Notícias quentes
Página Principal / Cuidados e Saúde / Como posso saber se meu gato está doente?

Como posso saber se meu gato está doente?

Conhecidos por serem bem resistentes, os gatos precisam de uma atenção quando se trata de alguma doença. O mais indicado é sempre cuidar de sua alimentação e deixar muita água a sua volta!

Neste sentido, torna-se tão importante interagir com ele, para então conhecer quais são os seus hábitos e rotinas. Isso porque os gatos gostam muito da rotina, e quando notar algo diferente, observe para ver se ele não está doente.

Como posso saber se ele está doente?

Claro que essa não é uma tarefa fácil, mas comece prestando atenção em atividades simples como:

  • Mudança de apetite;
  • Alteração em seu peso;
  • Mudança em seu comportamento;
  • Alteração da frequência de uso da sua caixa de areia;
  • Outro sinal que o gato pode apresentar indicando que está doente é o início de vômitos;
  • Diarreia;
  • Mudança no tempo de sono, entre outros aspectos.

Parece ate difícil, mas é recomendado manter os gatos dentro de casa  para poder controlar suas atividades e para que assim haja menor risco de exposição a doenças. Lembre-se que quando estão na rua é mais fácil até de ocorrer doenças e ele se perder.

Preste atenção nos seguintes sinais para levá-lo ao veterinário ou observar!

  • Comida: se o seu animal de estimação não chegar a comer nenhum alimento ou beber em 24 horas, você deve levá-lo ao veterinário;
  • Limpeza: os gatos são conhecidos por serem bem higiênicos. Agora se você começar a notar que ele está se limpando menos que o normal ou não se limpa de jeito nenhum, pode ser por algum problema de dentes ou por artrites. Por exemplo, não dá pra comer direito com problemas dentários ou inflamações na gengiva e na mucosa da boca;
  • Atividade anormal na sua caixa de areia: se notar que o seu gato vai constantemente à caixa de areia, ou que a urina tem um odor mais forte que o normal, entre outros aspectos pode ser que ele esteja com uma infecção urinária. Isso nos machos é muito comum.
  • Observe o peso e o corpo do gato:preste muita atenção sobre o seu peso. Como os gatos gostam de rotina, eles comem todo o dia quase a mesma coisa. Uma mudança brusca ou até mesmo gradativa pode ser sinal de alguma doença.

Sinais que não podem ser ignorados

Além disso, há outros sinais que devem ser observados em seu gato para prevenir doença como: Evitar áreas com bastante claridade, ter variações de humor e temperamento  e lamber muito uma região específica do corpo.

Não que isso represente que eles estejam doentes. Talvez seja apenas um sinal, mas se você averiguar pode conseguir tratar ou prevenir. Para isso, é tão importante que os tutores conheçam o comportamento normal.

Conhecendo bem o seu comportamento, vão perceber se algo não está bem com ele e assim agir e procurar ajuda! Ás vezes pode ser só um alarme falso, mas não ignore uma mudança em seu comportamento! Isso pode prevenir problemas e até doenças.

Lembre-se também não apenas das mudanças físicas que logo podemos reparar, mas as mudanças em seus níveis de energia, como hiperactividade ou cansaço podem revelar problemas comportamentais, hipertiroidismo ou problemas respiratórios.

Atente para os vômitos e diarreias. Isso pode mostrar sinais de que há algo de errado com o sistema gastrointestinal do seu animal. Também observe quando o animal estiver mais dorminhoco que o costume, anda apático e com dificuldade de se manter equilibrado é possível que esteja doente, por isso o recomendado será submetê-lo a cuidados médicos.

Se encontrar algum destes sintomas consulte de imediato o seu veterinário. Estes profissionais podem tratar e fazer com que ele fique melhor em pouco tempo. Quanto mais rápido agir, melhor resultado terá em relação ao seu animal de estimação.

 

Sobre Angelica Weise

Jornalista freelancer. Mestranda na UFSM. Escreve sobre os mais diversos assuntos e ama seus pets.

Veja também

cachorro tomar água

Quantidade de água que um cachorro deve tomar por dia

O cachorro está bebendo muita água? O gato não está bebendo bastante água? Muitos donos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *