Notícias quentes
Página Principal / Cuidados e Saúde / Castrar seus animais, um gesto de amor?

Castrar seus animais, um gesto de amor?

Cachorro e Gato

 

Castração de pet, um gesto de amor?

Castração de pets

Muitos donos de animais de estimação ainda possuem dúvidas quanto ao processo de castração. É natural que você seja cauteloso ao tratar do assunto, afinal, a castração é uma cirurgia, ainda que de baixo risco. Porém, é só pesar os benefícios e “problemas” (que no geral são apenas mitos) da castração de pets para perceber como esse é o melhor caminho a se tomar com seu cachorro ou gato.

Para começar, a cirurgia é feita sob anestesia ou sedação geral, procedimento rápido e totalmente indolor para o animal. Cuidados pós-operatórios serão explicados a você pelo veterinário, mas a recuperação do seu bichinho não deve durar mais do que alguns dias de repouso e analgésicos. No caso de machos, o procedimento consiste na retirada dos testículos, o que torna sua recuperação mais fácil e veloz. Fêmeas geralmente passam pela histerectomia, que remove por completo o útero, as trompas e o ovário, e precisam de alguns dias de zelo enquanto ocorre a cicatrização. Você pode castrar seus animais a partir dos dois meses de idade, e é recomendável fazê-lo em fêmeas antes do primeiro cio.

 

Não deixe esta carinha dele te comover. Castração é SIM um gesto de amor!
Não deixe esta carinha dele te comover. Castração é SIM um gesto de amor!

Por que castrar?

Em primeiro lugar, é inegável a superpopulação de animais no país. É logicamente impossível que, a cada ninhada que seu cachorro ou gato criar, você consiga doar cada filhote para um dono responsável. Só em um intervalo de sete anos, uma gata e seus filhotes podem dar a luz a 420 mil outros gatos se nada os impedir; cachorros produziriam 64 mil filhotes no mesmo período.

Não só isso, mas um grande motivador para a castração de pets é a saúde mental e física dos animais. Castrá-los diminui enormemente o risco de doenças uterinas e de tumores nas mamas, útero, próstata e testículos, além de evitar a gravidez psicológica nas fêmeas. No sentido comportamental, o cachorro ou gato fica mais calmo, evitam brigas e acasalamento (e, assim, a contração de doenças sexuais ou por mordidas) e diminuem a necessidade de urinar para marcar território.

Se você não puder pagar um veterinário particular, há muitos locais no Brasil que realizam a cirurgia a baixo custo ou de graça. Procure por Centros de Controle de Zoonoses ou outras instituições perto de sua casa e realiza a castração com segurança.

 

Não deixe esta carinha dele te comover. Castração é SIM um gesto de amor!
Não deixe esta carinha dele te comover. Castração é SIM um gesto de amor!

Sobre Lucas Araujo

Advogado, empresário, adora aprender mais sobre animais e seus comportamentos. Vamos aprender juntos?

Veja também

Adoro Patas Gatos

Como alimentar seu gato

Os gatos são animais carnívoros. Isso significa que eles precisam de uma fonte de proteína …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *