Notícias quentes
Página Principal / Cuidados e Saúde / Castração nos cachorros: o que você precisa saber

Castração nos cachorros: o que você precisa saber

Uma das dúvidas bem comuns dos donos de pet diz respeito à castração nos cachorros. Principalmente se o cachorro vai engordar, se vai diminuir a agressividade de cachorros ou cadelas, entre outras dúvidas. Existem muitos benefícios em castrar os cachorros, mas ao optar por isso, saiba que você precisa escolher uma clínica veterinária especializada e de confiança.

Um dos benefícios da castração nos cachorros é que ela diminui os riscos de surgimento de tumores. Nas fêmeas, é nas glândulas mamárias, já nos machos há uma diminuição de tumores na próstata e anula o surgimento de tumores nos testículos, o que por si só já é uma boa notícia.

Porque devo castrar meu cachorro?

Vamos apresentar algumas vantagens, como também desvantagens na hora de optar pela castração dos cachorros. Primeiro, é fato que a castração diminui o número de hormônios, e isso implica em atitudes menos agressivas com outros cachorros, principalmente no caso dos machos. Vale ressaltar que a castração não afeta a personalidade do cachorro!

Vantagens: há uma série de vantagens que podemos destacar: Primeiro, que ajuda a prevenir as doenças. Também ajuda na diminuição da agressividade, como por exemplo, briga com outros animais e até mesmo aquele instinto do cachorro em fazer xixi em todos os cantos da casa para marcar território. O nível de agitação diminui, este é outro benefício, e a sua casa ficará mais em ordem. E pesquisas também vêm apontando que as castrações prolongam a vida do animal.

Desvantagens: entre as desvantagens estão: não poder procriar e os cães castrados podem crescer além de seu tamanho natural. Evitar para que o cão não se sinta muito entediado, e controlar a sua alimentação para que não sinta excesso de apetite e assim acabe engordando.

Castração: quando deve ser feita?

A cirurgia de castração é segura e recomendável. Ela deve ser realizada no primeiro ano de vida do cachorro, mas isso varia bastante, até porque muitas pessoas acabam pensando em castrar depois do cachorro já ser adulto. Mas, por exemplo, no caso das cadelas, castrar antes do primeiro cio reduz ainda mais as chances de doenças no futuro.

Relembrando, que a cirurgia deixa os cachorros inférteis, não podendo assim mais procriar. Então, caso você pense em ter filhotes do seu cachorro é melhor não castrar. Essa decisão deve ser pensada muito bem, para depois não haver arrependimento.

Sobre castrar ou não o seu cachorro, o primeiro passo é tirar dúvidas com o médico veterinário, ele poderá esclarecer casos mais específicos. Mas você sabe que não há riscos! Boa escolha, e lembre-se, escolha uma clínica segura que dará tudo certo.

Sobre Angelica Weise

Jornalista freelancer. Mestranda na UFSM. Escreve sobre os mais diversos assuntos e ama seus pets.

Veja também

Qual a melhor raça de cachorro para apartamento

Qual a melhor raça de cachorro para apartamento É difícil conciliar vontade com a realidade …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *