Notícias quentes
Página Principal / Cuidados e Saúde / Cachorros e Gatos: Podem ser criados soltos?

Cachorros e Gatos: Podem ser criados soltos?

Cachorro Feliz

Quem tem um cachorro ou gato no seu lar sabe que esses bichos precisam de espaço para serem criados, um lugar onde eles possam se sentir livres, independente do espaço físico que você dispõe. O cachorro ou gato precisam de liberdade para andar, ter o seu próprio cantinho, espaço de convivência – onde ele pode brincar a vontade, por exemplo –, entre outras tantas questões.

No entanto, é preciso ter alguns cuidados e atenções ao se criar o seu cachorro ou gato dessa maneira. Ao criá-lo dessa maneira mais livre, os animais podem correr alguns riscos que fogem do nosso controle. Por isso, por mais que eles precisem de liberdade para viverem felizes e em harmonia com a gente, é preciso se atentar para que essa liberdade não seja prejudicial e cause problemas aos bichinhos.

Animais que vivem muito soltos, fora do controle dos donos, podem ter problemas com consumo inadequado de alimentos, doenças, risco de atropelamento e de ataques de outros animais e, até mesmo, de envenenamento. Como você pode notar, alguns desse podem ser fatais.

Como podemos ver, para deixar seu cachorro ou gato livre, sem preocupação nenhuma, é preciso tomar muitas precauções. Por exemplo, é preciso ficar atento com o que seu bichinho come, porque isso pode levar a problemas de saúde. Se ele anda livre por toda a casa, quintal, etc., ele pode comer alguma coisa do chão que veio da rua. Também se deve tomar cuidado para que ele não coma nenhuma planta, que pode causa um mal estar no estômago. Se atente se ele continua comendo a ração normalmente e se não está vomitando.

Pra quem mora em casa e deixa o seu cão ou gato andando livre pelo quintal, é perigoso que ele escape para a rua em algum momento de descuido. Por isso, é preciso tomar cuidado com a hora que você abre o portão. Para gatos, a situação é mais complicada, já que eles fogem bastante de casa e saem por cima de muros ou lajes. Por isso, é necessário algum tipo de proteção para que ele não fuja ou se perca na rua e, caso ele se perca, uma identificação é necessária. Fica a sugestão de telar as janelas, e colocar cercas em 45º voltadas para dentro de casa, pois gatos não conseguirão escalar e fugir pelo muro.

É importante lembrar que somos favoráveis a uma criação de cães e gatos em ambientes controlados, sem acesso ao exterior. (Dentro de casa, ou dentro de casa e no máximo do quintal).
Esses são alguns dos cuidados de quem prefere deixar os seus animais de estimação totalmente livres. A liberdade para esses bichos é essencial para uma vida feliz, mas é preciso tomar cuidado para que a liberdade não saia caro demais.

Brincadeira cachorro

 

 

Sobre Lucas Araujo

Advogado, empresário, adora aprender mais sobre animais e seus comportamentos. Vamos aprender juntos?

Veja também

gatos e cachorros

As doenças mais comuns em gatos e cachorros

Assim como os seres humanos adoecem aos animais de estimação acontece a mesma coisa. Tanto …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *