Com quem frequência gato deve tomar banho?

Os gatos já são conhecidos por serem bem higiênicos. Mas isso não é desculpa para deixar eles longe do banho. Neste texto você vai descobrir com que frequência um gato deve tomar banho!

Uma das crenças populares mais famosas dos felinos é que o banho faz mal para a sua saúde. Mas não é bem assim, e não deve ser deixado de lado. Até porque um banho seguido por uma boa escovação irá reduzir consideravelmente a quantidade de pelos soltos que podem se espalhar pela casa.

Trata-se de uma questão de higiene básica para você e o seu felino de estimação.

Dicas para dar banho nos gatos

  • Por serem mais sensíveis, é recomendado dar banho em um gato com água morna, para conseguir uma aceitação maior por parte do peludo. Uma água muito quente também é prejudicial por causar problemas dermatológicos nos felinos;
  • Por isso é necessário que o felino seja acostumado desde filhote com o banho e, quando adulto, seja introduzido lentamente na água para para evitar que ele se assuste;
  • Gatos de pelagem clara podem demandar banhos mais frequentes para manter o pelo bonito;
  • Use produtos próprios para o banho em felinos. Xampus de acordo com o tipo e cor de pelagem do seu gato são recomendáveis. 

Como dar banho no gato?

É recomendável usar luvas de jardinagem no momento do banho, protegendo assim as mãos contra possíveis agressões durante o processo. Elas também permitem segurar o animal com mais firmeza.

  • Escolha uma pia ou bacia grande para que você consiga se movimentar enquanto limpa o bichano. Não a encha muito, isso pode assustar o pet. Ou se preferir no box do banheiro;
  • A forma correta de colocar o gato na banheira é segurando sua nuca com a mão direita e o tronco com a esquerda. Faça isso mantendo certa distância do animal para evitar arranhões. Em seguida, solte o felino aos poucos com movimentos suaves.
  • Comece molhando todo o corpo do animal, exceto a sua cabeça, e o esfregando com um xampu específico para gatos  – outros produtos podem fazer mal para a pele e pelos do bichano. Tome cuidado para não criar nós nos pelos. 
  • Na hora de limpar a cabeça, tome cuidado para não entrar água nos ouvidos, nariz e olhos do animal. 
  • Enxágue o bichinho bem, o acúmulo de xampu ou sabonete pode irritar a sua pele. 
  • Na hora de secar, evite secadores de cabelo – eles podem assustar o animal. Opte por uma toalha macia. 

Enquanto alguns acreditam que os gatos devem sim tomar banho, muitos veterinários recomendam que até mesmo gatos que vivam em apartamentos sem acesso à rua devem tomar banho. Devido ao hábito do gato se levar com frequência, não é preciso dar banho nele com tanta regularidade que nem um cachorro. Mas, isso não quer dizer que você nunca deva dar banho no seu gato.

Produtos recomendados

Deo Colônia Plast Pet Care Gatos:  é um produto para perfumar gatos que proporciona uma suave e agradável fragrância por longo tempo.

Disponível na Loja Virtual

Banho Seco Ibasa: É um produto 2 em 1 que auxilia na limpeza do pelo e da pele de cães e gatos, higienizando e deixando os animais com o pelo macio e perfumado, sem a necessidade de enxágue. É ideal como uma alternativa em casos onde o banho não é aconselhável (doenças e animais idosos), em intervalo entre os banhos, após passeios ou para limpeza de áreas específicas como patas e áreas com cheiro forte.

Disponível na loja virtual

Shampoo Snout Coco: é indicado para cães e gatos adultos e filhotes,  com a finalidade de higienizar, amaciando e realçando a cor da pelagem.

7 dicas infalíveis de como dar banho em gatos

Se você for o dono de um gatinho e tiver se perguntando: “Com que frequência eu devo dar banho no meu gato?” A resposta é que os gatos geralmente são capazes de cuidar de sua própria higiene, e a única razão pela qual você precisa dar banho neles é se eles entraram em algo que não podem se limpar.

gatinho banho

Se por algum motivo seu amigo felino acabar precisando de um banho, há algumas maneiras de facilitar a situação para vocês dois. Confira estas 7 dicas infalíveis de como dar banho em gato:

Ter todos os equipamentos de banho próximos

Certifique-se de que você tem tudo que precisa para um banho de gato. Será mais fácil para o seu gato se você conseguir passar pelo processo o mais rápido possível. Agora, antes de ligar a torneira e jogar o gatinho na pia, você deve ter todos os equipamentos necessários à mão: Shampoo, toalha, secador, etc.

Ter uma esteira no fundo da banheira também pode ajudar proporcionando um piso menos escorregadio para ficar em pé.

Não apenas você deve ter os equipamentos à mão, mas você também deve se possível, ter um amigo ou membro da família disponível para ajudá-lo. Quando se trata de banhar um gato, quatro mãos são melhores que duas!

Escove seu gato antes do banho

É uma boa ideia escovar o pelo do seu gatinho antes da hora do banho para se livrar de qualquer nó ou pelos soltos. Escovar depois do banho é mais difícil e pode acabar sendo doloroso para o seu gato. Cortar as unhas do gatinho de antemão também é uma boa maneira de evitar arranhões.

Faça com que gastem energia

É uma boa ideia fazer o horário de banho quando seu gato se sentir calmo ou sonolento. Brincar com eles um pouco antes para ajudá-lo a se livrar de toda energia extra, então esperar que eles se acalmem pode ser uma boa ideia.

Cuidado com a água

Gatos geralmente não gostam de água, então você pode precisar ser estratégico sobre como você banha seu gatinho. Se o seu gato não gosta de algo, eles vão deixar você saber. Não tente fazer com que seu gato fique em uma poça de água ou jogue água sobre o rosto ou os ouvidos.

Lavar apenas do pescoço para baixo funcionará melhor. Conversar suavemente com o seu pode ajudar a acalmá-lo.

Atenção ao esfregar a espuma

Ao lavar o seu amigo felino, certifique-se de esfregar espuma na mesma direção que seu pelo cresce para evitar desconforto. Mais uma vez, só lave do pescoço para baixo para evitar o rosto, olhos e ouvidos. Se você deve lavar o rosto de seus gatos, seja muito gentil, e use apenas um pano úmido sem xampu.

Lave o seu gatinho usando uma mangueira de fluxo lento ou uma jarra de água. Pode levar vários enxágues, mas certifique-se de lavar todos os resíduos de xampu. Se sobrar algum, secará na pele e poderá causar irritação.

Use uma toalha bem felpuda

Envolvê-lo em uma toalha grande e macia é uma ótima maneira de secá-los. Você também pode tentar usar um secador de cabelo em fogo baixo se o seu gato não se importa.

Recompense-os

Recompensar seu gato com uma guloseima depois da hora do banho os ajudará a pensar nisso como uma experiência positiva, e pode ajudá-los a estarem mais dispostos a tomar banhos no futuro.

Por que a maioria dos gatos domésticos odeia água?

Existem muitas espécies de felinos na natureza que realmente gostam de água. Tigres e onças gostam de água, e a explicação mais plausível é porque seu habitat natural é em ambientes comumente quentes e isso ajuda com que se mantenham frescos.

gato

Os gatos domésticos possivelmente evoluíram para não gostar de água, porque a maior parte das raças tem pelos que absorvem a água. É mais difícil para eles ficarem secos depois de estarem ensopados.

Embora dar banho em seu gato possa ser um processo desafiador, às vezes é necessário, e existem maneiras de tornar o processo mais fácil tanto para você quanto para seu felino fofo. Esperamos que essas dicas tornem a próxima hora do banho do seu gatinho num processo rápido e confortável.

Angelica

Jornalista freelancer. Mestranda na UFSM. Escreve sobre os mais diversos assuntos e ama seus pets.

Leia também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *