Notícias quentes
Página Principal / Adestramento / Como ensinar o seu cachorro a fazer suas necessidades no local certo?

Como ensinar o seu cachorro a fazer suas necessidades no local certo?

 

Como ensinar cachorro
Há algum tempo, na maioria das casas, os cachorros viviam praticamente o tempo todo no quintal, correndo soltos onde podiam fazer suas necessidades onde bem entendessem. Hoje em dia não é mais assim e estes mascotes têm passado cada vez mais tempo convivendo bem de perto com suas famílias humanas, em casas e apartamentos.

 

Aí surge um problema: como ensinar o cachorro a fazer suas necessidades no lugar certo? Acredite, é muito mais fácil do que você imagina. E aqui vamos te dar todas as dicas para educar seu melhor amigo. Veja só:

 

  1. Escolha um bom lugar para o banheiro

 

Os cachorros também precisam de um lugar apropriado para suas necessidades. O melhor a se fazer é optar por um espacinho mais escondido, limpo e de preferência o mais longe possível de onde ele dorme e se alimenta.

É importante lembrar que alguns cachorros só utilizarão o local se estiver seco e limpo. Então você pode forrar com qualquer papel absorvente como o jornal, por exemplo, ou até comprar práticos tapetes higiênicos, como este aqui.

 

  1. Mostre o lugar para ele

 

Ele não vai achar o lugar sozinho, a não ser que já esteja acostumado a utilizar o jornal ou o tapetinho antes de chegar à sua casa. Então, mostre o lugar para ele assim que terminar de arrumar tudo.

 

  1. Deixe claro o que espera dele

 

Cachorros não falam a nossa língua, mas são inteligentes o suficiente para aprender o que desejamos dele. Então fique atento ao seu bichinho. Toda vez que ele fizer cocô ou xixi no lugar errado, fale “NÃO!” e o leve para o local escolhido para o banheiro. Lá, faça carinho e diga “Aqui!”.

Deixe claro para o animal, que não é não!
Deixe claro para o animal, que não é não!

Repita este mesmo processo diversas vezes, até que ele perceba o que fazer. O tempo de aprendizado muda muito de animal para animal, portanto paciência é a palavra-chave. Acredite, quanto mais repetir a experiência, mais rápido ele vai aprender.

Outro item que pode auxiliar é usar o Casadinho, com o XixiNão e o XixiSim, para pingar onde você espera que ele use e onde não quer que ele faça xixi.

E atenção! Não aja com violência, nem esfregue o focinho do seu cachorro quando ele cometer erros. Somente a palavra “Não” dita com energia vai deixar claro que você não está contente.

 

  1. Comemore os acertos!

 

Estes bichinhos adoram atenção! Então, assim que perceber que o cachorro acertou, faça a maior festa e lhe dê um petisco que adora. Ele vai perceber rapidamente que é isso que você quer dele e provavelmente vai procurar o banheiro toda vez que precisar somente para receber toda esta atenção.

 

Essa é a parte boa, brincar com o amigão!
Essa é a parte boa, brincar com o amigão!

Sobre Lucas Araujo

Advogado, empresário, adora aprender mais sobre animais e seus comportamentos. Vamos aprender juntos?

Veja também

Como funciona um hotel para cachorros e gatos?

Boa parte da população mundial tem um animal de estimação e dar a ele todo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *