Notícias quentes
Página Principal / Adestramento / Como ensinar seu cão a não estragar os objetos de casa?

Como ensinar seu cão a não estragar os objetos de casa?

Adotar ou comprar um cachorro é muito bom. Na hora em que se faz essa ação nem se pensa nos desafios que também podem surgir. As alegrias são muitas, assim como as descobertas. Mas também há conflitos como em toda a relação. E um problema comum relatado por famílias é o estrago que os cães quando são filhotes acabam fazendo no espaço doméstico, sendo necessário ensinar seu cão a não estragar os objetos por muitas vezes.

Cachorro destruidor
Imagens como esta são hilárias e comuns na Internet. Mas como evitar que isto ocorra?

 

Como são filhotes eles ainda estão conhecendo o espaço, não sabem bem as regras e se não tiverem regras ai mesmo que a coisa não funciona. Mas existem formas de você ensinar seu cão a não estragar os objetos de casa. Não é mágica, mas sim persistência. E aí quer saber como? Continue lendo o texto.

dog-715531_1920

Estragando objetos: as causas

Os cães não vão estragar os objetos de casa por qualquer coisa. Eles fazem isso por algum motivo que pode ser:

  • Bastante energia e precisam fazer algo para passar o tempo. Ainda mais quando não estão com brinquedos que os atraiam mais que o objeto inadequado;
  • Estressados: alguns cachorros quando estão estressados podem morder objetos. O mesmo vale para cães que estão ansiosos. Morder um objeto da casa é a sua saída;
  • Irritação na gengiva: outro motivo pode ser a irritação na gengiva. Eles sentem muita vontade de morder algo e pode o brinquedo não dar conta e eles procuram outro objeto para suprir essa necessidade;
  • Chamar a atenção: alguns cães acabam estragando os objetos de casa porque querem chamar a atenção do seu dono. Seja pela falta de atenção ou quando não brincaram o suficiente.

Identificar a causa do comportamento do cão nestes casos é a primeira coisa a ser feita.

dog-491848_1920

Parar de estragar os objetos: as soluções

Como já mencionamos é importante identificar as causas. No início quando o cão é filhote é bem comum mesmo ele tentar estragar algo. O correto é você estar junto para tentar reprender esta ato e mostrar outra coisa que ele possa morder ou brincar. Mas atenção: nada de bater, isso não vai acabar ajudando e pode deixar o cão com mais raiva.  Algumas alternativas:

Brinquedos: quando os cães têm a sua disposição brinquedos eles acabam se ocupando com isso. Desta forma, o espaço em que ficam precisa de certa modo oferecer a eles alguma distração. O brinquedo pode ser uma solução. Converse com seu veterinário sobre brinquedos adequados pra ele.

Nossa seção de brinquedos é ótima! Dê uma olhada! 

Florais: os florais também são uma alternativa para quem acredita no seu potencial. Há muitos relatos de cães estressados que ficaram mais tranquilos com florais.

Caminhar: ainda mais quando forem cães maiores é importante à caminhada pra eles. É óbvio que se ficarem trancados vão acabar descontando em algo e isso pode ser o objeto de casa. De uma caminhada com seu cão pela rua, isso vai ajudar a exercitá-lo;

Brincar: e a brincadeira não pode faltar. Quando brincam eles gastam energia e ficam cansados e depois dormem mais tranquilos. Quando não brincam não há gasto de energia e eles ficam estressados.

Que tal colocar essas ações em prática? Qualquer dúvida ou ajuda não deixe de conversar com seu veterinário!

 

Sobre Angelica Weise

Jornalista freelancer. Mestranda na UFSM. Escreve sobre os mais diversos assuntos e ama seus pets.

Veja também

Qual a melhor raça de cachorro para apartamento

Qual a melhor raça de cachorro para apartamento É difícil conciliar vontade com a realidade …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *