Notícias quentes
Página Principal / Adestramento / Bater não vai domesticar seu cão

Bater não vai domesticar seu cão

O adestramento de cachorros costuma ser algo que preocupa muitas famílias. Devido ao temperamento e a personalidade de cada raça fica difícil estipular uma dica ou regra que se aplica á todos. Talvez a paciência seja a mais indicada, porque para adestrar um cão é necessária muita paciência.

Alguns conceitos radicais não se aplicam ao adestramento. E bater é um deles. Afinal, os adestradores usam técnicas para adestrar os cães e bater esta fora de hipótese. Se com eles dá certo, não quer dizer que com você não dê, basta apenas aprender algumas técnicas para punir os comportamentos errados do seu cão.

Por que não bater no seu cão?

Bater no seu cão pode causar uma série de problemas. Primeiro você não sabe a intensidade do tapa ou da agressão. Ele pode acabar ferindo e até machucando-o. E mais, pode causar um trauma psicólogo que pode ser ainda mais irreversível que o primeiro fato.

Com agressões físicas seu cão pode se sentir indesejado pela família, pode ainda desenvolver sentimentos de raiva em relação aos outros podendo assim se tornar um cão agressivo. Perceberam que bater não resolve em nada um problema? Que pode apenas estar causando outros problemas que são até irreparáveis?

As broncas também não são uma forma de punição. A única forma de conseguir punir alguns comportamentos de seu cão é por meio do adestramento. O adestramento são técnicas utilizadas para ajudar o seu cão a não cometer alguns erros. Por meio do adestramento é possível criar uma relação mais harmoniosa entre o cão e a sua família.

child-1538561_1280

Técnicas de adestramento

É importante que quanto mais novo for o seu cão melhor será pra ele aprender.

A primeira técnica é a repetição. É necessário repetir algumas palavras, expressões e de forma pausada e clara para seu cão. O adestramento deve ser continuo. Por mais que você comece adestrando hoje isso não quer dizer que daqui a uma semana ele vai fazer correto. Por isso é preciso muita paciência para você persistir o adestrando.

Sempre que for falar e explicar algo para o seu cão fique a sua altura. Você pode se abaixar e falar olhando em seus olhos e também gesticulando.  É importante que seu cão veja você como um líder e que saiba respeitá-lo. Se ele não respeitar você, talvez leve a vida toda para adestrá-lo.

Logo que ele chegar todos os membros da família deve apresentar a mesma conduta. Não basta um ensinar que determinado comportamento é errado, enquanto outra pessoa ri ou não faz o mesmo.  Assim o cachorro ficará confuso e não saberá o que é certo e o que é errado.

Se o seu cachorro aprender algo você pode retribuir com osso e com carinho, muito carinho. Inclusive muitos cachorros aprontam ou fazem algo de errado quando não recebem atenção e carinho dos seus donos, pois essa é uma forma de chamar a sua atenção. Por isso, as brincadeiras com os cães são fundamentais para construir um bom relacionamento e também ajudam no adestramento!

Sobre Angelica Weise

Jornalista freelancer. Mestranda na UFSM. Escreve sobre os mais diversos assuntos e ama seus pets.

Veja também

Adoro Patas Gatos

Como alimentar seu gato

Os gatos são animais carnívoros. Isso significa que eles precisam de uma fonte de proteína …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *