Notícias quentes
Página Principal / Diversão / Como Adestrar Um Cachorro: Regra de Ouro Obrigatória

Como Adestrar Um Cachorro: Regra de Ouro Obrigatória

Cachorro triste olhando dono
Descubra como treinar seu cachorro pode ser algo simples e rápido.

Adestrar um cachorro é fácil e rápido e exige alguns minutos por dia com seu cão.

Com essas regras, você “dominará” seu dog e o fará mais obediente e adestrado.

Muitos donos de cachorros tem receio de saber como adestrar um cachorro pensando que removerão a personalidade dele e o farão escravos. Na verdade, adestrar um dog é algo bem similar a como criamos nossos filhos. Precisamos educar e fazer com que eles nos respeitem para que cresçam felizes e em harmonia.

Neste artigo, você descobrirá o necessário para adestrar um cachorro.

Após entender as regras de ouro, você poderá entender os principais erros que comete ao conviver com seu cachorro e os vários motivos de porquê ele nem sempre respeita você. É algo bem simples depois que você entender, mas tudo que seu companheiro canino faz que você desaprova é, na verdade, culpa sua. Mas calma, você não sabia que cometia esses erros até agora! Após esse artigo, adeus aos erros e olá a um cão sadio e adestrado.

Para começar, vou te explicar porque é fácil adestrar um cão.

Adestrando Seu Cão Facilmente

Seu melhor amigo precisa, antes de tudo, respeitar você para terem um ambiente harmonioso.

Assim como humanos, cães também funcionam através do condicionamento.

Primeiro te convido a pensar em você mesmo. Vamos supor que você tem um sobrinho com 10 anos de idade que vai à sua casa todo fim de semana e você resolve dar um Serenata (chocolate) para ele sempre. Você repete esse comportamento por meses e meses. Em um certo dia, quando ele chega, ansioso pelo Serenata, você não tem para dar. Consegue entender o que acontecerá?

Ele estará aguardando a recompensa do comportamento.

E qual o comportamento? Aqui que entra a questão que você não tinha conhecimento sobre como adestrar um cachorro. Você condicionou seu sobrinho a entender que ganhará um Serenata sempre que for à sua casa. Então ele irá esperar essa recompensa sempre que for. Porém, podemos usar isto muito mais facilmente com nossos dogs para poder gerar comportamentos mais firmes e contínuos.

São duas bases do comportamento: positivo e negativo.

Se seu cachorro fizer algo que você quer incentivar, basta recompensar ele. Se seu cachorro fizer algo que você considera ruim e quer que ele pare, então você precisa punir ele. E não, você não precisa (nem deve) espancar seu cachorro não importa o quanto você queira entender como adestrar um cachorro. No entanto, é preciso saber o que significa estímulo positivo e estímulo negativo e ser firme na decisão.

Caso contrário, até um Shih Tzu pode desrespeitar você.

Já entendeu a base, certo? Agora vamos para a parte prática de como adestrar um cachorro de forma fácil, rápida e diária. Entendendo isso, você poderá treinar seu cachorro para respeitar você e fazer, exatamente, o que você pedir.

Regra de Ouro: Treino Positivo e Negativo

Cachorro cheirando chocolate
Com treino constante, por mais doloroso que pareça ser, você criará um ambiente onde seu cachorro poderá ter liberdade na medida certa.

Seu cachorro será ou dominante ou dominado. Não existe meio termo.

Seu papel é fazer com que ele seja dominado. E não entenda isso como algo ruim, significa apenas que ele respeita você e seguirá o que você pedir. Caso contrário, ele entenderá que quem manda é ele e que você deverá fazer o que ele pedir. Você não quer isso, correto? Então vamos à regra de ouro do treinamento positivo para como adestrar um cachorro.

Incentive comportamentos positivos imediatamente.

Você precisará ter um comportamento que estimule seu dog e que diga para ele que o comportamento dele é bom. Isso significa tom de voz, biscoitos, carinhos e o que deixar seu dog feliz. Algo importante a frisar é que você não pode intercalar os dois se quiser saber como adestrar um cachorro. Se seu cão fez algo negativo, você precisará punir ele (já falo sobre isso). Se, depois de punir, você der um abraço nele, então ele não entenderá a mensagem e você poderá reforçar o comportamento negativo.

Puna comportamentos negativos imediatamente.

Sim, eu repeti a expressão do positivo para garantir que você entenda que não pode nem punir e nem recompensar por algo que aconteceu no passado. Você precisa agir imediatamente após seu cão realizar o comportamento, seja ele positivo ou negativo. Caso você veja, por exemplo, algo que ele fez em um cômodo e vá reclamar com ele em outro cômodo, não há como adestrar um cachorro dessa forma.

O estímulo, positivo ou negativo, precisa ser imediato ao comportamento.

Para punição, na tática de como adestrar um cachorro, você pode usar um tom de voz diferenciado e olhar mais firme enquanto reclama com ele. Nunca use o mesmo tom de voz para reprimir seu cachorro que você usa para elogiar ou incentivar. Ele precisará entender a diferença. Imediatamente após o comportamento, você deve dar uma punição. No próximo tópico vou te dar dicas rápidas para os problemas mais comuns de adestramento.

Viu como é fácil? Você só precisa decorar três questões.

  • Comportamento positivo? Biscoito ou carinho imediatamente.
  • Comportamento negativo? Firmeza e carão imediatamente.
  • Nunca misture os dois e sempre responda imediatamente.

Dicas Rápidas de Adestramento Para

Cachorro fez arte
Seu cachorro não sabe a diferença entre certo e errado. Você precisa ter assertividade e comunicar claramente o que é certo ou errado. Assim ele não levará broncas demais e você não se estressará com um comportamento errado que você incentiva.

Estas dicas rápidas solucionam problemas específicos que você pode ter com seu cão! Procure o problema que você tenha e descubra como adestrar um cachorro é simples com essas soluções.

Atender Seu Chamado

Na coleira, chame o nome dele tendo um biscoito escondido na mão. Quando ele atender e vier para seu lado, dê a ele o biscoito. Ele não pode entender que está indo receber um biscoito, mas sim que está recebendo um biscoito por ter ido ao seu lado. Faça isso várias vezes ao longo dos passeios que fizer com seu cachorro.

Depois de um tempo, solte-o e teste para ele vir mesmo sem coleira.

Fazer Xixi no Lugar Certo

Sempre que ele fizer no lugar certo, elogie e faça um agrado.

Quando seu cachorro fizer xixi no lugar errado, reclame verbalmente, interrompa-o e coloque-no no lugar certo de fazer xixi. Faça questão de mudar a expressão quando colocar ele no lugar certo. Entenda que ele precisará entender, a partir de você, o que está certo e o que está errado quando ele fizer xixi no lugar errado . Lembre-se que não há como adestrar um cachorro se você não estiver presente no momento do erro.

Não Encoxar Visitas

Lembra da questão da dominância? Sua visita não tem poder sobre o cachorro.

Logo, o papel e responsabilidade é sua de proibir esse comportamento. Existe um papel duplo também. Sua visita pode ficar constrangida com seu constrangimento e tentar aliviar a situação fazendo um carinho no dog. Aqui é até engraçado, mas você precisará repreender sua visita a não fazer carinho nele para não incentivar e explicar a ela que você está descobrindo como adestrar um cachorro. Enquanto isso, seja firme, reclame e até prenda o cachorro se for preciso.

Quando ele se acalmar, pode soltar. Se repetir, prenda novamente.

Parar de Cavar Buracos

Cachorros que cavam muitos buracos podem ter muita energia presa.

Uma boa solução é deixar eles usarem mais a energia, como passeando mais ou deixando eles correrem em um lugar apropriado. Porém, caso o problema persista ou caso você realmente não possa descarregar essa energia, você pode simplesmente pegar o cocô do animal e colocar onde ele faz os buracos. Essa é uma forma bem eficaz de como adestrar um cachorro cavador de buracos. De repente, ele cessará.

Não Subir Na Cama/Sofá

Se seu dog sobe quando você não autoriza (afinal, a casa é sua), você deve imediatamente colocar ele no chão. Não ache bonitinho nem faça carinho. Mesmo que você aceite que ele suba no sofá ou na cama, esse é um modo bem firme de entender como adestrar um cachorro. Quando ele subir, reclame e coloque no chão.

Quando ele descer e se acalmar, chame com tapinhas no sofá ou assobio. Recompense quando ele subir com elogio ou carinho. Isso, com o tempo, fará ele entender que só pode subir depois que estiver propriamente autorizado.

Evitar Choros ao Deixá-lo Sozinho

Quando você começa a se arrumar, o dog começa a desesperar?

A solução aqui pode ser um pouco complexa, mas vai ajustar facilmente o comportamento deles. O primeiro passo é não se despedir dele. Sim, talvez você se sinta mal com isso e queira ignorar, mas vai salvar o problema de ter que ver o dog desesperado arranhando a porta. Além disso, caso ele já tenha esse comportamento, o recomendado é se vestir para sair da mesma forma que você faz mas, simplesmente, não sair.

O cachorro não vai mais entender que se arrumar significa sair.

Treinamento Completo e Profissional

Um profissional pode ser necessário em casos extremos.

Porém, se você começar com essas simples dicas desde o começo, garanto que terá seu dog obedecendo e respeitando você em todas as atividades. E aí, gostou das regras de ouro sobre como adestrar um cachorro? Sobrou alguma dúvida ou caso específico? Coloca aqui nos comentários que terei prazer em responder.

Sobre Lucas Araujo

Advogado, empresário, adora aprender mais sobre animais e seus comportamentos. Vamos aprender juntos?

Veja também

Coleira Zeedog

Coleira da Zeedog vale a pena? Conheça mais sobre o seu uso

Coleiras de cachorros deram aos donos de cães a conveniência de passear junto a eles …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *