Notícias quentes
Página Principal / Adestramento / Cinco dicas para ensinar seu cachorro a fazer xixi no lugar certo

Cinco dicas para ensinar seu cachorro a fazer xixi no lugar certo

Um bichinho de estimação é, além de uma vida colocada em suas mãos, também um ser propenso à educação. Entretanto, muitas pessoas não sabem como fazê-lo e acabam criando animais um tanto difíceis de lidar. Por conta disso é importante saber como ensinar seu cachorro.

Alguns donos de pets imaginam que adestrar o cachorro seja o mesmo que maltratá-lo ou brigar com ele. Isso não poderia estar mais errado, uma vez que, ao ensinar seu cachorro, você está proporcionando a ele conhecimento. Pode parecer algo estranho de se dar a um cão, certo?

Contudo, ensinar seu cachorro é algo que pode deixar o bicho mais feliz e calmo. Dar um certo entendimento a ele gerará uma vida mais tranquila ao animal e, consequentemente, aos humanos em volta. E isso se aplica principalmente ao lugar de seu mascote fazer xixi.

Veja a seguir alguns truques para ensinar seu cachorro a fazer xixi no lugar certo

Dicas para ensinar seu cachorro a fazer xixi onde deve

cachorro desenhado

Ao ter um cãozinho, já é de se esperar um pouco de sujeira e bagunça, ao passo que é natural quando se adota um pet. Contudo, existem maneiras de atenuar esse pequeno caos gerado pelo bichinho. Esse é um dos principais motivos para educar seu animal de estimação

Manter a casa e outros ambientes limpos pode ser uma tarefa um tanto difícil nessas condições. E é claro que ensinar seu cachorro irá demandar uma quantidade bem grande de esforço. Mesmo assim, ao final tudo valerá a pena.

A partir do momento que o cão aprende as regras e é adestrado corretamente, tudo passa a ser uma questão de manutenção. O inverso também é verdadeiro, posto que, quanto mais tempo demorar-se para trabalhar com o bichinho, mais difícil será educa-lo.

Bom, passado isso, vamos para algumas dicas um tanto simples sobre como ensinar seu cachorro a fazer xixi no lugar certo. Essas regras podem ser aplicadas também a outras situações, principalmente se tratando de espaços e como confiná-los lá.

Encontre um lugar adequado

Ensinar seu cachorro a fazer xixi no lugar certo não se trata somente em proibi-lo de fazer no lugar errado. Ele certamente ira evitar certas localizações, mas acaba por não se sentir confortável em lugar nenhum para fazer suas necessidades.

Sendo assim, a primeira coisa que você precisa fazer em uma situação dessas é encontrar um lugar confortável para seu bichinho. Seja dentro ou fora de casa, ele precisa ter um lugar no qual ele se sinta bem para fazer suas obrigações.

E como saber isso? É simples, observe seu cão. Existem lugares que são mais amigáveis ao cachorros do que outros. Geralmente a área necessária para um cão vai ser proporcional ao seu tamanho. Deixar cães em locais muito pequenos para eles acaba gerando sujeira e incomodo.

Escolhida a área, passe para a próxima etapa.

Recompensas

De certa forma, o ser humano ainda é muito parecido com vários de seus pares animais. Assim como nós, os pets também reagem positivamente a recompensas e tendem a repetir os comportamentos para ganhá-las novamente.

Sendo assim, para ensinar seu cachorro é preciso estar sempre atento para dar algumas gratificações. Toda vez que ele se preparar para fazer xixi ali no lugar escolhido já tenha em mãos alguma recompensa para ele. Assim, buscando-as sempre ele tenderá a fazer xixi no mesmo lugar.

Isso é uma daquelas dicas que podem ser aplicadas universalmente à outros ensinamentos. Da mesma forma que uma bronca repreende, ele irá entender perfeitamente quando algo de bom acontecer, sendo isso por meio das recompensas.

cachorro cinza

Mantenha o lugar limpo e exclusivo

Os animais também tem um bom senso de espaço e privacidade, apesar do que o senso comum diz. Por conta disso, é crucial que você mantenha o lugar de escolha para seu animal sempre o mais organizado possível. Por isso mesmo é importante, inclusive, que o tamanho se adeque ao pet.

Em um ambiente asseado e tranquilo, em que ele se sinta pertencente, será mais fácil de fazê-lo se acostumar. Isso vale até mesmo para locais públicos na rua, onde você o leva para depois limpar o lugar. Tente sempre encontrar um local que se encaixe nas recomendações supracitadas.

Inclusive, um lugar um pouco mais afastado pode ser uma boa opção, pois é mais fácil de limpar e dele se sentir bem.

Preste atenção em seu cão

Essa dica já foi dada mais acima, mas de modo algum faz mal ressaltar sua total eficiência. Os cães possuem uma linguagem corporal muito própria que demonstra algumas condições emocionais ou físicas. É muito fácil, por exemplo, perceber quando um cachorro está bravo e quer morder alguém.

Dessa maneira, ao olhar seu cãozinho mais de perto, você irá entender em quais momentos ele quer ir ao banheiro. Se ele não estiver no lugar correto, pare-o e o faça atentar para isso. A regra vale tanto para sua casa, quanto para outros lugares também.

 

Não puna seu cão

Cães que são repreendidos severamente ao fazer xixi no lugar errado podem criar a tendência de se evacuar por medo. O receio de uma represália pode criar esse tipo de coisa, portanto atente a isso na hora de ensinar seu cachorro.

cachorros brincando

Tenha uma palavra chave

Você sabia que é possível ensinar seu cachorro a fazer xixi quando você mandar? Pois é, essa é uma técnica muito útil e que pode acostumar o animal mais facilmente ao lugar. Basta levá-lo até lá quando os sinais anteriormente percebidos aparecerem.

Após isso, basta dizer a palavra chave que faz seu cão entender que é hora das necessidades. Baseado no ensinamento das recompensas e já acostumado com a palavra chave, combinada a um tom de voz feliz do dono, o cachorro irá fazer o combinado.

Após isso, é mais fácil manter os costumes do cão e você pode fazer da forma que achar melhor dependendo do dia. Ensinar seu cachorro não é uma tarefa hercúlea de maneira alguma. Todo o necessário é um pouco de paciência, perseverança e muito amor pelo seu animalzinho.

Sobre Lucas Araujo

Advogado, empresário, adora aprender mais sobre animais e seus comportamentos. Vamos aprender juntos?

Veja também

chow chow

Chow Chow: O que precisa saber sobre a raça

Ter um bichinho de estimação pode ser uma ótima decisão.  Você pode ganhar um companheiro …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *