Porque o gato gosta tanto de dormir na cama do dono?

Se você tem gato ou conhece algum, sabe que um dos lugares prediletos que os gatos gostam de dormir é na cama dos donos.

E mesmo que as suas caminhas sejam confortáveis, se eles podem escolher algumas horas para dormir, com certeza é na cama dos donos que seria. Mas será que essa escolha tem alguma explicação?

Porque o gato gosta de deitar em cima do meu travesseiro?

Sim! O fato dos gatos gostarem de dormir na cama de seus donos é porque eles preferem o calor do que o frio. Então é bem comum encontrar eles em lugares quentes como cama, sofá, notebook, entre outros. Ainda mais que eles dormem 18 horas por dia, dependendo dos gatos.

Mas o mais incrível para os gatos é poder dormir com os seus donos. Ai a festa é praticamente garantida. Esqueça aquela fama de que os gatos são super independentes e que não estão nem ai para os seus donos. Claro que eles são mais independentes que os cachorros, mas que eles amam os seus donos, claro que amam. E quando decidem compartilhar a cama com eles é porque sentem muito carinho e amor pelo dono.

Porque os gatos gostam de dormir em cima da gente?

Se você já observou que o seu gato gosta de dormir na sua cama e agora sabe a explicação, também deve estar se perguntando por qual motivos os gatos gostam tanto de dormir também nos pés dos seus donos.

Aqui também há algumas explicações. Primeiro, por uma questão de sobrevivência, pois eles sabem que os seus donos são pesados. Segundo, pelo fato de eles terem uma rotina, eles gostam de despertar o seu dono.

Então, no horário habituado eles já vão acordar os seus donos e lhes avisar que é hora de acordar. Eles também ficam despertos para qualquer barulho que escutar e assim possam avisar o seu dono. E além do mais, eles são bem ter ritualistas, ou seja, eles acreditam que aquele espaço é deles mesmo.

E outra questão que a temperatura corporal dos homens é uma espécie de efeito curativo para os gatos. Como emitimos a maior parte do calor pela cabeça e pernas, estas são as áreas sobre as quais os gatos mais gostam de deitar. Então é essa a explicação! E claro, os gatos gostam de sentir o nosso cheiro, por isso também fazem tanta questão de estarem ao nosso lado.

6 sinais que provam que o seu gato te ama

Os gatos são únicos e podem expressar o seu amor pelos donos de diversas formas. E você pode nem saber. Por isso, vamos apresentar 6 sinais que provem que seu gato te ama.

Como vocês sabem, os gatos gostam de demonstrar seu amor pelos tutores de diversas formas, e nem sempre é pedindo um colo. Confere estes sinais e observe, se o seu gato faz o mesmo!

Treme a pontinha do rabo

Pelo rabo o gato pode demonstrar diversos sentimentos. E quando ele tremer a pontinha do rabo ele quer expressar amor pelo seu dono e lhe dizer que seu tutor é a pessoa que ele mais ama. Não é mesmo o máximo?

Liga o ‘motorzinho’

É o ronronado do gato que quer dizer que ele te ama muito. Ele só vai ligar esse ‘motorzinho’ quando estiver se sentindo bem e ao seu lado.

‘Amassa’ você

Amassar lembra o ato de infância do gato quando ele mamava. Se ele faz isso próximo de você ou perto, quer dizer que ele está a expressar um sentimento de amor por si.

Trás um rato ou pássaro morto

Você pode não gostar dessa atitude do seu gato. Mas quando ele caça e mata um rato ou até mesmo um pássaro, ele quer dizer pra você que te ama muito e quer compartilhar com o seu dono as suas conquistas ao matar uma prenda. Esse seria pra ele um prêmio de esforço. Por isso, eles costumam matar e deixar bem visíveis para que os seus tutores vejam.

Lamber você

Quando ele tenta lamber a sua mão, cabelo, orelha isso quer dizer muita coisa. Ele afirma, e expressa o seu carinho e a confiança pelo seu dono. Também quer dizer que ele vê você como outro felino, bem maior e também especial. Não é mesmo uma linda demonstração de que seu gato te ama?

Quase fechar os olhos

Quando ele está sentado e olhando pra você com os olhos quase fechados, demonstra que ele confia e gosta muito de você. E também quer dizer que ele lhe enviou um beijinho felino. Gente, que coisa linda esse gesto! Então, se você quer retribuir, devolva o gesto fazendo o mesmo com os seus olhos. Ele irá se sentir muito especial.

O que acharam destes sinais? O seu gato já expressou alguns? Talvez muitos destes sinais você já viu ele fazendo, mas nem imaginava que fosse uma demonstração de amor.

Nós da equipe do Adoro Patas esperamos que vocês tenham ficado felizes ao conhecer melhor estes sinais que mostram que seu gato te ama!

Angelica

Jornalista freelancer. Mestranda na UFSM. Escreve sobre os mais diversos assuntos e ama seus pets.

Leia também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *