Notícias quentes
Página Principal / Adestramento / Como ensinar meu gato a não subir em cima de coisas?

Como ensinar meu gato a não subir em cima de coisas?

Como ensinar meu gato a não subir em cima das coisas? Se tem uma coisa que todo dono de gato já se perguntou é essa!

Naturalmente os gatos têm  mais facilidade do que os cães é subir nos móveis da casa. O cão pode até tentar subir no sofá, mas é praticamente impossível ele subir na mesa. Mas afinal de contas, como ensinar o gato a não subir nas coisas?

Obs: caso tenha curiosidade, temos uma matéria bem legal sobre não comparar gatos com cachorros!

Mas não são todos os donos que gostam quando o gato fica escalando nos móveis da casa. Seja por mania, por simplesmente não gostar, ou por questão de higiene, precisamos confessar que ensinar o gato a não subir nas coisas não é uma tarefa fácil, mas também não é impossível.

Gato Preguiçoso

Dicas gerais

O primeiro ponto é deixá-lo descobrir os ambientes da casa. Até ele não ter descoberto toda a casa ele não vai sossegar. Então, nessa hora o deixe circulando pelos ambientes para se sentir descobrindo cada cantinho.

Quando ele começa a subir nos móveis comece a dizer “não” e faça uma expressão que não está gostando. Mas não adianta sair gritando ou batendo no gato. Ele não irá compreender e poderá ficar revoltado e até subir mais vezes na mesa.

Espaço e ambiente criativo: o gato precisa ter um canto que ele identifique e saiba que é dele. Pode ser uma poltrona, uma casinha, uma almofada, ainda mais para ele dormir e tirar seu cochilo, já que é algo que os gatos gostam de fazer muito.

Uma dica interessante é: invista em um arranhador. Os gatos sentem a necessidade de arranhar as suas unhas, por isso quando eles não têm um objeto para arranhar vão arranhar o sofá, por exemplo. Neste sentido, a dica é ensinar desde pequeno a usar o arranhador.

Na Adoro Patas temos vários modelos a venda, dê uma olhadinha aqui.

Brinquedo que ele gosta: outra dica é também dar brinquedos para ele se divertir. Gatos gostam de bolinhas e caixas. Você pode ensinar para ele desde pequeno a brincar com estes objetos. Lógico que para o gato não subir na mesa ou outros móveis você também não pode deixar, por exemplo, comida sobre a mesa. Isso também acaba instigando os gatos!

Ensinar o gato a não subir

Outras dicas, mas cuidado!

Se seu gato está demorando ou é meio teimoso outras duas dicas que são aprovadas pelos veterinários é colar alguma fita adesiva sobre o objeto. Ele vai pular e a pata vai colar na fita e logo ele não se sentirá muito a vontade, não escalando mais. Repito que não é proibido, não vai machucar ele. Pode ficar tranquilo.

Spray com sensor: ele também é aprovado pelos médicos veterinários e não vai machucar o gato. Esse spray funciona, pois ao detectar um movimento, automaticamente descarrega um aerossol incômodo (normalmente água mesmo) para ele. Você pode ficar tranquilo que não faz mal para o gato. Estas são apenas duas sugestões que podem ser testadas. Mas lembrando que não é necessário jogar objetos ou bater no gato. Os gatos são espertos e quando são ensinados desde pequenos podem aprender.

Vale ressaltar que é algo bem comum os gatos subir ou escalar em móveis. Se você for adotar ou comprar precisa saber que terá que lidar com isso! Mas a gente sempre fala que ter um gato transforma positivamente à vida de qualquer um!

Sobre Angelica Weise

Jornalista freelancer. Mestranda na UFSM. Escreve sobre os mais diversos assuntos e ama seus pets.

Veja também

Qual a melhor raça de cachorro para apartamento

Qual a melhor raça de cachorro para apartamento É difícil conciliar vontade com a realidade …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *