Notícias quentes
Página Principal / Cuidados e Saúde / Atenção aos sinais do comportamento do seu bichinho!

Atenção aos sinais do comportamento do seu bichinho!

Os animais são tudo para uma família. São praticamente componentes da família. Cada vez mais as famílias brasileiras estão adotando para seu lar um cão, gato ou até mesmo outro animal. Quem tem um garante que o bichinho é um verdadeiro companheiro. Logo, os cuidados e as preocupações com o pet são como se fossem com um filho.

Mas assim como as crianças, os animais também precisam de atenção. E algo que se precisa notar é em relação ao seu comportamento. Nem sempre não comer significa que algo está bom. Se notar que seu bichinho de estimação está agindo diferente, pode estar ocorrendo algo e que cabe a você observar e contar com a ajuda de um veterinário para diagnosticar, diminuindo as preocupações com o pet.

Atenção para alguns sinais

  • Comportamento agressivo: se o seu cão não era agressivo e começou a ficar de uma hora para outra algo pode estar errado. Ou aconteceu algum episódio que desencadeou neste comportamento. Você tem brincado com ele? Alguém o maltratou como, por exemplo, uma criança? Observe por mais algum tempo e se não passar leve ao veterinário.
  • Coçar ou lamber: os gatos se lambem com frequência, pois é seu ato de higiene. Mas isso não pode ocorrer com os cães. Se observar que seu cão se coça com frequência ele pode estar com algum problema de pele. Procure um veterinário e faça um tratamento adequado. Nunca deixe de realizar as vacinas. Elas são importantes para a saúde e bem estar do animal.
  • Latido ou miado excessivo: latir e miar são as formas que os cães e gatos se comunicam com a gente. Se perceber que o latido e o miado estão ocorrendo com maior frequência e a intensidade é maior, é porque eles querem dizer que algo não está bom. Seja com a sua saúde, ou até mesmo querem brincar e estão pedindo a sua atenção.

cat-1261684_1280

  • Emagrecer ou engordar: se observar que seu bichinho está engordando muito rápido ou até emagrecendo de forma rápida algo não está bom com a sua saúde. Verifique com seu veterinário se ele está bem. Pode até haver um problema comportamental por trás disso.
  • Ansiedade: os animais que ficam ansiosos esperando seu donos chegarem em casa podem acabar desenvolvendo ansiedade e até depressão. Repare como seu cão fica quando chega em casa. E assim que chegar brinque com ele. O mesmo vale quando sair. Converse e explique onde está indo.

O que fazer para evitar?

Muitos bichinhos tem uma vida tranquila, mas mesmo assim acabam desenvolvendo algum problema seja de saúde ou emocional. Nenhum animal está livre e as preocupações com o pet está sempre ali. Em relação a saúde, não deixe de levar ao veterinário, realizar as vacinas e dar uma ração de qualidade.

O amor e companheirismo continuam sendo a fórmula para qualquer boa relação. Não deixe de brincar com seu bichinho. Dê atenção, converse com ele. Esses momentos são extremamente importantes pra eles. Em alguns casos uma doença pode ter começado com pouca atenção e que ocasionou em comer mal e assim por diante. Por isso, muita atenção ao comportamento dos animais!

Sobre Angelica Weise

Jornalista freelancer. Mestranda na UFSM. Escreve sobre os mais diversos assuntos e ama seus pets.

Veja também

animais na gravidez

Animais de estimação na gravidez! Quais os cuidados?

É comum dúvidas a respeito dos animais de estimação na gravidez! Quais os cuidados? Será …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *