Notícias quentes
Página Principal / Cuidados e Saúde / Castrar ou não o meu cachorro?

Castrar ou não o meu cachorro?

Castrar ou não o cachorro ainda é uma dúvida comum entre muitos tutores. Mesmo que essa seja uma prática relativamente simples, muitos tem dúvida se devem ou não. Castrar seu cachorro ou não? Essa é uma dúvida que muitos tutores têm. Por isso, listamos as vantagens e desvantagens sobre a castração.

Castrar um animal de estimação é um tema que continua gerando dúvidas, muitas delas por causa de falsas crenças a respeito desse assunto. Mas é válido ressalta que um dos problemas que mais acometem fêmeas é o tumor de mama, ou câncer. E isso já faz muitos donos de pet ficaram com receio de não castrar.

Sem contar mentiras e crenças que existem por trás da castração. Todas as dúvidas que você tiver sobre castrar ou não o seu cachorro, é bom conversar com o seu médico veterinário. Mas aproveitamos para deixar algumas de suas dúvidas sanadas.

Pixabay

Vantagens de castrar um cachorro

Há sim muitas vantagens em castrar um cachorro, tanto a fêmea quanto o macho. Mais abaixo você pode ver as vantagens especificas. De modo geral, vai ajudar a diminuir a marcação de territórios dos cachorros. E o cachorro for castrado antes de completar um ano de idade, ele não demarcará território quando for adulto.

Se você tem o hábito de passear com o cachorro, este passeio ficará mais tranquilo, quando o cachorro é castrado. Isso porque o cachorro castrado não tem a necessidade de marcar território e nem correr atrás de fêmeas.

Não há motivos para se preocupar achando que o cachorro vai engordar quando for castrado. Só é preciso controlar a sua dieta.  O que pode acontecer é que castrar o cachorro pode aumentar seu apetite, mas se a dieta for controlada e o dono não ceder aos olhinhos brilhantes e aos chorinhos para ganhar petisco. Mais tranquilo agora?

Sobre a castração nas fêmeas, é comprovado sim que quando elas são castradas isso dá a elas menos chances de desenvolverem tumores na mama. O mesmo ocorre com os cachorros castrados, estes apresentam uma enorme diminuição no risco de desenvolvimento de algum tumor na próstata.

Desvantagens

E claro que há desvantagens, assim como toda escolha na vida. Uma delas é que os cães castrados podem crescer além de seu tamanho natural. Mas você não vai deixá-lo de amar se realmente ama ele.

A castração pode aumentar o seu apetite, o que poderá se derivar em problemas de obesidade. Mas isso não quer dizer que o seu cão ficará gordo, apenas se não tiver uma balanceamento da comida. É aconselhável optar por rações castradas para cachorro.

Motivos para castrar fêmeas e machos

Por que castrar as fêmeas?

  • Evita gravidez indesejada, principalmente quando se tem um cachorro macho em casa.
  • Evita piometra (infecção no útero).
  • Evita gravidez psicológica e suas consequências como infecção das mamas.
  • Evita que a fêmea fique no cio.
  • Evita a transmissão de doenças geneticamente transmissíveis como epilepsia, displasia etc…

Por que castrar os machos?

  • Evita que seu cachorro fuja.
  • Evita o constrangimento do seu cachorro ficar agarrando em pernas ou braços de visitas.
  • Evita agressividade por excitação sexual constante.
  • Evita xixis excessivos durante os passeios;

Outra dúvida é achar que castrando o cachorro a sua personalidade vai mudar. Mas isso não vai ocorrer. O que vai acontecer é que ele não será tão agressivo quando estiver com outros cães. Como já descrevemos acima, diminuirão as probabilidades de que ele venha a sofrer de tumores no pênis e na próstata. E muitas pesquisas vem alertando que castrar o cachorro vai ajudar a sua saúde.

Quem resolver castrar seu cachorrinho deve estar ciente de que deve procurar uma clínica veterinária habilitada. Claro que falar em cirurgia deixa qualquer um preocupado, mas cada vez as clinicas estão se especializando com bons materiais e profissionais qualificados.

Por isso, lembre-se que castrar não é apenas uma questão de não reproduzir o seu cão, mas também uma forma de se preocupar e cuidar da saúde seu cachorro.

Sobre Angelica Weise

Jornalista freelancer. Mestranda na UFSM. Escreve sobre os mais diversos assuntos e ama seus pets.

Veja também

Como viajar com animais de estimação

Para que você saiba mais sobre como viajar com animais de estimação, entenda que esse …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *