Notícias quentes
Página Principal / Adestramento / Estudo comprova que gatos sabem quando são chamados

Estudo comprova que gatos sabem quando são chamados

É seguro dizer que percorremos um longo caminho até que os gatos compreendem o verdadeiro nome. Parece até um verdadeiro percurso que notem os tutores quando estes lhe chamam pelo nome.

Gatos são muitas coisas, incluindo caçadores habilidosos que já foram altamente adorados. De acordo com um estudo recente do Japão, os gatos têm a capacidade de reconhecer o nome quando chamados! Então, esqueça aquela história que o gato não lhe ouve!

Mas o que é ainda mais impressionante é que o gato não precisa ouvir o nome de uma voz familiar ao reconhecê-lo! Qualquer um que diga que o nome de gato pode ganhar sua atenção.

Você pode passar o dia nomeando o gato e ele não vai ouvir você. Ou pelo menos parece que ele não quer saber nada sobre o que você está dizendo. Na arte do escapismo, esses animais são os reis.

No caso dos gatos domésticos, sempre nos perguntamos se eles realmente entendem o que dizemos a eles, se sabem a que estão reagindo e até mesmo se conhecem o próprio nome. De acordo com uma pesquisa, gatos sabem quando são chamados!

Gato

Estudo explica comportamento

Os gatos não fazem tanta atenção como cães quando eles são chamados, mas isso não significa que eles não sabem que eles estão sendo chamando.

Gatos domésticos reconhecem o nome e o distinguem de outras palavras do mesmo tamanho e entonação, mesmo quando a pessoa que o pronuncia é uma pessoa desconhecida para ele.

É o que conclui um estudo realizado por um grupo de pesquisadores japoneses liderados por Atsuko Saito , da Universidade de Sofia(Tóquio), que acaba de ser publicado na revista científica Scientific Reports .

Os autores estudaram um total de 78 gatos de famílias japonesas e um Cat-Café (café de gato) e analisar sua capacidade de entender palavras .

De acordo com Saito explica, eles usaram métodos de habituação e desintoxicação, como fizeram em um trabalho anterior, em 2013, que mostrou que o gato reconhece a voz do mestre.

Desta vez, a experiência foi, diz Saito, em que um dos investigadores ou o proprietário dos animais disse que quatro palavras diferentes, seguido pelo nome e detectar se o gato respondeu a este último mover suas orelhas, cabeça ou cauda , ou vocalizando, se respondidas da mesma forma que as outras palavras ou mostraram respostas decrescentes às palavras que eu ouvi antes do próprio nome “porque eles estavam acostumados a palavras comuns e não ao o nome”.

O que o teste apresentou?

O resultado final do teste foi que os gatos distinguem quando o chamam e do mesmo identificam qual pessoa o faz se o  mestre ou uma pessoa desconhecida.

Quando o dono os chama, eles têm mais sinais de atenção do que quando uma pessoa desconhecida faz.

Segundo o estudo apresentado pelos pesquisadores, isso ocorre porque os nomes são os mais ouvidos pelas expressões humanas pelos gatos. Há também uma associação em ouvir o nome que pode ser positivo ou negativo, isto é, como recompensa ou punição. Esse fator caracteriza a resposta que o animal pode ter ao ouvir o nome.

Gatos sabem ouvir!

Gato

Finalmente, os gatos sabem diferenciar o nome de outras palavras que têm o mesmo comprimento e entonação. Às vezes eles não vão ao chamado porque são animais solitários e independentes, não porque não entendem.

É possível se comunicar com o gato com frases ou palavras-chave que você terá que repetir constantemente, desta forma você pode domá-lo e ensiná-lo a comer na hora certa ou deixá-lo saber quando você está repreendendo, você não precisa bater, mas falar com ele.

A conclusão é que eles sabem distinguir o nome de outros termos usados ​​e também reagem sensivelmente a uma voz conhecida. Portanto, da próxima vez que você se perguntar por que seu gato não responde às suas ordens,  pense na sua ignorância .

Então, amantes de gatos, tomem nota. Mesmo que o gato não o cumprimente com o mesmo ardor que um cachorro, ele o ama do mesmo jeito.

Por que eles não respondem à chamada?

Gato

Saito tem uma hipótese sobre por que os gatos nem sempre respondem ao nome: eles estão simplesmente ignorando você. Na verdade, ele acha que isso faz parte da natureza dos felinos.

“Gatos não são desenvolvidos para responder a sinais humanos. Eles vão se comunicar com os humanos sempre que quiserem. Este é um gato “, explicou ele.

Devido ao instinto, há aqueles que perguntam se domesticamos os gatos ou se nos domesticaram. No entanto, estudos recentes relatam que a relação entre a sua personalidade e a do seu gato é mais profunda do que você imagina.

Então, da próxima vez que o gato não reagir ao  nome sendo chamado, não importa quantas vezes você tente fazê-lo sair da mesa da cozinha, lembre-se: seu amigo felino pode saber seu nome – e optar por ignorá-lo.

 

 

Sobre Angelica Weise

Jornalista freelancer. Mestranda na UFSM. Escreve sobre os mais diversos assuntos e ama seus pets.

Veja também

cuidados com Yorkshire

Curiosidades e cuidados com a raça Yorkshire

Yorkshire! Essa raça é muito conhecida aqui no Brasil e existem diversas pessoas apaixonadas por …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *