descarga marrom nos ouvidos quando  limpos), mas também por fungos ou bactérias. Se o seu gato tiver otite, você o reconhecerá pelo desconforto que ele apresenta ao coçar ou pelo número de vezes que o faz. A doença é desagradável ao gato e ao cachorro.

A raiva também é doença mortal que afeta gatos

Com a raiva você tem que ter cuidado. A doença é transmitida as pessoas por causa de uma mordida de um gato ou cachorro . Nós dizemos porque sabemos que muitas vezes você foi tentado a pegar um gatinho na rua, mas você pode ter raiva. É por isso que é melhor chamar o protetor porque seus voluntários são vacinados contra ela. A doença exige atenção.

A vacina anti-rábica é uma das básicas que devem ser administradas a um pelo. Seus sintomas podem ser conhecidos por todos.

Jamais de desfaça do gato ou cachorro por ele estar doente. Indica-se cuidar e tratar a doença, e pedir ajuda! Eles precisam ser amparados neste momento. Gato e cachorro são parte da família!

 

Sobre Angelica Weise

Jornalista freelancer. Mestranda na UFSM. Escreve sobre os mais diversos assuntos e ama seus pets.

Veja também

Leptospirose canina: como prevenir?

A leptospirose é uma doença zoonótica , o que significa que pode ser transmitida entre …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *